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O que faz um profissional de TI? – Confira suas principais funções!

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Adriano Luz

O que faz um profissional de TI? Quais são as atribuições entregues a este profissional? Quais são os detalhes dentro de uma empresa em que ele deve cuidar? Middleware o que é? Ser um profissional de TI não é fácil, mas o salário é recompensador, e cada vez mais as empresas precisam de uma demanda maior desses profissionais.

Essa demanda alta é devido a grande introdução da tecnologia no meio dos negócios. Cada vez mais os donos de empresas e gerentes de Recursos Humanos percebem que a digitalização de documentos, inserção da internet em projetos e gestão online é a melhor saída para melhorar a produtividade, aumentar a segurança de dados e ultrapassar a concorrência.

Neste cenário, surge o profissional de TI, responsável por organizar todos os detalhes nesse sentido para que tudo ocorra bem. Não é algo simples, pelo contrário, é um serviço muito complexo. Porém, como já mencionamos logo acima, o salário é realmente recompensador.

No conteúdo de hoje, falaremos um pouco mais sobre os profissionais de TI. Vamos contar quem é este profissional, de que maneira ele pode ajudar sua empresa e claro, responder a sua dúvida sobre “o que faz um profissional de TI?”. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Quem é o profissional de TI?

O profissional de TI, para poder assessorar as empresas, deve ter um profundo conhecimento das ferramentas do setor, e isso é válido tanto do ponto de vista do hardware quanto do software.

Ele é um profissional, geralmente externo à empresa, no qual se pode confiar para evitar qualquer possível interrupção das atividades. O profissional de TI também lida com o projeto da infraestrutura de TI na qual ele realizará a manutenção.

A figura do profissional de TI não tem limites de definição, pois suas habilidades podem ser necessárias para simples intervenções de rotina, mas também para o gerenciamento de sistemas inteiros.

O que faz um profissional de TI?

Afinal, o que faz um profissional de TI? Devido às inúmeras tarefas que esta figura pode desempenhar, os casos em que uma empresa pode recorrer a um profissional de TI são variados. A intervenção do profissional de TI pode, portanto, ser de outra natureza e em diferentes áreas (pequenas e grandes empresas, empresas governamentais e muito mais).

O que faz um profissional de TI? Em alguns casos a figura trabalhará ao lado de outros profissionais já presentes na empresa, buscando cooperação. Em outras situações poderá substituí-los diretamente. De qualquer forma, uma das áreas onde a presença de um profissional de TI é mais necessária é aquela que envolve a criação ou implementação da rede de TI.

Em um contexto desse tipo, o profissional começa identificando detalhadamente as necessidades do negócio. Só então o consultor irá propor um projeto de intervenção específico e direcionado para a situação.

Outros campos de aplicação onde normalmente é necessária a intervenção do consultor de TI dizem respeito à criação de software (SaaS) específico. Estamos falando de programas projetados especificamente para necessidades de negócios, ou possivelmente para identificar sistemas de gestão que possam atender às necessidades de negócios.

Outras funções do profissional de TI

• Conectar e instalar qualquer tipo de hardware, com periféricos relacionados;

• Instalar e atualizar aplicativos de TI;

• Monitorar o correto funcionamento dos sistemas;

• Realizar manutenção em caso de anomalias de hardware e software;

• Fornecer assistência técnica qualificada e oportuna;

• Avaliar as intervenções necessárias para otimizar a infraestrutura de rede;

• Agendar a manutenção através de um calendário específico;

• Fazer backup de seus dados;

• Proteger a segurança das informações e dados da empresa.

Profissional de TI: qual escolher para sua empresa?

O melhor consultor não é o "mais barato"

Neste campo é bom não poupar despesas. Embora inicialmente o número possa propor maiores custos de implementação da infraestrutura de TI, isso não significa que esses custos não possam ser amortizados ao longo dos anos para gerar economias reais.

Por isso, o profissional de TI deve ter uma visão clara de quais serão os possíveis cenários de TI do futuro, para poder direcionar melhor a empresa.

Flexibilidade e versatilidade

Critérios fundamentais de avaliação para escolha do profissional de TI. A figura e o fornecedor relativo devem ser capazes de garantir soluções que possam se adaptar ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do negócio.

Isso se deve justamente à velocidade com que o setor de TI evolui. Na base, portanto, a possibilidade oferecida pelo consultor de uma constante atualização de hardware e software, em relação às novas tecnologias colocadas no mercado.

Acessibilidade de dados e segurança relativa

Finalmente, o profissional de TI deve ser capaz de garantir a acessibilidade aos dados e informações a qualquer momento. Para algumas empresas, este aspecto particular torna-se de fundamental importância em uma época em que falamos cada vez mais sobre o trabalho inteligente.

Torna-se de fundamental importância, neste período histórico, criar uma infraestrutura de rede que permita o acesso aos dados também de fora, preservando claramente a segurança dos mesmos de potenciais criminosos.

Um requisito adicional que todo consultor deve satisfazer também diz respeito à experiência em segurança cibernética. A escolha do profissional de TI deve necessariamente passar também pela sua capacidade de propor soluções de ponta precisamente no que diz respeito à segurança de TI. Até a próxima!


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