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Aumente seu lucro com a venda personalizada

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Em um mercado amplo e competitivo, atualmente os clientes possuem gostos cada vez mais refinados, preferindo adquirir seus produtos nas lojas que mais se identificam. Desse modo, surge a chamada venda personalizada, uma abordagem personalizada.

A cada dia que passa, é necessário recorrer a estratégias criativas para que sua empresa se mantenha atualizada e à frente do mercado. As vendas são a alma de qualquer negócio, portanto, é necessário dar uma atenção especial às táticas de como vender.

O sucesso de uma empresa depende de inúmeros fatores, às vezes, vende-se o mesmo produto em diversas lojas, mas um pequeno diferencial na forma que se vende já chama a atenção do cliente para a sua loja.

Ou seja, hoje o marketing é a ferramenta que irá proporcionar destaque e sucesso. Ter uma boa equipe ou possuir conhecimentos de gestão de marketing estratégico ajuda a impulsionar a sua marca na corrida pelo sucesso.

Caso a sua empresa venda itens ou preste serviços diferenciados, como a confecção de uniformes construção civil, as vendas personalizadas irão trazer reconhecimento para o seu serviço.

Não existe um plano único e especial que gere o sucesso de vendas de um produto. Na realidade, há uma série de fatores que fazem o sucesso de um empreendimento, e para isso é necessário muito estudo e dedicação.

Compreender e se atualizar das tendências do mercado é um movimento que precisa estar sempre sendo feito por parte do empreendedor, para que um bom marketing estratégico seja desenvolvido, e nessas estratégias, podem ser incluídas as vendas personalizadas.

Se como dono de uma empresa ou apenas um leitor interessado você ainda não sabe o que é isso, no decorrer deste artigo vamos apresentar o conceito de venda personalizada, suas vantagens e como aplicar em seu negócio.

O que é venda personalizada?

A venda personalizada é uma estratégia que consiste em adaptar o atendimento prestado, com uma comunicação direcionada, de forma que supra as necessidades e desejos do público-alvo.

Ou seja, a venda personalizada não trabalha com mensagens em massa direcionadas para um público amplo. Além dessa especificidade nos produtos e serviços, o cliente recebe um tratamento para que ele se sinta especial.

Embora algumas habilidades e conceitos básicos sobre vendas possam ser acessíveis por meio de programas de treinamentos de vendas, às organizações mais bem-sucedidas contam com treinamentos de vendas que sejam otimizados.

Compreender as vantagens que uma venda personalizada proporciona para um negócio pode mostrar para os empreendedores por que as grandes empresas estão investindo nessa personalização.

Quais vantagens desse atendimento personalizado?

Os impactos positivos que as vendas personalizadas geram para uma empresa são inúmeros, conforme elencamos na lista a seguir com as mais se destacam:

Ajuda na construção da marca;

Destaque no mercado;

Criar vínculos maiores com os clientes;

Fidelizar clientes;

Aumentar as vendas.

Todos esses fatores juntos proporcionam um aumento do faturamento da empresa, afinal, além de fidelizar clientes, pois as pessoas gostam de se sentir especiais, ajuda na construção da imagem da marca.

Dessa forma, a sua marca estará atrelada a uma imagem de personalização, tratamento especial e atenção total para com o cliente, alavancando o faturamento de sua empresa de secador de ar para compressor ou qualquer outro nicho de atuação.

Como desenvolver a venda personalizada na sua empresa?

Desenvolver um atendimento de venda personalizada para o seu negócio alcança impactos muito positivos. Pensando nisso, a seguir apresentamos cinco dicas para começar a construir o seu plano de vendas personalizadas:

Aplique pesquisas de interesse e satisfação;

Venda seus produtos de forma humanizada;

Capacite sua equipe de vendas;

Tenha um banco de dados;

Torne a experiência de compra única.

Seguir todos esses passos cria uma maior personalização para o seu atendimento, seja a sua loja de vendas de sapatos ou de retrofit fachada. Nos próximos tópicos, serão descritos com mais detalhes cada um desses passos.

Dica 1 - Aplique pesquisas

Antes de lançar um produto para a venda, é importante realizar uma pesquisa de interesse e gostos do cliente. Descubra qual o perfil do seu público e o que eles desejam consumir.

A maior parte das empresas destinam o seus produtos para públicos específicos, então apresentar pesquisas de escolha de produtos para os clientes faz com que suas vendas aumentem e que você não compre produtos que ficarão parados no estoque.

Um produto em estoque que não tem perspectiva de vendas é uma das piores coisas que pode acontecer com um empreendedor. Portanto, é necessário saber o que o cliente deseja com seu empreendimento de cremação imediata.

Além das pesquisas de pré-lançamento do produto, colete feedbacks dos consumidores para analisar o desempenho de sua equipe de vendas e de seus produtos ou serviços.

Os feedbacks também demonstram a percepção do cliente sobre a sua marca, sem contar que abre um canal de diálogo e aproximação para o cliente, que terá liberdade de fornecer sugestões de melhoria.

Dica 2 - Venda seus produtos de forma humanizada

Investir em um atendimento mais humanizado é a estratégia mais efetiva para tornar as vendas personalizadas, tal como uma pasta com aba personalizada, única e especial para cada cliente.

Com a crescente modernização dos meios de comunicação, as vendas humanizadas não foram deixadas de lado. Hoje, existem inúmeros robôs que respondem o cliente automaticamente, seja por telefone, em sites ou até mesmo pelas redes sociais.

Apesar de ser uma opção prática para empresas grandes ou para pequenos empreendedores que não possuem muito tempo para ficarem atentos às redes sociais, essa não é a melhor opção para realizar uma venda personalizada.

Pois os softwares são muito generalizados e ainda não conseguem suprir todas as necessidades e dúvidas dos clientes. Desse modo, investir em profissionais que realizam um atendimento personalizado ao público é a melhor alternativa.

Procure sempre atender seus clientes com empatia, ânimo e honestidade, pois as chances deles voltarem à loja são muito maiores.

Dica 3 - Capacite sua equipe de vendas

Para que os funcionários estejam alinhados com os objetivos e os valores da empresa, realize constantemente treinamentos que lhes dê ferramentas para gerar um tratamento personalizado e humano para os clientes.

As capacitações não estão apenas restritas a vendas, mas também podem abranger áreas de comunicação não violenta, autocuidado, entre outros assuntos que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores.

Para que o cliente seja bem tratado, o vendedor precisa ter qualificação, estar alinhado com os objetivos da empresa e estar em um ambiente de trabalho agradável, que lhe dê um crachá pvc personalizado e que o recompense sempre.

Dica 4 - Desenvolva um banco de dados

Outra dica importante é criar um banco de dados com as informações relevantes de cada cliente, então faça cadastros e colete dados de contato. Invista em softwares que realizam esses trabalhos de forma automática, principalmente para os sites online.

Um exemplo de software adequado é o CRM, um tipo de plataforma que realiza o cruzamento dos dados mais relevantes dos clientes e identifica padrões comportamentais.

Dessa maneira, fica mais simples compreender o que seu cliente deseja e como vender algo personalizado para ele.

Dica 5 - Torne a experiência de compra única

O tratamento humanizado e uma equipe de vendas qualificada já torna a experiência do cliente mais agradável. Entretanto, é possível torná-la única e esse ser o maior diferencial do seu negócio.

Para isso, utilize outras táticas de marketing. Como deixar pequenos petiscos, como café, chás, biscoitos e até mesmo tripa seca para linguiça para os clientes, principalmente se a sua empresa for uma prestadora de serviços.

Colocar nas lojas aromas que fazem o cliente ter uma experiência sensorial, como o mar ou uma plantação de flores, é também outra forma de tornar a experiência do cliente mais aprimorada.

Portanto, seja sempre criativo para alternativas inovadores de se diferenciar dos concorrentes no mercado com a venda personalizada..

 Considerações finais

Tornar as vendas personalizadas é um como coquetel para empresas, ou seja, uma oportunidade de se deliciar no sucesso que os benefícios de uma personalização de vendas pode gerar para a sua empresa.

Seguir essas dicas gera um reconhecimento da sua organização, que passará a ser vista como humana, dedicada, detalhista e personalizada.

Pode levar um tempo para realizar um levantamento sobre todas as necessidades e desejos dos clientes, mas é algo que trará bons resultados.

Além de investir um pouco de dinheiro em bancos de dados e softwares modernos para facilitar o gerenciamento das informações sobre os clientes.

A sua marca só será associada à boa gestão de pessoas, então invista nas vendas personalizadas, tornando a equipe capacitada, oferecendo um bom ambiente de trabalho, um tratamento humanizado do cliente e aplicando pesquisas de interesse e satisfação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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