Publicação

Cartão de visita: o aliado ideal para divulgar o seu negócio

Você lançou seu negócio, ou está prestes a fazê-lo, e está começando a se perguntar como vai fazê-lo crescer e prosperar.

Para dar a conhecer o seu negócio, o cartão de visita parece ser uma obrigação...

E ela realmente é!

Então você se pergunta: como fazer um cartão de visita eficaz , impactante e memorável ? Um cartão que combinará perfeitamente com o design do seu site e que permitirá impressionar seu interlocutor, sem que seja esquecido no fundo do seu bolso!

Então, vamos revelar os pequenos segredos de um cartão de visita realmente impressionante? ✨

Como fazer um cartão de visita de sucesso: conteúdo, formato, design...

Um cartão de visita, você não vai aprender nada, é um documento muito pequeno em papel que é usado para se apresentar, profissionalmente falando.

Quem diz “pequeno” diz claro e sintético.

A ideia é que seu interlocutor tenha todas as informações de que precisa, em um piscar de olhos. 👀

Seu cartão de visita deve, portanto, responder a essas 3 perguntas ultra básicas: Quem é você? O que você está fazendo ? Como chegar até você?

Assim, os dados que devem necessariamente constar no seu cartão de visita são os seguintes:

O logotipo , nome e endereço da sua empresa

Seu nome pessoal e posição dentro da empresa

Sua “ Proposta de Venda Única ”, ou seja, o que o diferencia de seus concorrentes.

Seus dados de contato

Sem esquecer o seu site , claro!

Qual o tamanho do seu cartão de visita?

👉 Para um cartão de visita, é bastante aconselhável ficar no clássico, ou seja, o eterno retângulo de 8,5 cm x 5,4 cm (como um cartão de banco), em formato paisagem.

De fato, mesmo que se sinta tentado a se destacar com uma forma original, não se deve esquecer que, inicialmente, um cartão de visita deve caber facilmente no bolso ou no porta-cartões.

No entanto, um cartão em forma de flor ou estrela, por exemplo, simplesmente será menos prático para carregar ou empilhar em outros cartões.

O seu cartão de visita é um meio de comunicação como qualquer outro

O seu cartão de visita não é exceção: faz parte da sua comunicação corporativa . Deve, portanto, transmitir os seus valores e a imagem da sua marca , e ser reconhecível à primeira vista como proveniente da sua empresa.

Portanto, certifique-se de que seja consistente com sua carta gráfica .

Da mesma forma, os elementos de design usados ​​em seu cartão de visita segundo Gabriela Botelho design, devem estar relacionados ao seu setor. Cores, linhas, formas e fontes também serão relevantes para o seu campo profissional.

Atenção

No entanto, nunca perca de vista o aspecto prático do cartão de visita, que deve, acima de tudo, lembrá-lo rapidamente de sua identidade e fornecer um meio de contato com você. Neste contexto e para ficar claro, escolha uma cor dominante sóbria e fique minimalista.

Priorizar informações

Como dito anteriormente, um cartão de visita deve transmitir as informações essenciais em apenas uma fração de segundo. Os dados que ele contém devem, portanto, ser priorizados e priorizados, a fim de aparecer imediata e explicitamente.

Para isso, você pode jogar nas fontes.

👉 Não é aconselhável usar mais de duas fontes diferentes para um cartão de visita, isso afetará a clareza geral .

👉 Por outro lado, você pode, sem excessos, variar as maiúsculas/minúsculas, os atributos dos caracteres (negrito, itálico) e os tamanhos das fontes (no entanto, certifique-se de ficar entre 8 e 12 pt).

Gramagem e laminação: fazendo as escolhas certas

Em um cartão de visita, nada é deixado ao acaso.

Incluindo, claro, a espessura e a qualidade do papel. Isso dependerá novamente do seu setor de atividade e da imagem da sua marca : é óbvio que um papel grosso e granulado não terá o mesmo impacto que um papel mais fino, com uma laminação brilhante.

Se optar por uma laminação, saiba que um acabamento fosco será mais suave e suave, enquanto um acabamento brilhante reviverá as cores e dará mais dinamismo.

Em geral, a espessura recomendada é de 350g/m², para garantir um efeito suficientemente qualitativo.

💡 Pense também que o papel reciclado está em alta, principalmente se sua empresa faz parte de uma abordagem ecológica .

Também é possível, de acordo com sua impressora, escolher opções elegantes e originais , como douramento, relevo ou verniz 3D seletivo (no seu logotipo, por exemplo): para ser usado apenas por chaves, para sempre manter a legibilidade !

Erros para não cometer!

Aqui estão alguns erros comumente cometidos ao criar seu cartão de visita . Não caia nessas armadilhas!

Seja muito parcimonioso: lembre-se que o seu cartão de visita representa a sua empresa e que ele passa de bolso em bolso, portanto, potencialmente entre muitas mãos. A sua qualidade é, portanto, absolutamente essencial e inegociável. A gramatura do seu papel deve ser suficiente e os acabamentos devem ser perfeitos.

Seja muito falador ou muito sucinto: pode-se facilmente ser tentado a querer falar demais ou, ao contrário, não o suficiente. É preciso encontrar o equilíbrio certo e, acima de tudo, estruturar e priorizar adequadamente as informações .

Querer ser muito sofisticado (ou muito original) e ao mesmo tempo perder a clareza. Como mencionamos acima, não exagere a pretexto de ser notado a todo custo: não muitas cores ou fontes diferentes... Destaque-se, mas sempre com classe...

Não deixe espaço. É melhor evitar preencher todo o espaço de um cartão de visita: porque isso afeta a leitura e a clareza da informação, mas também porque um cartão de visita se destina a ser personalizado. É melhor deixar espaço para uma pequena nota manuscrita, por exemplo, caso seja apropriado.

Esquecer de reler (e reler de novo!). Pode parecer óbvio, mas é muito fácil deixar passar um erro de digitação. E quando você deixa de imprimir centenas ou mesmo milhares de cópias, ainda seria uma pena (e principalmente não muito profissional) ter que corrigir tudo com uma caneta! Então é melhor ler 3 vezes do que uma vez!

Como criar seu cartão de visita? As melhores ferramentas

Para fazer um cartão de visita , agora você tem muitas opções: você pode passar por uma impressora, um web designer ou um serviço online. Não apresentamos mais a Vista print, por exemplo, que oferece vários modelos pré-formatados a preços baixos.

Claro, um freelancer vai te custar muito mais, mas o resultado será muito mais qualitativo e, acima de tudo, totalmente personalizado.

Crie você mesmo um cartão de visita com o Word

É, de fato, possível criar um cartão de visita com o Word. Você encontrará alguns modelos predefinidos personalizáveis, mas também poderá compor seu cartão de visita a partir de um documento em branco.

Faça um cartão de visita com o InDesign

O Adobe InDesign também lhe permitirá (sujeito ao pagamento da licença, que pode encontrar e fazer cartões de visita, a partir de modelos pré-concebidos ou de uma página em branco.

Este software é popular entre o público em geral e os profissionais, porque é relativamente fácil de usar.

Crie seu cartão de visita no Photoshop

Não apresentamos este gigante da edição de imagens, que também permite criar cartões de visita muito profissionais .

Além de pagar pela licença (os mesmos preços do InDesign), porém, você precisará já ter um bom domínio da ferramenta, caso deseje utilizá-la para este fim.

Crie seu próprio cartão de visita com o Canva

Com o Canva, você tem a vantagem de acessar um serviço online: você pode se conectar a ele pela internet, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Além disso, o software é acessível no modo Freemium, ou seja, com uma oferta básica gratuita e uma oferta avançada paga para profissionais.

E a ferramenta é divertida e intuitiva, mesmo para iniciantes em web design!

Comentários