Publicação

Entenda o que faz um assistente de recursos humanos

foto de
Mídias Sociais

A área de recursos humanos é uma parte fundamental para qualquer empresa. Isso porque, além de bons serviços e produtos, a empresa precisa ter funcionários dedicados e produtivos.

Para conseguir um desempenho positivo de seus funcionários, é preciso que a companhia invista em estratégias e manobras para que seus colaboradores permaneçam engajados com o trabalho e, dessa forma, possam dar 100% de si.

Vale lembrar que, apenas com um bom desempenho de seus colaboradores é que uma companhia consegue crescer e se desenvolver, uma vez que é tão importante conquistar o público interno como o externo.

Pensando nisso, ao planejar como será a área de RH da sua companhia, é preciso analisar de forma cuidadosa como montar essas gestão de recursos humanos, desde a escolha de um líder, ou seja, um gestor, até mesmo a parte de escolher um assistente para essa área.

Isso porque, não é só o líder que é importante para esse tipo de trabalho. O assistente de recursos humanos também é um papel fundamental para o bom funcionamento dessa área tão importante da companhia.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os assistentes de recursos humanos e veja quais as principais características do cargo, como, por exemplo, as formações que devem ser solicitadas, como gestão de pessoas a distância, para que possa estar preparado quando for contratar alguém para este cargo.

O que faz um assistente de recursos humanos?

A primeira informação é uma das mais importantes, é saber quais são as atividades de responsabilidade de um assistente de recursos humanos e entender, de fato, o que ele faz, principalmente se você pretende seguir nesta carreira.

Em suma, o assistente de recursos humanos, além de ser possivelmente formado em gestão de pessoas ead, é um profissional que tem como principal papel o apoio na condução de todas as tarefas relacionadas ao setor de RH.

Dessa forma, esse profissional vai estar envolvido nos processos relacionados à gestão e o bem-estar do capital humano de uma empresa ou organização, ou seja, de seus funcionários e colaboradores.

Isso significa que o papel desse assistente vai ser, por exemplo, realizar ou auxiliar no processo seletivo que pode levar à contratação de novos colaboradores.

Vale lembrar que dentro de todas as possíveis funções de um assistente de RH, outras formações, como a realização de um curso de gestão financeira empresarial pode ser um diferencial.

Isso porque, entre as funções executadas pelo assistente de RH de uma companhia, incluem desde a garantia de boas interações entre os colaboradores, até a promoção de um desenvolvimento de equipe.

Resumidamente, outras atividades que podem ser ligadas ao assistente de recursos humanos é justamente processos empresariais, como:

Contratações e demissões;

Observação e controle de salários;

Assegurar os direitos trabalhistas (VR, VA, VT, férias, etc);

Banco de horas e seu controle;

Processos seletivos.

Outra responsabilidade atrelada ao assistente do setor de recursos humanos, inclui, justamente, o trabalho de avaliar o desempenho profissional de funcionários e colaboradores de forma individual e até mesmo de uma equipe inteira.

Ele irá usar as informações dessas avaliações para criar e desenvolver processos de treinamentos. Além disso, é de suma importância que essa pessoa possa estar a disposição dos funcionários para atendê-los e tirar dúvidas através de um departamento pessoal.

Para quem se graduou em um tecnólogo gestão financeira ead, mas pretende atuar como assistente de recursos humanos, é importante saber que essa profissão oferece salários de R$1.976,00, de acordo com dados do portal de empregos Vagas.com.

Como é a carreira de um assistente de recursos humanos?

Assim como em diversos outros tipos de carreiras no mercado de trabalho, um assistente de recursos humanos tem margem de crescimento e expansão dentro de uma companhia, ou até mesmo no mercado de trabalho.

Como já dito anteriormente, essa é uma área extremamente importante no mercado, uma vez que uma empresa não consegue sobreviver sem realizar atividades e estratégias de engajamento de seus funcionários.

A área de recursos humanos se coloca como uma parte da empresa de valor inestimável e, portanto, os funcionários que desempenham um bom papel em suas funções dentro da área conseguem subir de cargo a medida que vão se especializando, através de cursos, como por exemplo um gestão de recursos humanos ead preço.

Para além das especializações, um assistente de recursos humanos consegue subir na carreira através da experiência adquirida como assistente, uma vez que o assistente pode realizar diversas atividades de extrema importância para a companhia, como:

Criação de programas para capacitar e treinar colaboradores;

Controle aprimorado de benefícios oferecidos pela empresa;

Promoção e análise de novos benefícios;

Processos seletivos melhorados, através de dinâmicas e recrutamentos;

Análise do financeiro, incluindo salários e bonificações;

Promoção da interação entre colaboradores;

Promoção das questões empresariais dentro da empresa;

Avaliação das atividades e desempenho individual;

Crescimento de equipe.

Além disso, antes de ingressar nesse ramo profissional, também é preciso pesquisar sobre o mercado de atuação nessa área.

Este por sua vez, se trata de um espaço amplo, por se tratar de um cargo importante no departamento pessoal das empresas. Com isso, é possível concluir que há muito espaço para o assistente de recursos humanos no mercado de trabalho nacional.

Esse tipo de profissão geralmente prioriza a participação de profissionais que possuem formação no ensino superior e o idioma inglês em nível intermediário pode ser um diferencial, assim como a especialização através de um curso de empreendedorismo a distância.

O que estuda no curso de recursos humanos?

Uma vez que você conhece algumas das principais características dessa profissão de assistente de recursos humanos, e sabe como funcionam as suas atividades, bem como a remuneração média e o espaço no mercado de trabalho, está na hora de entender o que é preciso estudar para entrar nesse ramo.

Através disso, ao buscar por uma graduação de recursos humanos, é possível encontrar por matérias que são estudadas e vão buscar mostrar ao estudante sobre a compreensão de todas as relações que envolvem trabalhadores e empresas.

Isso significa que as disciplinas encontradas no curso terão como foco a abordagem de questões de administração, recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, comunicação interna, políticas de benefícios, gestão de conflitos, economia, ética e legislação, entre outras.

Em síntese, é possível concluir que um curso de Gestão de Recursos Humanos, diferente de uma faculdade de gestão de vendas, vai buscar ensinar aos alunos como se tornarem especialistas no trabalho de uma área abrangente.

Isso vai exigir diferentes habilidades e pensamento crítico para compreender o complexo cenário em que estão inseridos os colaboradores, nos mais diferentes tipos de organização.

Portanto, confira a seguir, alguns dos principais ensinamentos de um curso de gestão de recursos humanos.

Gestão de Pessoas

Esse é um estudo muito importante na graduação de rh, podendo ser classificado como o centro das atividades dessa área. Isso porque, toda companhia necessita de uma força de trabalho forte e integrada, sob a orientação de uma gestão eficiente de recursos humanos.

Portanto, um estudante dessa área precisa compreender quais são os mecanismos que não podem faltar no gerenciamento de pessoas.

Lembrando que isso envolve inúmeras habilidades, como, por exemplo: liderança, capacidade de interagir com diferentes tipos de personalidade e reconhecimento de talentos.

Gestão de Projetos

Outro ponto importante para os estudos e a graduação da área de gestão de recursos humanos é justamente a gestão de projetos, que na prática nada mais é do que aprender a planejar, executar, monitorar e concluir o trabalho de uma equipe para atingir objetivos.

Dessa forma, os profissionais da área do RH precisam se atentar ao funcionamento de projetos e às fases que envolvem esse andar da carruagem.

Além disso, a graduação também ajudará na compreensão de como tornar os colaboradores mais produtivos e estimulados, para a melhor tomada de decisão.

Gestão do Conhecimento

Por último, mas não menos importante, os cursos e graduações sobre essa área vão abordar aspectos do conhecimento da Era Digital, que foi batizada de Quarta Revolução Industrial.

A gestão de conhecimento nada mais é do que o processo de criação, compartilhamento, uso e gerenciamento de conhecimentos e informações de uma organização.

Isso refere-se ao desenvolvimento das formas mais adequadas para um negócio alcançar seus objetivos, fazendo o melhor uso do conhecimento.

Este é caracterizado com um estudo amplo que pode envolver um número grande de áreas, como Administração de Empresas, Ciências da Computação e até Políticas Públicas, naturalmente e o RH está conectado aos esforços para a Gestão do Conhecimento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


Comentários