Publicação

Idiomas mais fáceis de aprender - Confira 3 línguas interessantes!

foto de
Adriano Luz

Os idiomas mais fáceis de aprender são até mesmo famosos. Se seu objetivo é aprender um novo idioma, você provavelmente já se fez essa pergunta “Quais idiomas são os mais fáceis de aprender?”. Como funciona curso de inglês online?

Inglês e espanhol, por exemplo, são idiomas supostamente simples. Mas é realmente assim? No conteúdo de hoje, vamos mostrar a você quais são os idiomas mais fáceis de aprender. Vamos lá!

O que torna um idioma mais fácil de aprender do que outro?

Você nem sempre admira alguém que aprendeu inglês ou francês com sucesso, pois esses idiomas são considerados “fáceis” de aprender. No entanto, como veremos em breve, isso nem sempre é verdade.

No entanto, assim que alguém anuncia que aprendeu chinês, russo ou mesmo árabe, a façanha é imediatamente mais impressionante. Então, o que torna um idioma mais fácil ou mais difícil de aprender do que outro? Essa impressão de facilidade ou dificuldade é sempre justificada?

Os critérios para determinar o nível de dificuldade de um idioma

O nível de semelhança lexical

Em linguística, avaliamos a proximidade entre duas línguas e seu nível de similaridade usando um coeficiente de similaridade lexical. Isso corresponde à porcentagem de palavras comuns que existem entre dois idiomas. Quanto maior o coeficiente, mais semelhante o vocabulário das duas línguas é comparado.

Duas línguas pertencentes à mesma família linguística (latim, eslavo, celta, germânico, etc.). De acordo com esse critério, as línguas de origem latina seriam, portanto, mais fáceis de aprender para os lusófonos.

A evolução da linguagem

É claro que a família de origem da língua não é o único parâmetro importante. Igualmente importante é como essa linguagem evoluiu ao longo dos séculos.

Por exemplo, embora o inglês seja uma língua de origem germânica, a influência do francês ainda é muito presente. Os linguistas acreditam que 30% das palavras em inglês vêm diretamente do francês. Isso se deve em particular ao fato de que o uso do francês foi imposto à corte inglesa por quase 300 anos.

A gramática

Embora o vocabulário do inglês e do francês seja relativamente próximo, a gramática não é exatamente a mesma. E a gramática alemã e suas declinações? Ou mesmo algum mandarim onde não há acordo verbal? Essas diferenças gramaticais devem, portanto, também ser levadas em consideração ao determinar o nível de dificuldade de uma língua.

Fonética

Existem linguagens com sons próximos aos nossos e outras que nos parecem impronunciáveis. Como o aprendizado de uma língua requer fluência oral e escrita, é importante determinar o grau de semelhança fonética com a língua nativa para determinar sua dificuldade.

Outros parâmetros que definem a dificuldade de aprender um idioma

Pode ser tentador parar nos quatro critérios mencionados acima para descobrir quais idiomas são mais fáceis de aprender. Leia:

Acesso a recursos educacionais

Um idioma pode parecer acessível para você, mas se você não souber onde encontrar os recursos dedicados a ele, terá dificuldade em aprendê-lo. Como aprender uma língua sem treinador, sem manual, sem exercícios? A disponibilidade de recursos pedagógicos é, portanto, um aspecto a não descurar.

Sua motivação!

Um idioma pode ser próximo ao português, com fonética simples e gramática acessível, mas você terá dificuldade em aprendê-lo se não estiver motivado. Pelo contrário, se você for determinado e tiver uma verdadeira paixão pelo idioma que está aprendendo, não terá dificuldade, mesmo que seja considerado difícil!

Os 3 idiomas mais fáceis de aprender para um falante lusófono

Se você quer se desafiar a aprender um novo idioma, aqui estão 3 muito semelhantes ao português. Lembre-se: só porque um idioma é conhecido por ser fácil de aprender não significa que não requer um mínimo de trabalho. O seu empenho é essencial para o sucesso da sua aprendizagem. Quais são os 3 idiomas mais fáceis de aprender? Leia:

1. Espanhol

Todas as línguas derivadas do latim compartilham palavras e estruturas. No caso do português e do espanhol é mais evidente, pois o grau de parentesco entre as duas línguas é um dos mais próximos. As razões para esta estreita relação são muitas: transparência estrutural, lexical e um sistema vocálico muito semelhante, o que torna mais fácil para um espanhol falar ao falar com um brasileiro.

2. Francês

O português é uma língua muito próxima do francês. Além disso, sua musicalidade o torna um idioma muito agradável para estudar e falar. Do ponto de vista profissional, aprender francês também pode ser muito interessante, pois o país sempre possui vagas para estrangeiros.

3. Inglês

O inglês obviamente não é a língua mais simples para os falantes de portuguêss. No entanto, muitos termos em inglês estão agora em uso comum em português também e a abundância de recursos de aprendizado disponíveis o tornam um idioma relativamente fácil de aprender (e útil, além disso!).

Tenha em mente que aprender um novo idioma raramente é fácil, mesmo para os chamados idiomas "simples". É o seu nível de motivação que será um fator determinante para o sucesso do seu aprendizado. E então, gostou de conhecer os idiomas mais fáceis de aprender? Comente abaixo. Até a próxima!


Comentários