O marketing digital e o de mídia social geralmente são confundidos dentro de uma estratégia. Portanto, para um planejamento robusto e confiável, devemos conhecer essas diferenças, para passar maior credibilidade para nossos clientes.
A diferença entre os dois é simples: o marketing digital é um termo abrangente e inclui todos os tipos de atividades do setor, enquanto o de mídia social é um nicho do marketing digital e se concentra, principalmente, no uso das plataformas como o Facebook e o Instagram. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
Marketing digital
O objetivo do marketing digital é implementar vários canais digitais para aumentar as vendas e os lucros, criar reconhecimento da marca e confiança do cliente. Isso vale tanto para um escritório de advocacia quanto para uma empresa de filtro coalescente.
Uma estratégia como essa conta com colaboradores que ficaram responsáveis por testarem estratégias, medir análises e fazer alterações de campanha para determinar quais delas funcionam.
Eles usam ferramentas como:
Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO);
De criação de conteúdo;
De marketing de mídia social orgânica a paga e;
Análise de sites.
Não é necessário incluir todos os canais disponíveis em uma estratégia. Em vez disso, esses profissionais criam uma estratégia de personalizada, que consiste em dar foco nos mais apropriados e que se adequam ao seu negócio, público-alvo e orçamento.
Ou seja, trabalha como uma espécie de filtro prensa, separando os canais de maior e menor destaque.
Marketing de mídia social
Já o marketing de mídia social se concentra apenas em estratégias distribuídas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest, TikTok, Snapchat e muitos outros.
Semelhante a uma campanha de marketing digital, não é necessário incluir todos eles. Portanto, verifique aqueles que são mais usados pelos seus clientes e boa sorte! Esses canais escolhidos devem expressar a voz da sua marca, oferecer a visibilidade ideal e permitir que os clientes se envolvam mais com você, como se fosse uma válvula de segurança e mostrasse até onde pode chegar.
As plataformas escolhidas também dependerão muito do seu público-alvo. Por exemplo, quem usa o Tik Tok é diferente da pessoa que utiliza o Facebook. Usuários jovens normalmente estão na primeira rede e, se você estiver segmentando um público mais maduro, o Facebook será sua melhor opção.
Normalmente, uma estratégia de marketing de mídia social inclui:
Envolvimento do cliente;
Análise de seguidores;
Colaborações com influenciadores;
Brindes e concursos;
Conteúdo que chama a atenção;
Marketing orgânico e pago.
Você deve conhecer e entender a diferença para que possa criar, efetivamente, uma estratégia para ambos.
Mídias Sociais e Marketing Digital
Entender como as mídias sociais se encaixam no seu plano de marketing digital pode criar uma estratégia incrível, fazendo com que os clientes se envolvam ativamente com a marca, Isso cria uma voz coesa em várias plataformas, aumentando a confiança do cliente e as vendas e os lucros. Então, tire essas ideias do papel e invista neste caminho!
Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.