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O que deve saber antes de criar um canal de YouTube para o seu negócio

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Adriano Luz

O recurso a um canal de YouTube para impulsionar o seu negócio pode ser uma excelente estratégia, mas antes de avançar com a criação da conta e principalmente com a produção de conteúdos de vídeo deve conhecer algumas informações essenciais.

Vamos abordar 4 pontos essenciais que deve seguir para ter sucesso no seu negócio a partir do canal de YouTube: definir os seus objetivos; pesquisar a concorrência e possíveis afiliados; identificar o público-alvo; criar conteúdo de vídeo de qualidade.

Para o ajudar a estruturar as suas ideias e a organizar o trabalho sugerimos que pesquise por um mapa mental modelo. Estes modelos podem ser muito úteis em processos de organização e estruturação de ideias.

Definir os seus objetivos

Antes de poder pensar em promover o seu negócio através do YouTube, ou qualquer outro meio, é importante definir os seus objetivos e também conhecer a sua identidade e missão.

Na verdade, este deve ser o primeiro passo aquando da criação de um negócio, mas por vezes é esquecido ou apresenta lacunas graves.

Assim, sentimos que temos de referir este ponto e aconselhá-lo a sentar-se e a pensar, cuidadosamente na identidade e missão do seu negócio e também nos seus objetivos, não se esquecendo de definir prazos para que possa verificar se o objetivo foi alcançado ou não.

Pesquisar a concorrência e possíveis afiliados

A pesquisa da concorrência e possíveis afiliados é essencial para o seu sucesso.

É verdade que o mundo está muito digitalizado e por esse motivo já existe uma grande quantidade de conteúdos online, mas pode aproveitar isso a seu favor.

Pesquise o que já foi feito e que tenha relação com a sua área de negócio e perceba o que teve sucesso e o que não funcionou. Assim, poderá aprender com a concorrência e evitar alguns erros desnecessários.

A técnica de pesquisa de afiliados também é muito frequente no mundo online, procure por negócios que possam ser complementares ao seu e/ou influenciadores digitais que possam ter interesse em promover o seu negócio. Desta forma, conseguirá aumentar a sua audiência de forma simples.

Existem canais com muito potencial que não estão a ser monetizados e que podem contribuir para aumentar a visibilidade do seu produto ou serviço. Apostar nos canais certos, no momento ideal, vai contribuir para que alcance os seus objetivos por uma fração do custo, por isso vale realmente a pena prestar atenção ao que se passa na sua área de negócios.

Identificar o público-alvo


Em qualquer negócio é essencial conhecer o seu público-alvo, mas em negócios online isso é ainda mais importante, pois essa é uma ferramenta muito útil na hora de promover o seu negócio junto do público alvo correto.

Para saber quem é o seu público-alvo é preciso analisar quem tem interesse em comprar os seus produtos e/ou serviços e a partir daí será possível chegar a uma conclusão clara sobre o mesmo.
Após saber quem pretende alcançar, torna-se mais fácil criar mensagens que consigam ir de encontro aos anseios e necessidades dos potenciais clientes. Também ficará mais fácil (e barato) anunciar nas plataformas de publicidade digital.

Criar conteúdo de vídeo de qualidade

Claro que se pretende ter sucesso com um canal de YouTube a produção de vídeos de qualidade é imperativa.
Mais uma vez, veja o que a concorrência está a fazer para perceber qual o melhor modelos de conteúdos de vídeos deve seguir.
Depois reúna colegas e amigos que conhecem o seu negócio e faça uma brainstorm: Isso vai ajudar no processo criativo e a conseguir conteúdos de qualidade elevada.
Não se esqueça de pormenores como o tipo de dispositivo que é mais utilizado pelo seu público alvo. Se for o computador ou um telemóvel o tamanho do ecrã é diferente e por esse motivo a experiência de visualização será diferente. Assim, este fator deve ser tido em conta na produção dos mesmo.
Aposte em conteúdo que faça as pessoas pensarem, sorrir, ou questionarem-se. O fundamental é deixar uma marca, existir um propósito.

Aposte no YouTube, mas com qualidade

O YouTube é uma das plataformas mais populares de atualidade. Diariamente, dezenas de milhões de pessoas assistem a vídeos, o que origina uma enorme possibilidade para divulgar marcas e serviços.
Porém, também é uma realidade que a concorrência é enorme e que é cada vez mais difícil obter a atenção dos utilizadores desta plataforma de streaming. Assim, é realmente imprescindível apostar numa estratégia diferenciada e de qualidade.
Siga as dicas que partilhámos e ficará mais sucesso de obter o sucesso que procura. Não se foque tanto na quantidade, mas sim na qualidade. Vídeos pensados ao detalhe, direcionados ao seu público-alvo e portadores da mensagem certa farão toda a diferença.

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