O recurso a um canal de YouTube para impulsionar o seu negócio pode ser uma excelente estratégia, mas antes de avançar com a criação da conta e principalmente com a produção de conteúdos de vídeo deve conhecer algumas informações essenciais.
Vamos abordar 4 pontos essenciais que deve seguir para ter sucesso no seu negócio a partir do canal de YouTube: definir os seus objetivos; pesquisar a concorrência e possíveis afiliados; identificar o público-alvo; criar conteúdo de vídeo de qualidade.
Para o ajudar a estruturar as suas ideias e a organizar o trabalho sugerimos que pesquise por um mapa mental modelo. Estes modelos podem ser muito úteis em processos de organização e estruturação de ideias.
Definir os seus objetivos
Antes de poder pensar em promover o seu negócio através do YouTube, ou qualquer outro meio, é importante definir os seus objetivos e também conhecer a sua identidade e missão.
Na verdade, este deve ser o primeiro passo aquando da criação de um negócio, mas por vezes é esquecido ou apresenta lacunas graves.
Assim, sentimos que temos de referir este ponto e aconselhá-lo a sentar-se e a pensar, cuidadosamente na identidade e missão do seu negócio e também nos seus objetivos, não se esquecendo de definir prazos para que possa verificar se o objetivo foi alcançado ou não.
Pesquisar a concorrência e possíveis afiliados
A pesquisa da concorrência e possíveis afiliados é essencial para o seu sucesso.
É verdade que o mundo está muito digitalizado e por esse motivo já existe uma grande quantidade de conteúdos online, mas pode aproveitar isso a seu favor.
Pesquise o que já foi feito e que tenha relação com a sua área de negócio e perceba o que teve sucesso e o que não funcionou. Assim, poderá aprender com a concorrência e evitar alguns erros desnecessários.
A técnica de pesquisa de afiliados também é muito frequente no mundo online, procure por negócios que possam ser complementares ao seu e/ou influenciadores digitais que possam ter interesse em promover o seu negócio. Desta forma, conseguirá aumentar a sua audiência de forma simples.
Existem canais com muito potencial que não estão a ser monetizados e que podem contribuir para aumentar a visibilidade do seu produto ou serviço. Apostar nos canais certos, no momento ideal, vai contribuir para que alcance os seus objetivos por uma fração do custo, por isso vale realmente a pena prestar atenção ao que se passa na sua área de negócios.
Identificar o público-alvo
Em qualquer negócio é essencial conhecer o seu público-alvo, mas em negócios online isso é ainda mais importante, pois essa é uma ferramenta muito útil na hora de promover o seu negócio junto do público alvo correto.