Publicação

Você sabe o que é flat design?

foto de
Mídias Sociais

Flat design é um conceito que se tornou uma grande tendência no meio digital, mais precisamente, há mais de uma década. Você, como usuário da internet, já deve ter percebido que os sites estão ficando mais simples.

Mesmo com a evolução dos dispositivos, que possuem telas mais capazes e com excelente resolução, os elementos visuais e os conteúdos digitais como um todo se tornaram mais limpos.

Isso acontece porque a facilidade na navegação é fundamental e faz muito mais sentido para o dia a dia acessar um conteúdo simples do que navegar por páginas complexas e cheias de elementos.

A prioridade das empresas é melhorar a experiência do usuário, garantindo que ele encontre tudo o que procura nas plataformas, de maneira fácil, rápida e com informações completas, independentemente de qual seja a sua necessidade.

A internet móvel também ganhou muito espaço, mas para aproveitá-la, mesmo com toda a evolução pela qual passou, os sites precisam ser mais inteligentes e enxutos. É justamente aqui que entra o flat design.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o seu conceito, como pode ser usado e mostrar algumas de suas principais características. Confira.

Entenda o que é flat design

Compreender o conceito de flat design é bem simples, pois trata-se de uma filosofia que exclui elementos de profundidade, conhecidos como tridimensionais, fotorrealismo e iluminação para criar páginas econômicas e diretas.

A ideia é empregar símbolos e signos que são facilmente interpretados pelo usuário, além de criar em uma distinção de cada parte da interface como um todo.

Com isso, as páginas de vendas de uma empresa, como uma loja de móveis que vende biombo para escritório, tornam-se muito mais agradáveis e limpas.

Esse design surgiu como um tipo de interface gráfica, que originalmente era conhecida como UI ou GUI. As cores passaram a ser utilizadas de maneira inteligente e com uma síntese clara do que cada ícone significa, trazendo boa navegabilidade.

Consequentemente, o usuário passa menos tempo interpretando os ícones que visualiza na tela do dispositivo.

Como usar o flat design?

Muitas pessoas se perguntam como devem aplicar o flat design na prática, e para responder a essa pergunta, basta pensar em tudo o que é necessário para que o conteúdo se torne útil e atraente para o público.

Ele precisa de elementos visuais que chamam a atenção das pessoas, estabelecer uma comunicação rápida, utilizar os signos para orientar o consumo do conteúdo, além de facilitar o uso e a fixação de uma experiência na mente do usuário.

Uma empresa de aluguel de videogame vai conseguir se destacar no meio digital se conseguir chamar a atenção muito rápido. Ela também precisa informar, guiar e converter, por isso, pode aplicar o flat design em muitas situações, como:

Redes sociais;

Sites institucionais;

Aplicativos;

Plataformas e-commerce.

Sua aplicação também é possível em marcas e logotipos, infográficos, manuais digitais e jogos eletrônicos. Quando se trata de mercado, as empresas que empregam o flat design passam a ser mais valorizadas.

Tanto é que o profissional de design gráfico que utiliza esse recurso também possui mais clientes. É uma forma de garantir uma boa usabilidade para o produto e para os ícones que criam a identidade visual.

Esse recurso diz muito sobre conceito e precisão do que efeitos de renderização, é justamente por isso que exige um pouco mais de criatividade e a utilização de ferramentas um pouco mais caras, disponíveis no mercado.

Em linhas gerais, entender um pouco mais sobre essa estratégia é fundamental para qualquer pessoa que queira trabalhar na área.

Mas existem algumas contra-indicações para o uso do flat design, tendo em vista que sua aplicação é mais enraizada em interfaces, mas em alguns momentos não é muito adequado.

Por exemplo, se uma empresa de pintura predial quer utilizar uma imagem que gera empatia e que se destaca por conta própria, é necessário que ela tenha profundidade, diferencie os materiais e tenha um bom jogo de luz e sombra.

Podemos citar como exemplos desse tipo de imagem os mascotes, conteúdo digital, capas e pôsteres, sites com foco artístico, embalagens de produtos, entre outros.

Ao longo do tempo e com a aquisição de mais experiência, o profissional de design vai melhorar as suas habilidades e como deve trabalhar os pontos em questão.

Aliás, quando se trata de design, estamos falando de conceitos em tensões que exigem grandes habilidades de ilustração. É assim que a organização consegue se comunicar por meio de elementos puramente visuais.

Tendo em vista que o consumidor moderno é extremamente visual, o flat design se torna uma opção perfeita para melhorar a interação com as pessoas.

Mas antes de aplicá-lo, um fabricante de espuma de polietileno para embalagem precisa conhecer suas principais características.

Características do flat design

O flat design possui algumas características que precisam ser do conhecimento do profissional que vai desenvolver as páginas de um site.

A poluição visual está saturando o dia a dia e isso acontece por conta de estratégias equivocadas de marcas que querem chamar a atenção dos consumidores a qualquer custo.

O flat design surgiu com uma proposta minimalista nas formas, cores e composições, trazendo uma maneira de simplificar e evoluir o design das plataformas, de modo a modernizá-las e melhorar seus elementos gráficos.

Seguindo a premissa de que menos é mais, para compreender um pouco mais o conceito dessa prática, vamos mostrar suas principais características. São elas:

Simplicidade

Se uma empresa de impermeabilização de telhado com manta bidim priorizar o flat design, será capaz de promover mais interação e encurtar caminhos, e muitas marcas famosas investem nessa estratégia.

Elas perceberam a importância de minimizar os elementos de seus logotipos, que partem de desenhos detalhistas e evoluem para um aspecto minimalista, que expõem apenas o necessário para estabelecer uma boa comunicação.

Tipografia

Para tornar o design ainda mais minimalista, a tipografia do flat design é limpa, fácil de identificar e clara. Com isso, é capaz de se alinhar harmoniosamente com todos os elementos.

As fontes serifadas e outras bem elaboradas são empregadas apenas em projetos especiais que servem para complementar uma ideia. O propósito é elaborar textos que podem ser lidos nas menores telas.

Cores

Pelo fato de todos os elementos e efeitos serem minimizados, as cores precisam trazer solidez e predominar nesse tipo de projeto de flat design.

Nesse contexto, um fabricante de portão basculante manual pode utilizar cores mais alegres e compatíveis com as necessidades do trabalho.

Mas antes de escolher os tons que você vai empregar no design da página, é importante lembrar que as cores transmitem emoções e sensações, o que acaba interferindo diretamente na percepção do usuário.

Elementos geométricos

Geralmente, os elementos presentes nas páginas e aplicativos costumam ser retangulares, quadrados, redondos ou triangulares, portanto, é comum que as primeiras opções sejam sempre as mais simples.

Mas o profissional não deve se deixar levar por esse aspecto, uma vez que compor esse tipo de design pode ser uma tarefa mais simples. No entanto, se você quiser que o resultado seja bem-sucedido, deve conhecer a dinâmica desse processo.

É assim que as páginas de uma empresa de limpeza de estofamento automotivo serão práticas e terão um visual agradável.

A primeira coisa que o profissional envolvido no projeto gráfico precisa fazer é saber se comunicar, utilizando poucos elementos. Mesmo assim, deve construir um visual mais limpo, cheio de significados e que promova a usabilidade das interfaces.

Efeitos

Por fim, ao aplicar o flat design, deixe de lado efeitos mirabolantes que eram comuns nos antigos insights, como no caso dos degradês e recursos muito carregados.

Dentro desse conceito, a ideia é totalmente oposta, pois reduz os layouts e destaca mais valor para os conteúdos que possuem interface amigável, fácil de manusear e sofisticada.

É por conta disso que ao aplicar o flat design, um fabricante de piso ecológico drenante vai utilizar formas planas e sem sombreamento.

Os botões não possuem características de botões reais, os reflexos e texturas pesadas são excluídos e as fontes são mais enxutas.

Tudo isso porque o objetivo é trazer mais leveza para a navegação e permitir que os usuários notem claramente os itens utilizados.

Considerações finais

Garantir uma boa experiência de navegação é a prioridade de qualquer empresa que queira melhorar sua presença na internet e construir uma imagem positiva no mercado em que atua.

Quanto mais simples e fácil de navegar forem as páginas do site do seu negócio, mais chances de vendas ou qualquer outra reação por parte do usuário.

O flat design é mais uma estratégia que trabalha com esse propósito e vai fazer toda a diferença para o resultado da sua plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fb

Comentários