Publicação

Análise Pestel: você sabe o que é?

foto de
Mídias Sociais

Para que uma empresa possa ter sucesso no mercado, ela depende de alguns fatores, que precisam ser entendidos, justamente para que a atuação possa ser mais coerente e direcionada. A Análise Pestel é uma ferramenta que ajuda nesse sentido.

Todo empresário sabe que abrir um novo negócio é uma decisão desafiadora. Isso porque há vários elementos que precisam ser considerados, para que a companhia seja devidamente estruturada.

Além disso, ao decidir abrir uma nova empresa, os proprietários precisam estar atentos e devem aprender a lidar com vários aspectos. E eles podem estar tanto do lado de dentro quanto do lado de fora da companhia.

De fato, uma empresa que trabalha com carta de moto pode ter sido aberta com o intuito de atender a uma alta quantidade de clientes, o que é o desejo de qualquer empresário.

Para isso, ele organiza toda a estrutura interna do estabelecimento, para que cada ação realizada ali dentro seja positiva e evite uma série de problemas. No entanto, é preciso considerar elementos externos, que nem sempre estão visíveis ao empreendedor.

Ao mesmo tempo, há também oportunidades que não são vistas pelos empresários, o que é outro aspecto que pode causar impactos na companhia. Portanto, quanto maior for o olhar sobre o que vem de fora, melhor.

A análise pestel entra nesse cenário de modo positivo. Isso porque ela se trata de um recurso que auxilia na identificação desses elementos, podendo ser responsável pelo sucesso da empresa em diferentes esferas.

Sendo assim, entender melhor o que é a análise pestel, saber qual a sua importância e conhecer dicas de como utilizar essa ferramenta é essencial. Para isso, basta seguir na leitura deste conteúdo.

O que é Análise Pestel?

Não importa qual seja o segmento no qual uma empresa atua. Ela pode trabalhar com a produção de rodapé poliestireno 7cm ou com refeições congeladas, mas as influências que vêm de fora vão impactar no seu negócio.

Para poder ligar com esses elementos, ela precisa de ferramentas que ajudem a entender as oportunidades e as ameaças externas. E é aqui que entra a análise pestel, um recurso estratégico que ajuda na gestão da companhia.

Isso ocorre porque a análise pestel possibilita identificar, analisar, organizar e monitorar os fatores que impactam a companhia, tanto no tempo presente quanto no que virá.

É verdade que muitas empresas já estão atentas aos seus processos, o que garante uma boa atuação. No entanto, analisar elementos que vêm de fora é uma ação que pode mudar significativamente o sucesso da companhia.

Sendo assim, a análise PESTEL é utilizada pois ela engloba diferentes aspectos, sendo que cada letra do nome representa um fator diferente. São eles:

P: Político;

E: Econômico;

S: Sociais;

T: Tecnológico;

E: Ambiental;

L: Legal.

Porém, mais recentemente, a análise ganhou novos fatores de impacto, como a demografia, a ecologia e a intercultura. Dessa forma, a análise pestel se tornou ainda mais completa e indispensável.

Sendo assim, uma empresa que atua no setor de motor de portão com cremalheira, por exemplo, deve listar esses fatores em tópicos, para entender quais são as tendências deles na área específica em que atua.

Isso é necessário pois, de fato, todos esses aspectos influenciam de alguma maneira nos milhares de segmentos do mercado. Assim, entender as possibilidades antes mesmo que elas aconteçam é um passo indispensável para reduzir prejuízos e impactos negativos.

A análise pestel é também uma ferramenta que ajuda equipes de marketing a trabalharem de maneira mais apurada, entendendo os seus desafios e conseguindo contorná-los com maior facilidade no dia a dia.

Qual a importância da Análise Pestel?

Depois de entender o que é a análise pestel, é possível que empresários que trabalham em setores como os de fabricação de saco valvulado para argamassa ou mesmo de qualquer outra área queiram saber também qual a importância de utilizar essa ferramenta.

Esse é mesmo um ponto necessário. A princípio, a análise pestel é importante por permitir que a empresa se prepare para as ameaças com as quais vai se deparar no mercado, e que podem ser vistas nessa avaliação.

É verdade que, em muitos casos, alguns dos fatores analisados não vão ter uma solução imediata e ao alcance da empresa. Mas, ao saber do que se trata, a companhia consegue se preparar para enfrentá-lo com maior tranquilidade.

Afinal, ser pego de surpresa por um problema externo é sempre um motivo de grandes prejuízos. Ao mesmo tempo, a análise pestel permite que a companhia identifique quais são as suas fraquezas, de modo que se torna possível para ela agir de modo efetivo.

Na prática, isso significa minimizar essas questões ou mesmo eliminar por completo esse tipo de dificuldade. O resultado disso não poderia ser outro senão as possibilidades de atingir o sucesso almejado.

Por isso, uma companhia especializada em petrifilm aqua conquista uma posição estratégica muito mais favorável ao obter a visão ampla que a análise pestel oferece para ela.

Essa visão é capaz de permitir o desenvolvimento de estratégias nas quais o aproveitamento de oportunidades é muito maior, o que também acaba por minimizar os impactos das ameaças externas.

Outra possibilidade que a análise pestel traz é a identificação dos pontos de melhoria que podem ser aplicados em produtos ou serviços. Essa é uma forma de avançar internamente, trazendo assim itens que vão realmente satisfazer os seus consumidores.

Ao mesmo tempo, é possível desenvolver e implementar ações para ofertar uma máquina de arquear fita plástica, por exemplo, de forma mais completa, inovadora e atual do que se utiliza hoje.

Para finalizar, há ainda uma lista de pontos positivos trazidos pela análise pestel, como uma tomada de decisão mais estratégica, análises de estratégias que estão em andamento ou mesmo priorizar ações de acordo com as demandas do setor.

Há também a possibilidade de antecipar tendências, de analisar a concorrência, de alinhar a empresa às tendências atuais e inclusive de permitir um conhecimento amplo e realista do cenário no qual a empresa está inserida.

Por isso, não há distinção entre uma empresa de voo de trike ou de um escritório de contabilidade: a análise pestel é importante e pode ser utilizada dentro de qualquer setor do mercado.

2 dicas de como utilizar essa ferramenta

Há várias maneiras de utilizar a análise pestel para otimizar as ações da empresa, permitindo que ela conquiste um maior domínio da sua área e possa lidar com as oportunidades e os desafios de modo mais simples. Confira algumas abaixo:

1. Conhecer e listar as ameaças

Em uma reunião com a equipe estratégica da companhia, é preciso fazer um brainstorming para listar e entender quais são os fatores externos que trazem risco para o negócio.

Essa é uma ação de grande importância para que a companhia tenha tempo hábil de planejar as suas ações e de minimizar os riscos que podem surgir no caminho.

No caso específico de cada empresa, é preciso listar os fatores que ameaçam de fato a companhia. O que não impacta dele ficar de fora, para que os esforços sejam conduzidos de maneira otimizada.

Com essa análise devidamente realizada, é possível ter uma visão estratégica antecipada, o que ajuda no trabalho em equipe e na preparação dos setores para lidar com os possíveis problemas.

2. Conhecer e listar as oportunidades

Além das ameaças, é essencial que a empresa também conheça e liste as suas oportunidades de mercado. Para isso, uma avaliação do ambiente externo é também necessária.

Um exemplo de oportunidade que deve ser identificada pode ser, por exemplo, o da percepção de tendências e da aplicação delas na companhia. O uso de equipamentos sustentáveis para exercícios de RPG para hipercifose ilustra isso de alguma forma.

Outro exemplo é o da implementação de tecnologias que surgem no mercado e que podem ser utilizadas para agilizar processos e aumentar a qualidade de produtos ou serviços para a companhia.

Com esses fatores no horizonte, qualquer empresa passa a dominar as suas oportunidades e as suas ameaças, o que faz com que ela tenha a chance de aperfeiçoar o seu trabalho e de lidar com o que é positivo e o que é negativo da melhor forma possível.

Considerações finais

Não é difícil imaginar que muitas companhias acabam sendo prejudicadas por uma série de fatores que nem sempre vão ser diretamente ligados aos seus processos internos. O que vem de fora também pode impactar seriamente o trabalho da empresa.

Por isso, se antecipar e se preparar é o melhor caminho para lidar com esses aspectos. Sendo assim, utilizar a Análise Pestel é fundamental, uma vez que ela é capaz de oferecer a qualquer empresa uma visão estratégica para a sua atuação presente e futura no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários