Publicação

Curso de inglês on-line: passo a passo para estudar e ter disciplina

foto de
Adriano Luz

Conhecimento do idioma pode trazer melhores oportunidades no mercado de trabalho e na vida social

Quem decide aprender um novo idioma sabe que dedicação é fundamental. E quando se fala do estudo a distância, essa qualidade se faz ainda mais importante. Afinal, o único responsável por “cobrar” o empenho nos estudos é o próprio estudante.

Disciplina e organização são fundamentais para o aluno que se propõe a fazer um curso de inglês on-line. Porém, na prática pode não ser tão fácil. Algumas dicas de estudo ajudam a acompanhar o conteúdo e garantir que o aprendizado seja eficiente de fato.

Em meio a um cenário pandêmico, o período de distanciamento social acelerou tendências que já estavam em curso há alguns anos, como a busca pelo ensino remoto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a procura pela aprendizagem do inglês a distância contou com um aumento de 59% em 2020 em comparação com anos anteriores.

Língua mais falada do mundo, o inglês é informalmente considerado o idioma oficial dos negócios empresariais e do turismo. Segundo o IBGE, porém, apenas 5% da população brasileira tem conhecimento da língua e menos de 3% é fluente.

Alguns motivos que levam as pessoas a buscar por cursos são a necessidade de melhorar a capacitação profissional, incrementar o currículo e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho.

Para que seja possível realmente aprender o idioma pela internet, é importante estar atento a alguns passos. A partir deles, consegue-se manter o foco e desenvolver habilidades como ler, escrever, ouvir e falar em inglês.

Escolha um curso que combine com o seu perfil

O primeiro passo para quem busca se organizar nos estudos on-line é escolher um curso que combine com o seu perfil. É preciso verificar a dinâmica das aulas, os horários, identificar o nível adequado para cada estudante e procurar se informar sobre a qualidade dos professores envolvidos.

Pesquise se as aulas oferecidas são ao vivo ou gravadas, por exemplo. O curso gravado é uma opção interessante para quem tem pouca disponibilidade de horário e só consegue se dedicar a atividades extras em momentos específicos.

A gravação possibilita ao aluno encaixar a aula na hora mais oportuna — à noite, em intervalos ao longo do dia, em filas e em outras atividades do cotidiano.

Já o curso ao vivo é permite tirar dúvidas e interagir com professores e outros alunos, participando e ajudando a moldar a aula.

Além disso, esse modelo faz com que o aluno se organize para estar presente sempre num mesmo horário. É uma oportunidade de se manter disciplinado e não se render a distrações da rotina, remarcando aulas ou deixando material acumulado.

Estabeleça uma rotina de estudos

Assim que o curso for escolhido, deve-se estabelecer uma rotina de estudos. Contar com o auxílio de uma agenda, seja ela física ou on-line, pode ser uma alternativa para visualizar todos os compromissos da semana e incluir a dedicação ao inglês, separando momentos exclusivos para o aprendizado.

É recomendado reservar alguns minutos antes e depois do horário marcado e ao longo dos dias para o estudo. O momento anterior à aula pode ser utilizado para revisar o conteúdo trabalhado até então e anotar dúvidas para esclarecer com o professor.

Depois do curso, o aluno pode se dedicar por alguns instantes a memorizar, praticar e fixar o conhecimento adquirido. Ao longo dos dias, a dica é revisar o material disponível sempre que possível e treinar as palavras ou temas da vez.

Dedique momentos para a prática

Toda e qualquer oportunidade que o aluno tenha de praticar o inglês deve ser aproveitada em seu processo de aprendizagem. A escrita e a pronúncia são aprimoradas com a prática.

Além disso, o listening pode ser uma atividade treinada de maneira divertida e imersiva com podcasts, músicas e audiobooks em inglês.

Trace pequenas metas

O passo 4 pode servir de manutenção dos estudos do idioma no curto, médio e longo prazos. Isso porque o estudante busca estabelecer novos objetivos assim que os antigos são alcançados. Além disso, essa é uma forma de se manter motivado nos estudos e na prática da língua.

No início, é importante dividir o objetivo maior — que pode ser o de alcançar a fluência em inglês, por exemplo — em etapas menores. Aprender de cinco a dez palavras novas por semana, avançar de nível a cada seis meses e ouvir materiais no idioma pelo menos duas vezes por semana são algumas dicas.


Comentários