Publicação

E-mail marketing: como fazer?

foto de
Mídias Sociais

Entre as muitas ferramentas oferecidas pelo marketing digital, uma das que mais se destaca e que mais é utilizada por empresas dos mais diversos segmentos é o e-mail marketing.

Não há como negar que em tempos nos quais a internet se tornou parte da rotina das pessoas, utilizar recursos virtuais para atrair e conquistar mais clientes é um papel inadiável para a grande maioria das companhias.

De fato, fazer com que cada vez mais usuários vejam uma empresa é o caminho mais seguro para divulgar a marca, além de que é indispensável para que mais pessoas sejam impactadas no dia a dia.

Não importa se a empresa vende madeira aparelhada ou peças de roupas masculinas: estar na internet e ser visto por ali é mais do que urgente. Por isso, saber utilizar o marketing digital a favor do crescimento da companhia deve ser uma estratégia constante.

No meio disso tudo, um ponto importante é conhecer quais são as ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital, para que a atuação virtual possa ser efetiva e positiva.

Sendo assim, pode ser que a estratégia de atuação na internet inclua elementos como a criação de um blog, no qual se posta conteúdos com alcance orgânico, mas também existe a possibilidade de fazer anúncios patrocinados.

Porém, há outra ainda, que precisa ser destacada, justamente pela quantidade de benefícios que pode trazer para uma empresa: o e-mail marketing. Nesse sentido, quanto antes se implementa o uso dele em campanhas de marketing, melhor.

Para que o e-mail marketing possa ser eficiente e produtivo, é necessário entender do que ele se trata, saber qual é a importância dele e conhecer dicas para usá-lo no dia a dia.

O que é e-mail marketing?

Ao abrir a caixa de entrada de e-mail, qualquer pessoa pode se deparar com uma mensagem que foi enviada por uma determinada empresa.

No conteúdo, ela pode visualizar uma oferta de portão deslizante 2 folhas ou algum material relacionado à empresa.

Essa mensagem se trata do famoso e conhecido e-mail marketing. O objetivo desse tipo de ferramenta é justamente criar uma prática de comunicação na qual a conexão entre empresa e público seja realizada.

A grande maioria das empresas hoje já conhece esse recurso, de modo que o uso dele se tornou comum. No entanto, para as companhias que ainda não apostam nessa ferramenta, entender quais são as possibilidades é fundamental para dar início o mais rápido possível.

O e-mail marketing pode ser usado em diferentes estratégias. Isso porque ele não possui um formato engessado, o que o torna um elemento potente para os mais diversos fins.

Ele pode ser usado para ações como:

Envio de newsletter;

E-mail promocional;

E-mail sazonal;

E-mail de boas-vindas;

E-mail para público inativo.

De fato, há uma série de possibilidades, como a de enviar uma newsletter informando aos destinatários sobre a expansão de uma empresa que passará a realizar também uma calibração de vidrarias volumétricas ou sobre a abertura de novas unidades.

Além disso, é possível informar sobre promoções, oferecer descontos em datas especiais, dar as boas-vindas aos novos leads e ainda para contatar os leads antigos que podem ser reaquecidos por meio dessa ferramenta poderosa.

Por isso, o e-mail marketing não é nem um formato que já morreu e nem uma solução para apenas alguns segmentos do mercado.

Ele é um recurso que vai além, e que pode trazer melhores retornos do que se imagina em um primeiro momento.

Ao mesmo tempo, ele pode ser utilizado para uma grande gama de ações, as quais trazem feedbacks importantes, que ajudam na construção das estratégias que serão aplicadas para captar mais clientes ou mesmo para fortalecer a imagem da companhia.

Portanto, não há limitações para que o e-mail marketing seja um dos recursos mais promissores dentro de uma estratégia de marketing digital.

Qual a importância do e-mail marketing?

Para que uma empresa especializada em bateria estacionária de 150 amperes ou em qualquer outro ramo do mercado consiga obter bons retornos, ela deve colocar em prática algumas ações que vão promover o seu negócio.

O e-mail marketing se destaca nesse universo de possibilidades justamente porque impacta uma empresa em diferentes frentes. Uma das principais é, sem dúvida, a comunicação que ela estabelece com o seu público.

Diante disso, o e-mail marketing se torna uma ponte para que uma determinada marca possa chegar até os seus potenciais e atuais clientes de forma prática e funcional.

A comunicação com o público é essencial por vários motivos, tanto para que essas pessoas conheçam a marca, como para que possam ser guiadas por um caminho até se tornarem clientes e, mais ainda, até se tornarem fãs da companhia.

Ao mesmo tempo, o e-mail marketing é uma ferramenta com potencial para a produção e distribuição de conteúdos diversos. Essa função vai além da simples publicidade de vendas, podendo se tornar uma estratégia de fortalecimento de marca.

Para isso, saber como utilizar o e-mail marketing para que uma empresa se torne a mais forte marca de box de vidro, por exemplo, é também uma possibilidade que atrai cada vez mais empresários e gestores de marketing.

Nesse sentido, não há como negar que o e-mail marketing é uma ferramenta de suma importância para as empresas, podendo chegar a prejudicar uma estratégia caso o seu uso seja deixado de lado dentro de uma campanha.

Por isso, o e-mail marketing é indispensável para as mais diversas companhias do mercado, devendo ser incluída em qualquer ação que a empresa aplique no seu dia a dia.

3 dicas de como usar e-mail marketing no dia a dia

Depois de entender o que é e qual é a importância do e-mail marketing para uma empresa, chega o momento de aprender a usá-lo no dia a dia, o que vai render bons retornos, independentemente da aplicação que será feita. Conheça algumas dicas a seguir.

1. Tenha uma ferramenta de e-mail marketing

Se para controlar um estoque de piso intertravado drenante o uso de um sistema se torna indispensável, quanto o assunto é envio e controle de e-mail marketing, o uso de uma ferramenta de gestão e automação é necessário.

Isso porque, além de enviar uma alta quantidade de mensagens, o que inclui administrar listas de leads para cada conteúdo que será disparado, é possível conhecer métricas que ajudam a entender a efetividade de uma ação.

De fato, apenas disparar um e-mail marketing é um erro. Por isso, melhor do que inserir endereços de e-mail de potenciais clientes é acompanhar para entender se cada mensagem enviada vai surtir o efeito desejado.

2. Invista em um layout simples e responsivo

Desenvolver uma mensagem que será disparada pelo e-mail marketing é importante, mas há ainda outros elementos que contam, como o layout no qual ela será inserida.

Por isso, ao enviar um conteúdo para falar de caixa de marcha ap, por exemplo, o ideal é optar por um layout simples, que torne a leitura agradável e atrativa.

Ao mesmo tempo, é necessário que o conteúdo presente no e-mail seja responsivo, ou seja, que ele se enquadre perfeitamente na tela de um desktop e na de um celular, para que a visualização seja completa e ajude na compreensão da mensagem.

3. Personalize a mensagem

Para que a comunicação com os destinatários seja efetiva e direta, um dos pontos mais importantes para um uso produtivo do e-mail marketing é personalizar a mensagem, para que o cliente perceba que ela é importante para ele.

Isso pode ser feito com o auxílio de um sistema de automação de e-mail marketing. Nesse caso, é preciso configurar a mensagem para que ela inclua, por exemplo, o nome do destinatário.

Há ainda outros recursos de personalização, como o de inserir um interesse ou cargo no título da mensagem. Esse é um recurso que facilita e aumenta consideravelmente a taxa de abertura de e-mails, pois desperta a curiosidade das pessoas.

Sendo assim, ao enviar uma mensagem para divulgar uma cortina de vidro área gourmet, a dica é personalizar o máximo possível o e-mail que será disparado, para que mais pessoas se interessem em ver o que está sendo abordado no conteúdo.

Com essas dicas práticas e simples, o uso do e-mail marketing pode trazer retornos inesperados, mas que serão positivos e indispensáveis para as estratégias da marca.

Considerações finais

O marketing digital trouxe uma série de possibilidades para que as empresas conquistem clientes com mais facilidade. Uma das que mais se destaca nesse meio é, sem dúvida, o uso do marketing digital.

Por isso, para ter melhores retornos e ações mais promissoras, não deixe de incluir esse tipo de estratégia, que pode render bons resultados para as campanhas de marketing da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Comentários