Publicação

Entenda a importância do networking para os seus negócios

foto de
Adriano Luz

Descubra como o networking pode ajudar a alavancar sua empresa!

Para garantir o desenvolvimento sustentável de uma empresa é necessário avaliar suas características, peculiaridades, mecanismos de gestão, estratégias de mobilidade corporativa e demais medidas que são adotadas para favorecer o seu crescimento.

Nesse contexto, o networking é uma ferramenta que não é novidade mas que continua sendo muito relevante. Provavelmente você já sabe o que é networking, entretanto, é sempre bom reviver alguns conceitos de gestão e entender como eles têm se adaptado às mudanças, inovações e ferramentas que vão surgindo no mercado.

O que é networking?

Networking é um conceito presente no mercado de trabalho há muito tempo e que pode ser definido como a prática de ações visando nutrir relações de trabalho e parcerias de negócios.

Em outras palavras, é uma maneira de expandir a rede de contatos profissionais, trocando informações e conhecimentos relevantes a partir da colaboração mútua.

O termo tem origem na junção de duas palavras em inglês: “net” que pode ser traduzido como rede, e, “work” que significa trabalho. Portanto, traduzido livremente, network nada mais é do que uma rede de trabalho, ou seja, um grupo de pessoas ligadas por interesses profissionais em comum.

Qual a importância do networking?

O networking é importante tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

Sob o ponto de vista de quem deseja construir a carreira, o networking é uma oportunidade para o crescimento profissional já que aumenta as possibilidades de conhecer outros profissionais. Também contribui para a expansão do conhecimento e aprimoramento profissional, traz visibilidade junto aos líderes e contribui para a construção de uma boa reputação junto ao mercado.

Já sob o ponto de vista das empresas, o networking também traz muitas vantagens, primeiro porque aumenta a visibilidade da empresa e da sua marca. Com um bom networking a empresa tem mais chances de acessar novas oportunidades de negócios, fechar parcerias e conquistar novos clientes.

O networking também facilita o processo de recrutamento, aproxima os empreendedores e possibilita a realização de benchmark. Além disso, ele aumenta as chances de escalar e expandir o negócio e mantém gestores e profissionais informados a respeito do que está acontecendo no seu mercado.

Como manter uma boa rede de contatos?

Que o networking traz muitos benefícios você já sabe, talvez a dúvida esteja em como colocar em prática essa estratégia. A seguir, listamos algumas dicas de como sua empresa pode adotar uma postura positiva na criação e manutenção de relacionamentos empresariais e profissionais. Confira!

Utilize redes profissionais

O LinkedIn é, atualmente, a maior rede profissional do mundo. Com mais de 645 milhões de usuários cadastrados, a função da plataforma é conectar profissionais de todo o mundo.

Você pode aproveitar a rede para compartilhar conteúdos, realizar recrutamentos, divulgar notícias sobre a empresa, enfim, incentivar e realizar conexões com outras empresas e profissionais do seu setor.

Faça viagens corporativas e participe de eventos

As viagens corporativas são uma excelente oportunidade para quem deseja estreitar relações com clientes e parceiros. Também é o momento perfeito para conhecer novos profissionais e investir em networking.

Os eventos são o momento perfeito para abordar profissionais que você admira e com quem gostaria de ter a oportunidade de conversar. Aproveite as pausas entre palestras para trocar contatos com colegas de outras empresas, clientes em potencial e possíveis parceiros de negócios.

Seja colaborativo

O networking é baseado no conceito de troca, por isso, ao conversar com outros profissionais, aproveite para trocar conhecimento e experiências. Não tem nenhum problema compartilhar o seu conhecimento e ser colaborativo com outros colegas, essa é a base para construir relações de confiança.

Mantenha os relacionamentos profissionais

Não adianta conhecer novos profissionais em eventos corporativos e viagens se depois você nunca mais vai manter contato. Por isso, para que o networking seja eficiente, mantenha um relacionamento ativo e interaja com a sua rede de contatos. Inclusive, você pode utilizar o próprio LinkedIn como meio de contato.

Converse com esses profissionais eventualmente e não apenas quando precisa de auxílio em algo. Com a tecnologia é muito fácil manter contato com pessoas de todo o mundo.

Por fim, não esqueça que a sua postura profissional é a base na qual sua carreira será consolidada. Assim, seja um bom profissional, trate os seus colegas de maneira adequada e construa relacionamentos de valor.

Muitas pessoas com quem você trabalha hoje podem encontrá-lo no futuro e a relação que você construiu hoje, vai determinar como será a relação com estes colegas no futuro.


Comentários