É fato: todo veículo precisa de manutenção e reparos. A vida útil de uma moto, por exemplo, depende de todos os cuidados que se terá com ela ao longo do tempo, como fazer a troca do fluido de freio da moto na hora certa.
Desde a limpeza até a conferência das peças: tudo precisa ser sempre observado. Além de evitar futuras dores de cabeça, isso faz com que o seu veículo dure mais e possa te acompanhar por muito tempo.
No caso do óleo de freio, não é nada complicado, mas pode não ser tão simples assim para muitas pessoas. Por isso, te contaremos aqui tudo o que precisa saber para se livrar de apuros com o fluido de freio da sua moto. Confira!
Para que serve o fluido de freio?
O óleo de freio nas motos serve como elemento que faz a ligação entre o pedal e os pistões de freio. Quando a mão ou o pé fazem pressão para frear, são esses pistões que recebem o comando e fazem com que a velocidade da roda vá diminuindo.
Em outras palavras, o fluido de freio da moto serve para lubrificar e permitir que o freio funcione corretamente. O que quer dizer que, sem ele, não se pode frear o veículo.
Óleo de freio sofre desgaste?
Desgaste não é a palavra correta, mas o óleo de freio pode ficar velho e perder a sua função de lubrificar as peças. Por isso, sempre que for comprar fluido de freio, é importante adquirir um produto de qualidade.
Um óleo sem procedência pode parar de lubrificar rapidamente, aumentando o atrito entre as peças e fazendo com que elas fiquem desgastadas de maneira precoce. Para isso não acontecer, é importante usar um lubrificante de procedência e fazer a troca do fluido sempre no prazo recomendado.
3 sinais para trocar o fluido de freio da moto
Mas, afinal, como saber a hora exata de trocar o fluido de freio da moto? Confira 3 sinais de alerta para fazer a troca o quanto antes:
1. Alavanca borrachuda
Alavanca borrachuda é a sensação de que a moto não está freando corretamente. Como se, ao pisar, sentisse uma borracha impedindo o desenvolvimento adequado da manobra de freio.
Essa se trata de uma sensação que o motorista pode perceber facilmente quando está conduzindo a sua moto. Afinal, se você usa o seu veículo com frequência, com certeza vai perceber a dificuldade para acionar os freios.
Se isso acontecer, significa que chegou a hora de levar a moto para uma revisão, pois, muito provavelmente, ela está pedindo uma troca de óleo de freio.
2. Vazamento no sistema
Assim como qualquer tipo de óleo da moto, não é muito difícil de notar caso ele esteja vazando. O que queremos dizer é que nunca um vazamento, seja ele do que for, deve ser ignorado. Principalmente de óleo, já que pode ser o do freio.
Por isso, caso você note algum vazamento próximo ao seu veículo, vale a pena consultar um técnico imediatamente. Ele saberá identificar o problema, e, principalmente, você não arriscará se acidentar ou causar qualquer acidente por falha dos freios.
3. Fluído fervendo
Quando o óleo de freio da moto alcança uma temperatura elevada é muito provável que ele cause problemas para frear. Isso porque a temperatura alta impede que o freio atue como deveria na hora de uma manobra.
Isso pode ser percebido pelo barulho ou pelo próprio desenvolvimento do freio quando ativado. O mais importante é não arriscar nesse momento e procurar um mecânico de confiança caso o fluido de freio da moto esteja fervendo.
Conclusão
Todos os problemas que um veículo apresenta são sempre precedidos por sinais. Ou seja, o seu freio nunca vai parar de funcionar de um dia para o outro. Por isso, é fundamental manter a revisão em dia e não vacilar nos cuidados diários.
Afinal, o óleo de freio é fundamental principalmente por uma questão de segurança. Não se pode dirigir sem a segurança de poder parar a moto.
Em caso de dúvida, não arrisque! Tudo o que estiver estranho no seu veículo pode até não ser um grande problema naquele momento, mas poderá ser no futuro. Então, não ignore os sinais para a troca de fluido de freio da moto!