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Técnicas de marketing digital: conheça o que é SEO

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Posicione o seu site entre os primeiros resultados do Google

Uma das consequências da evolução da tecnologia foi a expansão das buscas pela internet. Nesse sentido, uma empresa que não está presente on-line praticamente não existe, por isso é tão importante estar bem posicionado nos mecanismos de busca.

Dada a importância deste setor, existe até uma área específica para isso: chama-se Search Engine Optimization. Conhecida pela sigla SEO, esta área serve para otimizar um site de modo que ele seja bem posicionado na internet. Atualmente, existem até mesmo cursos de SEO voltados para divulgar conhecimento sobre esta área.

Nesse sentido, o SEO faz parte das várias estratégias dentro do marketing digital que ajudam a posicionar melhor um site. Quer saber como o SEO pode ajudar sua empresa a crescer? Então confira tudo sobre o assunto.

O que é SEO?

Você pode nunca ter ouvido falar de SEO na vida, mas certamente já utilizou o Google para fazer alguma pesquisa. E o Google é o principal exemplo prático de construção de SEO.

Ao pesquisar sobre "restaurantes", por exemplo, você já notou que algumas opções sempre aparecem no primeiro lugar do famoso buscador? Sim? Pois, os sites que estão em primeiro lugar conseguiram isso graças ao bom uso do SEO.

Como o título em português sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, um conjunto de técnicas. Estas técnicas, por sua vez, influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem a posição de páginas para determinada palavra-chave.

No exemplo dos restaurantes, o algoritmo do buscador seleciona as opções consideradas mais relevantes com base em vários critérios, desde a avaliação do local no Google, localização, relevância, entre outros. E tudo isso faz parte da estratégia de SEO.

SEO e Google

Apesar do Google ser o principal buscador, as técnicas de SEO valem para qualquer tipo de busca. Portanto, se você usa buscadores alternativos, como o Bing e o DuckDuckGo, os algoritmos deles também se utilizam de SEO para ranquear os sites.

Mas é fato que o SEO surgiu mesmo após a criação do Google, que produziu o primeiro modelo deste tipo de busca. Chamado PageRank, a métrica dava notas de 0 a 10 aos sites conforme a quantidade e qualidade dos links recebidos.

Contudo, o SEO evoluiu bastante nessas últimas décadas, com mudanças de algoritmos e também na forma das buscas. Hoje, as técnicas de SEO são mais focadas no usuário, em ajudá-lo entregando a resposta que ele procura com o formato ideal, oferecendo a melhor experiência possível no ambiente da marca e conferindo as regras dos buscadores.

Dessa forma, se o usuário deseja encontrar um restaurante, hotel ou algum ponto turístico, a ferramenta visa mostrar-lhe as melhores opções no menor tempo possível. Logo, quanto melhor uma empresa estiver ranqueada, maiores são as possibilidades de que o usuário se depare com ela na sua primeira busca.

Como ranquear bem no SEO?

A primeira coisa a ter em mente é que o SEO é apenas um conjunto de técnicas de ranqueamento. Se você deseja que a sua empresa tenha um bom posicionamento no Google, é preciso que, acima de tudo, você tenha um conteúdo relevante.

Em seguida, você deve conhecer as ferramentas básicas para realizar um bom planejamento de SEO. Neste caso, o Google Analytics é uma excelente opção inicial, pois é gratuito e é fornecido pelo próprio Google.

Com o Google Analytics você pode identificar perfis de usuários, saber quais são as páginas mais visitadas do seu ramo e identificar quais canais geram mais tráfego. Isso é muito útil para você decidir se pretende atuar online por meio de um blog, pelo Twitter ou então por vídeos curtos no Instagram, por exemplo.

Outro ponto importante do SEO é a pesquisa por palavras-chave, termos que os usuários mais utilizam na hora de fazer buscas. Ao escolher palavras-chave que se posicionam bem, você consegue direcionar melhor o tráfego para o seu site, aumentando os acessos e melhorando sua posição no Google.

O uso do SEO é fundamental dentro de uma estratégia bem sucedida de posicionamento online. Quando aliado com outras estratégias, o SEO permite um grande aumento de acessos em uma plataforma, melhorando seu posicionamento e a relevância do conteúdo.


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