Fidelizar clientes é tão importante quanto atrair e converter novos clientes. Na verdade, o custo de manter um cliente é menor do que atrair os novos.
Apesar disso, muitas empresas esquecem os clientes depois de uma venda, mas muitas já compreenderam que é importante realizar ações para fidelizar clientes, com estratégias de marketing, como distribuição de brindes, como Mochila Saco Personalizada.
Como fidelizar clientes
Para fidelizar clientes não é preciso empregar muitos esforços e nem realizar um alto investimento. Pequenas mudanças podem fazer a diferença. Sendo assim, veja abaixo algumas estratégias que sua empresa pode utilizar para fidelizar clientes.
Ofereça o melhor atendimento
O atendimento costuma ser uma parte negligenciada na empresa, mesmo ele sendo o primeiro contato direto do cliente com a empresa.
No entanto, o setor de atendimento merece atenção já que se o atendimento tiver qualidade, fideliza clientes e pode gerar propaganda espontânea (boca a boca) positiva para a empresa.
Sendo assim, para atender seus clientes da melhor maneira, é preciso estar atento aos seguintes itens:
Saber quem é seu público, seus hábitos e suas preferências em relação a sua marca.
Identificar em qual ponto da jornada o seu público está dentro da sua empresa.
Oferecer atendimento nos canais de preferência dos seus clientes.
Analisar a concorrência direta e indireta.
Capacitar e reciclar as equipes de atendimento, suporte e customer success.
Analisar os feedbacks.
Utilizar sistemas para centralizar seus canais. Assim, o atendimento e a resolução de problemas ocorrem de maneira mais ágil.
Surpreenda e encante seus clientes
As empresas concentram todos os seus esforços para atrair e converter clientes, chegando a oferecer brindes como Mochila Saco Personalizada. Mas, uma vez que a venda é realizada, é como se o cliente desaparecesse, ele é totalmente ignorado.
No entanto, não é preciso realizar altos investimentos para manter o cliente satisfeito e fiel, afinal o cliente quer ser lembrado e valorizado. Por isso, trate cada cliente de forma única.
Para isso, você pode enviar cartas e bilhetes, chamando o cliente pelo nome, enviar um e-mail com cupom de desconto no aniversário dele, entre outras várias pequenas ações.
Supere as expectativas de seus clientes
O tempo é um ativo muito valioso para as pessoas e quando falamos em hábitos e preferências do consumidor moderno, isso significa atendimento rápido.
Diante disso, crie formas de surpreender seus clientes, por exemplo, na entrega. Todo mundo ao comprar um produto pela internet, fica na expectativa de que ele chegue o quanto antes. Assim, se informou ao cliente que o prazo é de 15 dias, que tal tentar fazer com que o produto chegue antes?! Com certeza, sua empresa será lembrada no futuro pela entrega rápida.
Mas caso isso não seja possível, cuide para nunca ultrapassar o prazo e caso isso aconteça, entre em contato com o cliente para resolver a situação.
Crie uma comunidade da sua marca
Marcas e empresas que possuem comunidades possuem maior engajamento por parte dos clientes. Para isso, não é preciso investir muito e há até plataformas gratuitas para isso.
Dessa forma, incentiva a produção de conteúdo de seus membros. Assim, peça para que eles compartilhem suas fotos usando algo da sua marca, proponha um concurso para criação do nome de algum produto ou até faça sorteios de visita a empresa.
Além disso, use uma newsletter para se conectar com sua comunidade e crie uma landing page exclusiva para convidá-los a se inscreveram. Também é importante oferecer conteúdos diferenciados, para fazê-los se sentirem especiais por fazerem parte de um grupo.
Existem muitas formas e opções para criar a sua comunidade. Então, estude seu público para desenvolver algo que combine com ele.
Torne a vida de seus clientes mais fácil
Siga o caminho que seus clientes percorrem até chegar a você e veja qual é o nível de dificuldade que ele enfrenta. Se o processo não foi tão fácil, está na hora de resolver isso. Comece analisando os seguintes pontos:
Seus conteúdos nas redes sociais, no site e nos e-mails estão em uma linguagem adequada ao seu público?
O contato com a empresa é fácil, possui vários canais de atendimento?
Os formulários que a empresa disponibiliza são grandes ou possuem apenas itens essenciais?
Os números de contato ficam em um local visível no site?
A partir desses pontos é possível facilitar a vida dos seus clientes.
Ofereça soluções rápidas
Existem problemas que são inevitáveis, enquanto outros são previsíveis. Nesses casos, uma boa opção é oferecer ações automáticas, que não dependem da intervenção humana, como a possibilidade de cancelar uma assinatura.
É com pequenas ações como essa que as empresas conseguem fidelizar seus clientes, oferecendo bons produtos, atendimento de qualidade e facilidade para resolver problemas.
Conclusão
Neste artigo, comentamos que atrair novos clientes é mais difícil que fidelizar clientes. E entre as várias estratégias disponíveis para fidelizar clientes, muitas empresas utilizam a distribuição de brindes, como uma Mochila Saco Personalizada.
No entanto, sua empresa deve ir além, sempre pensando no cliente, colocando-o em primeiro lugar. Sendo assim, facilite a vida de seu cliente, disponibilize atendimento de qualidade e opções variadas de canais de atendimento, crie uma comunidade da sua marca. Dessa forma, terá clientes fiéis e fãs da marca de sua empresa.
,