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Como o marketing digital pode ajudar sua empresa

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Adriano Luz

Um erro muito comum de empresas de pequeno porte é subestimar o investimento em marketing, geralmente, por considerar algo de alto custo.

Na verdade, enquanto até pouco tempo o marketing tradicional e suas campanhas, como em TV, revistas e jornais, por exemplo, realmente, tinham valores muito elevados, o que inviabiliza seu uso por empresas mais modestas, hoje, no entanto, a coisa mudou, e muito.

Felizmente, para pequenos e médios empresários, a internet hoje é o principal e mais poderoso canal de divulgação, chegando para mudar todo esse cenário desigual, possibilitando o acesso, de uma forma bem mais democrática, aos principais meios de comunicação.

Assim, com o marketing digital, é possível, com um investimento bem menor, ter um poder de alcance muito maior.

Tanto para empresas de pequeno, médio ou grande porte, se bem trabalhado, o marketing digital pode mudar a realidade de qualquer negócio.

Quer saber como o marketing digital pode ajudar sua empresa? Confira!

1. Ajuda a identificar seu público

Você sabe quem é o seu público? Do que gostam, do que precisam, em que redes sociais eles estão... então, o marketing digital permite descobrir quem são clientes potenciais da sua empresa e o que eles precisam realmente.

Através de diferentes canais de relacionamento, como as redes sociais, é possível facilitar a aproximação entre empresa e cliente, e assim, conseguir coletar cada vez mais informações que podem ser valiosas para o sucesso da empresa.

Por exemplo, as dúvidas e comentários em blogs, chats, e-mails e redes sociais, podem ser uma ótima forma de descobrir quais são as principais dificuldades que as pessoas que possuem o seu produto, ou consomem o seu serviço, estão enfrentando, o que realmente esperam, quais os pontos fracos, qual os pontos fortes que conseguem encontrar no seu produto etc.

2. Permite se aproximar de seu público

Vale mencionar uma outra importância do marketing digital para as empresas, que é possibilitar uma aproximação maior com o seu cliente e potencial consumidor.

Nesse quesito, as redes sociais são imbatíveis, facilitando muito esse relacionamento. Nas redes sociais o cliente é o maior produtor de conteúdo, expondo o que pensa e espera do seu produto com possibilidade de importantes feedbacks.

Outro canal que não deve ser subestimado, é o Email Marketing, através de um software de automação de marketing, é possível criar fluxos e segmentações para enviar emails direcionados para o público certo.

E, claro, quando o assunto é fidelização do público, a produção de conteúdo tem um papel bem importante, já que através de posts em blog, webinars, eBooks, Lives, e outros formatos de conteúdo é possível responder as dúvidas de seu público, garantindo a retenção.

Vale ter em mente que, atualmente, a empresa que quer crescer utiliza o marketing digital, o qual prioriza a produção de conteúdo.

3. Melhora o seu posicionamento de mercado

O que é preciso para uma empresa ser considerada bem posicionada no mercado? Se respondeu conseguir alcançar seu público de uma forma mais eficaz, acertou.

Como o marketing digital permite aproximar clientes e empresas, isso acaba refletindo no seu posicionamento no mercado.

Nesse sentido, vale considerar criar anúncios pagos nos mecanismos de busca e redes sociais (como anunciar no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads etc.), dessa forma, conseguir atingir, de forma mais rápida, pessoas que estão com a intenção de compra já estabelecida, conseguindo aumentar as vendas e melhorar o faturamento da empresa.

Quanto mais anúncios patrocinados, maior será o poder de alcance e, dessa forma, tornar a empresa, cada vez mais, conhecida e, assim, melhorar o posicionamento do seu negócio.

Por isso, é muito importante conhecer as diversas estratégias de marketing digital disponíveis no mercado, para poder escolher a que melhor se enquadre à sua empresa.

4. Cria um novo canal de vendas

O marketing digital possibilita, entre outras coisas, criar um novo canal de vendas, sejam elas diretas ou consultivas.

No caso de vendas diretas, por exemplo, é possível criar uma loja online para aumentar a praticidade de compras;

Já, no caso de vendas consultivas, é possível criar uma página de preços e funcionalidades para facilitar para o potencial cliente, ou ainda, criar um chat para tirar dúvidas e direcionar o Lead para um vendedor.

No mais, sempre é bom expandir as possibilidades, ou seja, aumentar os canais de vendas, e quanto mais práticos e intuitivos, melhor será tanto para o cliente como para a empresa.

Hoje em dia você consegue comprar tudo pela internet, desde decoração, roupas, móveis, fazer mercado, papelaria, gás de cozinha, ou seja, tudo se encontra na internet.

Então é hora de colocar seu negócio na online e investir no marketing digital.

5. Possibilita a mensuração de resultados

Enquanto o marketing tradicional não permitia um controle dos resultados, já o marketing digital, por sua vez, permite mensurar os resultados e, assim, poder traçar, por exemplo, de onde veio cada cliente e em qual canal está nossa maior audiência.

Sem dúvida, essa é uma grande vantagem do marketing digital, o acesso aos números possibilita novas estratégias e canalizar investimentos para os canais que realmente estão se mostrando mais positivos.

No mais, esse acesso às métricas permite que os anúncios sejam otimizados até conseguirem atingir, realmente, os clientes em potencial.

Atualmente o Marketing Digital está sendo mais priorizado pelas empresas devido à pandemia e o avanço da tecnologia, por isso fazer um curso de marketing digital para aprimorar mais o seu currículo pode ser uma ótima escolha.


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