Publicação

Marketing Digital é furada?

foto de
Adriano Luz

É muito comum as pessoas mais desconfiadas alegarem que o Marketing Digital é furada, mesmo sem saber nada sobre o assunto. É uma defesa natural da pessoa, que por estar sempre com medo de cair em golpes, acaba ficando em alerta para evitar prejuízos físicos ou digitais.

Uma rápida pesquisa no Google vai verificar que diversos temas relacionados são amplamente buscados por pessoas com esse tipo de dúvidas. Os mais comuns são:

  • Marketing Digital é pirâmide?
  • Marketing Digital é furada?
  • Marketing Digital é confiável?
  • Marketing Digital é golpe?

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Podemos considerar que o Marketing Digital é um conjunto de estratégias voltadas para o mundo virtual.

O marketing é um só e nunca foi uma furada, muito pelo contrário. Por meio de muito planejamento e estratégias, as empresas buscavam um alinhamento na comunicação dos seus produtos e serviços para que isso impulsiona suas vendas em determinado público alvo.

A diferença é apenas na forma de abordar. Afinal, quem vive nos dias atuais não vai querer receber um folder impresso com um cartão de visitas grampeado. Esse público que nasceu com a internet, vai querer ver a comunicação da empresa nas redes sociais e demais mídias eletrônicas.

E é aí que o Marketing tradicional virou Marketing Digital. As técnicas de alcance de público apenas se adaptaram para os meios de comunicação virtuais e assim, campanhas de criação de sites, campanhas de gestão de tráfego (orgânico ou pago), redes sociais e etc., são pensadas para encontrar o nicho ideal e o canal ideal para cada setor.

Benefícios do Marketing Digital

Quem pensa que o marketing digital é furada, é porque não conhece os seus benefícios, já que ter autoridade na internet é essencial para se destacar no mercado virtual.

É muito mais fácil conquistar e atrair clientes, solucionando suas dúvidas e problemas e é justamente essa função da criação de conteúdo nas campanhas de posicionamento de marcas.

Esses benefícios vão trazer engajamento e aumento de vendas, que é o que toda empresa precisa. Entre os benefícios mais conhecidos, podemos citar:

Aumento da Conversão

Autoridade no Assunto

Maior reconhecimento da Marca

Criação de Persona especialista no nicho

Marketing Digital é furada? É claro que não. Com o mindset ideal, as estratégias certas e um planejamento bem estruturado, todo tipo de empresa vai atingir resultados positivos em seu mercado.

Por isso, vale a pena entender como esse conceito é aplicado na prática para obter essas vantagens. Digamos que você tenha uma empresa de redes de proteção para gatos e queira oferecer seus produtos para esse público específico na internet.

Com ferramentas de tráfego pago e técnicas de remarketing, você consegue filtrar com uma proximidade muito grande esse público exato... pessoas com Pets e que moram em prédios. Assim, seu investimento seria infinitamente melhor direcionado, concorda?

Ao contrário de quem não conhece o marketing digital ou só pensa que ele é uma furada e vai fazer uma publicidade genérica que às vezes será vista por pessoas que nem tem gatos e muito menos moram em apartamentos, portanto, nem precisam do item de segurança que você vende nas janelas.

Marketing Digital é furada? Mentiras que te contam

É muito comum ouvir muitas mentiras na internet. Em tempos de fake news, concordo que às vezes pode ser difícil separar mentira e realidade. Portanto, é sempre necessária uma pesquisa bem feita para se manter bem atualizado e não cair em mitos ou promessas mentirosas.

Veja abaixo alguns dos casos mais comuns de mentiras que contam e transformam o conceito do Marketing Digital em uma furada:

Você vai ganhar dinheiro fácil

Essa é a mais clássica. Promessas de dinheiro fácil automaticamente tendem a gerar desconfiança. Por mais que certas estratégias possam gerar resultados em curto prazo, realmente é incomum a promessa do dinheiro fácil, já que como todo trabalho bem feito, precisa de tempo, constância e dedicação.

Trabalhe apenas 4 horas por dia

Outro mito que ganhou força numa época em que “nômades digitais” diziam viver de renda trabalhando muito pouco. Por mais que o princípio de Pareto seja verdade, dificilmente você vai ganhar dinheiro com marketing digital investindo tão pouco tempo. Pode acontecer, mas é difícil e por isso, ao ler uma notícia ou livro afirmando que isso é possível é que as pessoas acabam criando o estigma de que marketing digital é furada.

Marketing Digital é fácil

Se você acha que ter conhecimento em desenvolvimento de sites, hospedagem, otimização do site para o marketing orgânico ou criação das campanhas de link patrocinado, gerenciamento de redes sociais, automação de ferramentas de email marketing e vendas, além de todo conhecimento estratégico necessário para fazer isso tudo funcionar junto, então ok... é fácil.

Mas, podemos concordar que são poucos profissionais que estão habilitados para tantas tarefas. Então dizer que o marketing é fácil, é no mínimo leviano.

Não é preciso investir

No começo das redes sociais, os anúncios eram orgânicos. Mas isso consumia muito servidor e com o tempo os algoritmos selecionaram seu conteúdo e hoje, podemos afirmar com certeza que em média, 15 a 50 pessoas apenas podem ver um conteúdo que você postou, independente de você ter 400 ou 5 mil amigos.

Com isso, surgiram as ferramentas de marketing pago, onde você pode impulsionar seu conteúdo. E estamos falando apenas de Face e Insta. Para construir um site você vai precisar de um domínio (que tem um custo anual) e uma hospedagem (que tem custo mensal).

Vai precisar investir na construção do seu projeto web. E depois que ele está pronto, vai precisar levar tráfego até ele, senão não tem o menor sentido você ter um site sem visitas, não é mesmo?

Então, se alguém te falar que no Marketing Digital não precisa investir, mesmo que essa pessoa saiba fazer tudo, ela tem que investir no mínimo tempo para desenvolver todas as etapas do projeto. E como já diz o ditado, tempo é dinheiro!

Só querem vender curso

Infelizmente existe mesmo muito curso de vendas que o cara só criou o conteúdo para vender o próprio curso. O misticismo da prosperidade financeira fácil abre muito espaço para os charlatões de plantão. Não tenho nada contra o EAD, mas desde que realmente se ensine algo. E outra, o marketing digital é muito mais do que vender curso, então, não caia nessa mentira.

Não precisa estudar para trabalhar com marketing digital

Esse mito tem tudo a ver com a mentira anterior. Vou comprar um curso que ensina a vender, me especializei em marketing digital e vou sair por aí dando consultoria em vendas. Não sei se você notou, mas a tecnologia está crescendo em uma velocidade absurda. Até 20 anos atrás ninguém tinha celular. Ninguém imaginava comprar tudo a qualquer hora, na palma da mão.

O mundo virtual é extremamente mutável e complexo e os profissionais do Marketing Digital precisam estar sempre procurando atualizações para estarem atentos ao que pode ou não mudar a qualidade de uma campanha. São pessoas que têm no seu dia a dia muito estudo, testes AB, anotações. Se alguém pensa que o Marketing Digital é uma furada, são esses que acham que igualmente ele é simples de fazer ou que nem precisa estudar muito para isso.

Conclusão sobre o Marketing Digital ser uma furada

Como acabamos de ver, na minha opinião o marketing digital não é furada. Muito pelo contrário. É uma necessidade para qualquer empresa ou profissional, de qualquer porte, localidade e capacidade financeira.

Mesmo que você seja uma micro empresa quase sem nenhum capital de giro, vai sobrar uma verba para impulsionar um conteúdo que pode viralizar e mudar totalmente essa sua limitação financeira.

E se você já é uma pequena ou média empresa, nem preciso falar que o investimento se faz necessário para manter sua demanda e alcançar novas possibilidades de crescimento.

A Coca-Cola e a Nike são bons exemplos disso. Os gigantes são os que mais investem em marketing no mundo, mesmo com seus produtos e serviços totalmente fidelizados no cenário mundial.

Então, se algum dia você pensou que o marketing digital é furada, esse pensamento acabou aqui. Bora procurar uma agência ou profissional da área de Marketing para criar um planejamento estratégico específico para desenvolver o seu negócio!


Comentários