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Por que é importante estar no Instagram?

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Adriano Luz

É importante que sua empresa esteja no Instagram, pois ela é uma das redes sociais mais utilizadas do Brasil e do planeta. Atualmente, essa mídia social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Ademais, cerca de 500 milhões de pessoas acessam a plataforma diariamente. Inclusive, ao perceber o potencial de seu próprio público, o Instagram passou a permitir que as pessoas tenham um perfil empresarial.

Nesse tipo de perfil, é possível ter acesso a vários insights sobre seu conteúdo e sobre quem te segue. Além disso, você tem acesso a várias ferramentas como “loja” online, monetização, post compartilhado, entre outras. Após entender melhor tudo isso, será possível crescer no Instagram e fortalecer a marca de sua empresa. Ao longo deste texto, você entenderá porque é importante estar no Instagram.

Por que o Instagram é tão importante para as empresas?

Antes de falar sobre a importância de estar no Instagram, é preciso explicar porque essa plataforma pode ajudar as empresas. No Instagram, é possível fazer posts rápidos e de qualidade para os clientes. Ou seja, você pode ajudar seus clientes sem falar muito.

O Instagram facilita muito a prospecção de novos clientes e a venda de produtos. Afinal de contas, ele combina a eficiência na entrega do conteúdo com um formato muito atraente, já que é focado em fotos. Em suma, como o Instagram tem se destacado em meio a outras redes sociais, é crucial incluí-lo em suas estratégias de marketing. Do contrário, sua empresa perderá espaço para as concorrentes de seu nicho.

Para que você entenda porque é importante estar no Instagram, será mostrada uma lista com algumas razões para isso. A seguir, veja quais são elas:

O grande engajamento da plataforma

Ninguém sabe exatamente a razão, mas a verdade é que o Instagram é a rede social que mais gera engajamento no planeta. Inclusive, essa plataforma está à frente do Facebook e do Twitter.

Desde o início de 2018, o Instagram ostenta a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos. Além disso, segundo uma pesquisa do Sebrae, essa página possui 15 vezes mais interações que as outras plataformas.

Aliás, existem pessoas que compram curtidas no Instagram, pois acreditam que isso valorizará o engajamento de suas páginas. No entanto, se o conteúdo do perfil não tiver qualidade, nenhuma técnica poderá ajudar. Por isso, é essencial fazer posts que agreguem valor, pois isso é o básico para quem trabalha na plataforma.

O Instagram é focado em imagens

Por ser uma rede social visual, o Instagram leva enorme vantagem sobre as outras plataformas. Primeiramente, as imagens despertam a atenção das pessoas com muita facilidade. Ademais, as pessoas costumam entender melhor as imagens do que os textos.

Devido a esse foco no visual, os usuários tendem a usar o Instagram com muita frequência. Por isso, é mais fácil atrair a atenção das pessoas nessa plataforma do que em outras mídias sociais. Em suma, o Instagram é uma excelente oportunidade para divulgar sua empresa, captar clientes e aumentar suas vendas.

Segmentação de anúncios

Assim como em várias redes sociais, o Instagram também permite a criação de anúncios segmentados. Ou seja, é possível direcionar seus anúncios para públicos específicos, o que tornaria a divulgação bem mais simples.

Por exemplo, se você vende bolos, pode segmentar seu anúncio para usuários que curtem páginas de confeitaria. Dessa forma, apenas pessoas que realmente gostam do seu conteúdo conheceriam o seu post. Ao fazer isso, o engajamento de sua página cresceria bastante com o passar do tempo.

Além da segmentação do público, é possível definir os locais onde o anúncio será mostrado. Esse recurso é bom para quem possui uma loja física, pois o anúncio pode ser direcionado apenas às regiões próximas da loja.

Integração com o Facebook

Como o Instagram e o Facebook pertencem ao mesmo dono (Mark Zuckerberg), os serviços de ambas são integrados. Por isso, de modo automático, você pode compartilhar todos os posts feitos no Instagram na página do Facebook.

Esse recurso é muito bom para quem gosta de trabalhar nas duas plataformas, pois não será preciso fazer um post específico para cada página. Além de atingir mais usuários, essa integração fará o público do Facebook conhecer o seu trabalho no Instagram. Isso será ótimo para o fortalecimento de sua marca.

Stories

Os stories possibilitam a criação de vídeos e imagens que ficam disponíveis durante 24 horas. Nessa ferramenta, além de postar imagens de seus produtos e serviços, você pode divulgar seus eventos e até mesmo mostrar o dia a dia de sua empresa.

Aliás, mostrar sua rotina diária é um bom modo de aproximar o público de sua marca, pois isso mostrará que existem pessoas por trás de sua empresa. Ou seja, mostrar sua rotina tornará sua página mais humanizada. Afinal de contas, as pessoas gostam de falar com pessoas e não com marcas.

Relação próxima com os clientes

No Instagram, basta um clique para que a pessoa fale com seus clientes. Por conta disso, criar uma boa relação com eles fica mais simples, pois a plataforma é feita para facilitar essa comunicação.

Em resumo, uma das vantagens do Instagram é falar diretamente com o público, seja pelos comentários dos posts ou pelas mensagens diretas. Assim, se o cliente tiver alguma reclamação a fazer, ele poderá falar diretamente com você ou com sua empresa. Isso tornará a sua relação com ele muito mais simples, profissional e objetiva.

Os resultados podem ser mensurados

Além da segmentação dos anúncios, o Instagram também facilita a compreensão dos resultados apresentados. Nessa plataforma, existem ferramentas que permitem a visualização e a análise de elementos importantes de cada post.

É possível conhecer o número de pessoas que viram o anúncio e quantas conversões surgiram. Ao analisar esses dados, você consegue montar estratégias assertivas e atingir seu público com maior eficiência.

Entretanto, é bom lembrar que, apesar das facilidades oferecidas pelo Instagram, se a página não tiver qualidade, elas não terão utilidade alguma. Ou seja, se a página não apresentar um conteúdo de valor e não aplicar estratégias de marketing, os recursos do Instagram não ajudarão em nada.

Por isso, é muito importante ter um bom conteúdo em sua página, aprender sobre marketing digital e conhecer o funcionamento do Instagram. Dessa forma, você terá mais chances de crescer na plataforma e fortalecer a sua marca.

Criação do perfil empresarial

Como foi dito na introdução deste texto, o Instagram possui uma série de funções para quem usa o perfil para trabalhar. No entanto, para ter acesso a essas funções, é preciso transformar o perfil pessoal em um perfil empresarial. Do contrário, não haverá como utilizar essas funções.

Para aproveitar as funcionalidades do Instagram empresarial, é preciso ter uma fanpage no Facebook. Além disso, essa fanpage deve estar conectada a um perfil do Instagram com, pelo menos, 100 seguidores.

A partir do perfil comercial, as empresas conseguem colocar algum contato na bio de seus perfis (telefone, e-mail, entre outros). Para ver esse contato, basta clicar no botão que aparece ao lado do botão de seguir.

Como transformar seu perfil

Converter um perfil comercial para um perfil empresarial é bem simples. Entre no menu de configurações do Instagram e escolha “Alternar para perfil comercial”. Logo depois, selecione a página do Facebook que você pretende associar ao seu perfil. Vale lembrar que, como perfis privados não podem ser transformados em perfis empresariais, seu perfil do Instagram tem que ser público.

Por fim, observe as informações de contato de sua empresa, modifique o que for necessário e clique em “Concluído”. Após fazer isso, seu perfil empresarial estará feito.


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