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7 tipos de treinamento corporativo e dicas de estratégias de ensino

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Adriano Luz

Não importa o tamanho e o modelo de negócio. Aplicar os diversos tipos de treinamento corporativo na empresa é necessário para capacitar os colaboradores e desenvolver suas aptidões e habilidades técnicas e comportamentais.

Com o ambiente de trabalho mais capacitado e produtivo, os resultados desejados são alcançados de modo mais ágil e eficaz. Funcionário satisfeito significa clientes satisfeitos. Ótimo, não é mesmo?

Porém, implementar uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento contínuo não é uma tarefa simples. É preciso pesquisar as necessidades da empresa e de seus colaboradores para entender por qual caminho seguir e como oferecer um treinamento que haja adesão e mostre bons resultados.

Precisa de ajuda nesse assunto? Aproveite este artigo para conhecer as opções de treinamentos para empresas e os métodos mais usados para oferecer conteúdo de alta qualidade. Boa leitura!

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é um conjunto de aulas, workshops ou palestras de curto prazo que promovem o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills).

Ou seja, ele tem como objetivo capacitar colaboradores de uma empresa para aperfeiçoar o trabalho executado e potencializar as capacidades emocionais e psicológicas de cada um deles.

São diversos motivos que levam um negócio a aplicar qualquer tipo de treinamento corporativo: aprendizado de uma nova ferramenta, desenvolvimento de novas competências, melhoria do clima organizacional, apresentação da empresa para novos funcionários, resolução de problemas e gargalos operacionais e comunicacionais etc.

Tipos de treinamento corporativo

Existem muitos tipos de treinamento corporativo, mas, alguns deles são mais utilizados por empresas de pequeno a grande porte. Veja quais são eles.

Treinamento on-line / a distância

O treinamento EAD (ensino a distância) tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente após o começo da pandemia de Covid-19.

Afinal, com ele, é possível reduzir custos e agilizar processos, proporcionando que o colaborador assista às aulas quando for mais conveniente, sem precisar parar seu trabalho, impactando diretamente a sua produtividade.

O treinamento on-line:

reduz custos com infraestrutura;

aumenta o engajamento de funcionários e oferece aproveitamento total das aulas oferecidas;

mensura o desempenho e os resultados do curso.

Ou seja, o EAD pode ser aplicado em todos os tipos de treinamento corporativo, não é mesmo? A flexibilidade e a praticidade são pilares essenciais para quem trabalha com desenvolvimento profissional e pessoal.

Treinamento comportamental

Outro tipo de treinamento corporativo é o voltado para o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Conhecida também no mundo empresarial por soft skills.

Ele foca na melhora do comportamento e das atitudes dentro da corporação, seguindo os princípios, os valores e a cultura organizacional.

Dessa forma melhora-se o clima no ambiente de trabalho, promovendo o respeito às diferenças culturais e de personalidade para que todos convivam em harmonia e de modo colaborativo.

Treinamento de liderança

Esse treinamento é voltado para dois públicos internos: os profissionais que já atuam em cargos de liderança e talentos que têm potencial em se tornar líderes.

Afinal, é preciso ter um planejamento de sucessão de liderança para que a empresa cresça e se desenvolva cada vez mais em harmonia com os novos tempos.

Geralmente, o treinamento de liderança desenvolve habilidades comportamentais e técnicas de gestão para melhorar a comunicação, o feedback, a delegação de tarefas, a tomada de decisões, as técnicas motivacionais de equipes, entre outros aspectos.

Treinamento de integração

O treinamento de integração é chamado no universo corporativo de onboarding. Ele é voltado para novos colaboradores conhecerem a história da empresa, sua cultura organizacional, o funcionamento das áreas do negócio, ética de conduta, valores, missão e visão etc.

Perceba que uma ótima opção de reduzir custos e tempo de aplicação desse treinamento é oferecê-lo por plataformas de cursos on-line. Basta gravar apenas uma vez e disponibilizá-lo sempre que precisar.

Treinamento técnico

Esse tipo é voltado para ensinar como usar uma nova ferramenta ou um novo software, por exemplo. As aulas são voltadas para o dia a dia prático, deixando todos os funcionários capacitados para lidar com a implementação de tecnologias e processos operacionais.

Treinamento motivacional

É sempre bom garantir a motivação das equipes periodicamente. Por isso, os treinamentos motivacionais são excelentes e podem incluir palestras, filmes, dinâmicas de grupo, convenções, eventos e avaliações de desempenho com feedbacks.

É primordial entender as causas da falta de motivação para garantir um treinamento eficiente e eficaz, que realmente ajude os colaboradores em sua rotina profissional.

Coaching executivo

Por último, há ainda a opção de aplicar o coaching empresarial ou executivo internamente. Ele pode ser usado para diversas finalidades com foco em desenvolver as habilidades comportamentais de cada colaborador para que ele alcance mais rapidamente suas metas.

Dessa forma, o coaching ajuda a elevar a produtividade, a motivação, o engajamento e a qualidade do trabalho executado.

Como oferecer treinamento corporativo?

A empresa pode escolher um tipo de treinamento corporativo e escolher se ele será oferecido de modo presencial ou on-line. É claro que o presencial demanda mais tempo dos profissionais envolvidos para a preparação do curso e mais gastos.

Para oferecer um treinamento para colaboradores antigos e já contratados:

identifique pontos de melhorias individuais e coletivos;

observe gargalos nos processos operacionais;

veja quais são as competências necessárias para cada cargo existente na empresa;

mapeie características que precisam ser desenvolvidas periodicamente ou pontualmente;

acompanhe se há implantação de alguma nova tecnologia que precise de treinamento;

faça pesquisa de clima organizacional e identifique o que precisa ser melhorado.

Já para os novos colaboradores, o principal tipo de treinamento corporativo é o onboarding, que integra o funcionário à empresa.

Seguindo essas dicas é possível entender qual treinamento é prioritário e qual pode esperar um pouco mais para ser disponibilizado.

Use plataformas EAD para oferecer flexibilidade às equipes e agilidade na produção do conteúdo à empresa. Afinal, qualquer tipo de treinamento corporativo melhora a produtividade, reduz a rotatividade e potencializa o sentimento de pertencimento ao negócio e de valorização do funcionário. Que tal já começar a montar o seu?


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