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Dicas para fazer um bom processo de desligamento

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Adriano Luz

Um processo de desligamento humanizado é determinante para que a empresa seja vista de forma positiva pelos funcionários e pelo mercado

O processo de desligamento é um assunto delicado tanto para a empresa quanto para o funcionário. Esse momento exige que a equipe de Recursos Humanos seja sensível e ofereça toda responsabilidade e segurança para os funcionários se sentirem o mais confortável possível com a situação.

Também conhecido como offboarding, o processo de desligamento pode ser realizado em dois casos: a dispensa a pedido da empresa ou do próprio colaborador.

Independentemente do caso, e sendo feito de forma presencial ou online, para que o processo seja tranquilo e não gere constrangimento de nenhuma das partes, é necessário que a equipe de RH esteja preparada e disposta a agir de maneira amigável e correta, evitando atritos e possíveis ocorrências, como processos jurídicos direcionados à empresa.

Segundo Rafael Souto, especialista em RH e presidente da empresa Produtive, o desligamento deve ser visto como um processo, que exige preparo da equipe e dos gestores. “Uma demissão responsável é você comunicar a decisão sem enrolação, explicar os motivos de forma clara e escutar a pessoa”, afirma Souto em entrevista ao G1.

3 dicas para um processo de desligamento eficiente e correto

Esse momento pode ser conduzido e resolvido de diversas formas, desde um processo burocrático até um mais humanizado. Confira as dicas para não errar na hora de desligar alguém da empresa.

Preparar o processo antes de efetivá-lo

O primeiro passo para que o desligamento de um colaborador seja feito de forma responsável é prepará-lo antes de concretizar. Avalie a situação com calma e veja se o desempenho e as ações do funcionário realmente valem essa decisão.

Quando a decisão for tomada, lembre-se de preparar todos os documentos, para evitar processos trabalhistas. Além disso, é necessário checar pontos, como termos do contrato, aviso prévio e os direitos legais do funcionário, já que tudo isso precisa ser explicado no momento do desligamento.

Pense no outro

Caso o pedido de demissão seja por conta da empresa, lembre-se de que o colaborador pode estar despreparado e não esperando por essa notícia. Por isso, se coloque no lugar dele.

Faça todo o processo de forma direta e empática, sem terceirizar ou agir de modo frio, através de uma mensagem ou e-mail, por exemplo. Convide-o para uma conversa, seja online ou presencial, e, de preferência, conte com a presença do chefe ou gestor direto e de algum funcionário da área de recursos humanos.

Escolha um local calmo e formal para que a conversa ocorra de forma tranquila e sem exposição desnecessária para ambas as partes. Lembre-se de ser breve e direto, mas sem se tornar rude. Fale com calma e paciência, sabendo que essa nunca é uma notícia fácil de ser recebida.

Finalize o processo após a conversa

Depois da conversa com o funcionário, continue o processo de forma objetiva e correta. Documente o que se passou na reunião de desligamento e informe a equipe da decisão tomada.

Lembre-se também de fazer uma reunião com os superiores para entender os motivos da demissão, principalmente se a decisão partiu do colaborador. Tente buscar os pontos de melhoria que podem ser feitos na empresa e nos processos.

Afinal, a forma como o desligamento é feito também é um dos tópicos relevantes para que as empresas sejam reconhecidas como boas marcas empregadoras e sejam visadas por profissionais de alta qualificação para os cargos.

É o que afirma o especialista em RH, Rafael Souto, “Cuidar da saída de uma forma profissional, humanizada e com responsabilidade também impulsiona a marca empregadora, para quem está saindo, e leva a imagem da empresa ao mercado; para quem fica e sabe que o colega que saiu foi tratado de maneira respeitosa e com apoio; e para a marca perante a sociedade como um todo".


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