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O que é dropshipping e o que é feito?

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Adriano Luz

Podemos definir que o dropshipping é um modelo de gestão logística em que as lojas físicas ou online vendem os seus produtos sem manter um estoque desses produtos.

A empresa atua como sendo uma revendedora, intermediando as operações de vendas e de terceirizando todo o processo de armazenagem e de distribuição para os fornecedores. Sendo uma excelente estratégia de logística muito utilizada pelos marketplaces.

O e-commerce ganhou proporções inimagináveis ​​ao longo dos anos, e poucas pessoas sabem disso graças ao advento do dropshipping.

Se você deseja aprender mais sobre a área do e-commerce, é muito importante que você faça um Curso Online sobre o assunto.

O que significa dropshipping?

Em tradução livre, a palavra dropshipping pode significar "frete grátis". Ou seja, nesse modelo de e-commerce, os gestores ficam isentos de entregar os custos operacionais, que são arcados pelos fornecedores.

Gerir um negócio online é muito mais fácil sem ter que lidar com logística, certo? É essa maior comodidade que atrai muitos empreendedores para o dropshipping, visto como uma atividade de fácil retorno.

Portanto, sempre antes de iniciar um e-commerce, nós recomendamos que você considere sempre todos os riscos de investir tempo e dinheiro em trabalhar com marcas e estoque de terceiros.

O que é dropshipping?

Dropshipping é uma combinação das palavras drop e shipping. Interpretando essas traduções literalmente, podemos dizer que é como se uma organização que entrega mercadorias para outra empresa.

Isso significa que, dentro do dropshipping, o e-commerce vai realiza a venda e encaminha todo o pedido para uma determinada empresa parceira que faz os seguintes passos:

• Armazenar;

• Estoque;

• Distribuição de produtos de venda.

O fornecedor sempre será o responsável por todo esse processo logístico, e o mercado será o intermediário de compras.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online com Certificado, cerca de 30% dos varejistas online mudaram seus processos de vendas e entrega para um modelo de venda direta.

Como funciona o dropshipping?

Os vendedores importam listagens de produtos de fornecedores parceiros

A lista de produtos fornecidos pelos fornecedores é atualizada com frequência. Alguns são atualizados semanalmente, alguns são atualizados diariamente.

Idealmente, no entanto, eles serão atualizados em tempo real, e sempre terão soluções de computação em nuvem.

Nesse sistema, sempre que alguém compra um item de qualquer loja que conte com o mesmo estoque de atacado, esse item é removido da lista.

Alguns deles até tem o trabalho de atualizar a loja virtual do vendedor. Porém, em alguns casos, esse processo é feito manualmente e dentro desse caso, os próprios administradores adicionam ou removem produtos para evitar qualquer risco de clientes desagradáveis.

Cliente realiza os pedidos dentro da plataforma

O próximo passo é comprar. O cliente seleciona o produto que deseja comprar, coloca dentro do carrinho e ele finaliza a ação.

Todas as conversões são impulsionadas pelo marketing, sendo de responsabilidade do administrador da loja.

Portanto, quanto melhor for o trabalho de prospecção, melhor e maior será o benefício do e-commerce.

Vendedor envia pedido de compra do cliente ao fornecedor

A plataforma automatizada informa os fornecedores sobre as compras, bem como os dados pessoais e o endereço da entrega dos consumidores.

Novamente, algumas soluções ainda contam com recursos humanos para executar as ações, o que poderá retardar todo o processo.

Indicamos que você sempre deverá apostar em tecnologia para uma melhor agilidade e lucros mais atrativos.

Fornecedores realizam as entregas aos clientes

Dentro desse caso, o fornecedor sempre será responsável por realizar a entrega.

Muitas vezes, também fornece suporte, assistência e serviços pós-venda, como, por exemplo: reparos e assistência técnica.

Portanto, o vendedor fica isento do processo que ocorre após a conclusão da transação.

Vantagens do dropshipping

Baixo investimento

Uma das principais vantagens do dropshipping tem a ver com a despesa e o investimento que todo o e-commerce acarreta. Pois, o dropshipping oferece economias substanciais relacionadas ao armazenamento, principalmente dentro do estoque de produtos que vende.

Poucas despesas

As lojas físicas enfrentam diversas burocracias. Além disso, todos que decidem trabalhar dessa forma incorre em custos fixos, como:

· IPTU,

· conta de luz,

· Aluguel, entre outros gastos.

Flexibilidade do negócio

Hoje em dia, o e-commerce não tem muitas restrições quanto aos locais físicos. Assim, a venda direta torna o planejamento e a gestão totalmente digitais. Isso significa que você pode controlar facilmente o seu negócio através da internet.

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O dropshipping também permite que os proprietários de comércio eletrônico coloquem uma variedade de produtos em seu mercado.

Dropshipping é legal no Brasil?

Há alguma discussão sobre a legalidade da venda direta no Brasil.

Qualquer pessoa que se envolva em tais atividades no país é chamada de intermediário de negócios.

Mesmo que não exista legislação específica, as atividades não são consideradas ilegais.

No entanto, quem deseja trabalhar com sua empresa nesse ambiente deve sempre procurar por profissionais que compreendam a área para evitar ações judiciais ou descumprimento de obrigações fiscais.

Então, além de te dar uma ideia de quais regras fiscais e contábeis você precisa seguir ao longo do tempo, você vai precisar encontrar um consultor ou contador para te ajudar a definir o melhor regime tributário.

Dropshippers no Brasil

É muito comum as empresas optarem por vender diretamente como sendo representantes internacionais de diversas marcas. Porém, o mercado nacional também tem excelentes e bons produtos e serviços:

Portanto, o primeiro passo para formar uma boa aliança com essas lojas e fazê-las com que elas funcionem por meio do modelo de dropshipping você deve entrar em contato direto com elas e negociar sobre como vender o produto.

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