Publicação

O que é ter conhecimento avançado em Excel?

foto de
Adriano Luz

O Excel é uma ferramenta amplamente utilizada em empresas e organizações, também por profissionais e estudantes que necessitam realizar determinados trabalhos com base no Excel. Desse modo, o Excel é definido como sendo uma das ferramentas mais utilizadas e uma das que mais buscam informações e conhecimento sobre o assunto. Demonstrando assim a grande quantidade de Curso de Excel, vídeos e de materiais que estão dentro da internet, eles são produzidos e disponibilizados com o objetivo de atender a grande demanda de alunos que desejam aumentar o conhecimento da ferramenta.

Básico

O nível básico é onde você pode preparar e criar bem as planilhas.

Para quem precisa utilizar essas ferramentas, a formatação de planilhas é um critério importante, dentro do software existe uma forma de organização das informações necessárias que muitas vezes são altamente difíceis de serem criadas por outros programas.

Dentro do nível básico existem as operações matemáticas básicas, como, por exemplo: adição, subtração, multiplicação, divisão, ampliação e porcentagem. Outros que atendem ao básico incluem mesclar células, mover tabelas e inserir gráficos.

Intermediário

Compreendemos sobre a importância de ter um nível avançado dentro do Excel, mas os conceitos mais necessários no processo seletivo começam no nível intermediário.

Dentro desse nível as empresas começam a demonstrar um maior interesse pelas competências. Porém, quais são as funções que fazem parte deste nível do Excel?

Dentro do intermediário deve-se ter: fórmulas lógicas como S.E, E e FALSE, tabelas dinâmicas, fórmulas de texto, V-PROC e congelamentos de painel.

Avançado

Muitos pensam que ter um nível avançado de Excel precisa dominar todas as funções do programa, e isso está errado. Ter o conhecimento avançado necessariamente não significa dominar todas as funções que estão presentes no programa.

Um nível avançado do Excel significa dizer que você terá uma função mais otimizada e terá uma análise dos dados propostos. Mesmo que você não saiba como usar uma função, pode aprender através da pesquisa ou da plataforma.

Porém, quais são os recursos que são considerados avançados? Essas funções são: fórmulas matemáticas, formatação condicional, conhecimento dentro das áreas financeiras e de engenharia, ferramentas de análises, gravação e edição de macros, verificação de dados, etc.

Diferença de Excel básico para o Excel avançado

A princípio, devemos considerar que não existe tal classificação. O Excel é uma ferramenta totalmente única, portanto, de um ponto de vista preciso, não existe essa classificação entre básico e avançado, porque se trata de um único. Ferramenta em vez de duas. Entendendo isso, precisamos entender que os Cursos Online usam principalmente a classificação básica e avançada do Excel como métodos de ensino para atender diferentes públicos.

Normalmente, algumas pessoas desejam aprender sobre algumas coisas básicas para a criação de suas planilhas pessoais ou mesmo apenas fazer alguns deveres de casa. Para essas pessoas, não existe a necessidade de ferramentas aprofundadas para entender recursos complexos que nunca irão usar ou nos quais estão interessados em compreensão. Para essas pessoas, os cursos costumam oferecer um curso denominado Excel Básico, que fornecerá ao aluno os conceitos de que ele precisa e demonstrará as ferramentas básicas e mais simples que o Excel possui.

Porém, existem algumas pessoas que já conhecem um pouco esta ferramenta e querem ir mais longe, geralmente para o trabalho ou outras situações, procuram as funções mais complexas e completas desta ferramenta para produzir cada vez mais planilhas extremamente complexas e altamente eficazes, permitindo dados a serem integrados com outros sistemas. Para essas pessoas, a plataforma de ensino oferece cursos avançados para aprender as funções mais específicas e complexas da ferramenta.

Por que é importante aprender Excel?

Atualmente, existem diversas discussões sobre as oportunidades perdidas e a necessidade de se aprender cada vez mais sobre o Excel, porém é muito complicado compreender por que isso é tão importante. Mas deixe-nos explicar essas razões.

O principal ponto a ser discutido é a otimização do tempo fornecida pelo Excel, que permite realizar várias operações que geralmente levam horas para serem concluídas, e você pode concluí-las em pouco tempo.

Ele é um software altamente multifuncional que, graças às suas funções, permite que diferentes tarefas sejam executadas com rapidez e facilidade.

3 Assuntos que todos que usam Excel devem ter na ponta da língua

Usar fórmulas avançadas

As fórmulas são a primeira etapa em todos os recursos que tornam o Excel como sendo um programa muito inteligente. Sem esses recursos, o Excel é apenas um programa de manutenção de dados. Porém, ao usá-lo, você pode compactar dados, analisar dados e obter respostas para as perguntas mais complexas.

Embora qualquer pessoa possa usar fórmulas simples, como, por exemplo: SOMA ou SE, sendo um usuário avançado do Excel, você deve também ser capaz de inserir e combinar perfeitamente as devidas fórmulas como: SOMA, SUBPRODUTO, ÍNDICE, PROC, etc. Sendo altamente útil em qualquer planilha.

Além de entender o papel de cada fórmula, você também deve saber separá-las, principalmente para entender quando usar cada fórmula em cada situação.

Criação de tabelas e de conhecer melhor sobre as opções de formatação

O conhecimento Excel vai lhe permitir estruturar e apresentar dados para da melhor forma. Um entendimento completo desses recursos do Excel é muito necessário para fazer ótimas pastas de trabalho do Excel e, mesmo assim, você não precisa transferir planilhas para outros documentos a serem apresentados.

Aplicar formatação condicional

A formatação é um excelente recurso do Excel, mas geralmente é subutilizado. Com a formatação condicional, você poderá dizer ao Excel sobre como se destacar.

Por exemplo: destaque os 20 principais clientes, os funcionários que estão acima da média, os produtos mais vendidos na semana, etc.

Embora qualquer pessoa possa definir as devidas regras de formatação condicional mais simples, dentro do Excel avançado, você pode fazer mais coisas, você saberá sobre como combinar fórmulas com formatação condicional com o objetivo de se destacar e atender a quase todas as condições possíveis.


Comentários