Publicação

Tecnologias que os times de futebol têm adotado para melhorar o desempenho em campo

foto de
Stefani Rejane

Para aqueles que pensam que tecnologia e esporte não andam juntos, estão muito enganados. Além desses dois assuntos estarem muito bem relacionados, eles ainda são um dos pontos aos quais fomentam o mercado do futebol.

Isso porque os clubes têm investido cada vez mais em tecnologia dentro e fora dos campos, com o objetivo de aumentar o desempenho dos jogadores dentro e fora dos campos, o que, indiretamente, resultará em melhores resultados para o time em si.

Essas tecnologias podem ser usadas tanto durante as partidas, como o VAR e o tira-teima, quanto fora do gramado, como os aparelhos de ponta para identificação dos pontos que os jogadores precisam melhorar, a montagem de treinos especializados para cada posição (zagueiro, atacante, lateral direito e esquerdo, entre outros).

Com o avanço da tecnologia, também há modalidades virtuais que fomentam o mercado do esporte, como, por exemplo, o Poker online, as apostas esportivas, entre outros. Para entender melhor o que os clubes têm investido, leia o artigo até o final e dê uma olhada nas inovações que têm chegado para abalar o mundo do futebol.

Categorias de base do palmeiras: iniciativas de neurociência

Em pauta desde 2017, o clube Palmeiras tem aplicado um projeto que tem como foco a neurociência para conseguir identificar e melhorar a performance dos atletas que jogam nas categorias de base do time.

A primeira equipe a ser testada foi o Sub-17, eles passaram por 10 sessões de um treinamento bem diferente do habitual, que visa desenvolver as capacidades cognitivas de cada jogador, o que irá melhorar os resultados que são entregues por eles durante as partidas.

Esses testes são divididos em dois e são realizados a partir de óculos de realidade virtual e que são interligados a um programa que avalia as habilidades específicas para esportes, como, por exemplo, tempo de reação, tempo para tomada de decisão, impulsividade, visão periférica e atenção no que está acontecendo durante a partida, ou seja, o foco.

Aumento de desempenho através da análise de dados

Muitas pessoas não sabem, mas a área do futebol é um ótimo campo para realizar a análise de dados, isso porque é possível construir uma estratégia forte através do big data para aumentar as taxas de vitórias do time, através de probabilidades, um clube que fez isso e obteve bons resultados foi o Liverpool.

Tecnologia de prevenção de lesões e aumento de performance

Em 2020 o Palmeiras investiu na aquisição de uma tecnologia de controle cardíaco em tempo real, para conseguir aprimorar o desgaste e o controle de carga dos jogadores.

O nome do equipamento é First Beat e tem como intuito prevenir lesões e impactar de forma positiva o desempenho da equipe como um todo.

Recuperação de atletas mais rapidamente? Flamengo adota tecnologia inovadora

A tecnologia adotada pelo grupo do Flamengo é a partir da realidade virtual que será utilizada para acelerar o processo de recuperação dos atletas.

O nome do aparelho é ‘Rezzil’ e se trata de uma plataforma de desempenho cognitivo para conseguir medir a capacidade de cada jogador. O foco é agilizar o processo de transição e volta do jogador para o campo.


Comentários