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Como assinar um documento digitalmente?

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Adriano Luz

Se você ainda utiliza caneta em seus contratos, aprenda agora como assinar um documento digitalmente e livre-se da papelada.

Até porque, nos dias de hoje, já existem diversas soluções em tecnologia para assinar documentos digitalmente e aumentar sua produtividade, o que pode facilitar a sua rotina.

No entanto, nem todas as soluções tecnológicas oferecem bons serviços de assinatura digital, onde você precisa estar atento a diversos pontos para garantir qualidade.

Por fim, para entender melhor, continue lendo nosso artigo e descubra como assinar um documento digitalmente de maneira simples e prática.

Certificado Digital

Atualmente, o certificado digital é a maneira mais utilizada para assinar documentos com validade jurídica.

Ou seja, se você busca assinar documentos digitalmente e precisa que essa assinatura tenha validez jurídica, o certificado digital pode te atender.

Além disso, o certificado digital pode ser utilizado tanto por pessoas físicas, quanto por pessoas jurídicas.

Porém, e algo diferente para muitas pessoas, é que para obter um certificado digital você precisa comprar um, e os valores variam de acordo com o emissor do mesmo.

Uma alternativa para quem não quer arcar com o certificado é escanear documentos e posteriormente enviá-los, mas claro, em alguns lugares, pode ser solicitado a comprovação a mais, que é justamente esse certificado.

Isso vai comprovar que o arquivo não sofreu alterações durante o trajeto, garantindo a veracidade e segurança das informações.

Assine documentos com a DocuSign

Se você busca uma forma ainda mais prática de assinar documentos digitalmente, a DocuSign deve estar na sua lista.

A princípio, a empresa fica situada nos Estados Unidos e é líder em assinaturas eletrônicas em todo o mudo.

Grandes empresas como Santander e Ifood utilizam e recomendam o serviço de assinatura digital da DocuSign.

No entanto, a DocuSign possui como público alvo a elaboração de contratos.

Além disso, os valores são bem salgados, se você possui poucos documentos para assinar talvez seja melhor analisar a próxima opção.

D4Sign

Semelhante à opção anterior, porém, mais robusta e barata.

Atualmente a D4Sign é a única plataforma para assinar documentos digitalmente com integração ao banco de dados do Governo Federal.

Sendo assim, a melhor opção para quem busca assinar documentos relacionados a auxílios governamentais e não governamentais.

Além disso, a D4Sign oferece o certificado digital gratuito para quem assina um dos planos da plataforma.

Normalmente, a maioria do público da plataforma são pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

ArqSign

No mercado de assinaturas digitais, diversas empresas surgem para oferecer esse tipo de serviço.

Uma das mais recentes startups desse segmento é a ArqSign, ela possui funcionalidades extremamente semelhantes a anterior.

Contudo, seu visual mais moderno e interativo tem contribuído para o seu crescimento.

Mesmo não tendo a mesma popularidade dos seus concorrentes, a ArqSign é uma promessa para o mercado de assinaturas digitais.

Portanto, se você busca algo novo, faz sentido considerá-la como opção para assinar documentos digitalmente.

Assinatura do Governo Federal

Embora essa seja a mais complexa das opções de como assinar documentos digitalmente, ela também é válida.

Todavia, apenas pessoas cadastradas no aplicativo oficial do governo (baixe aqui) podem realizar a assinatura digital.

Além disso, o cadastro deve possuir a validação através da selfie confirmada.

Assim como os demais serviços, para utilizar a assinatura digital do Governo você precisa de um certificado digital.

Você pode comprar um através do próprio governo, assim você assina os seus documentos com mais agilidade e segurança.

Qual assinatura digital escolher?

Se você é uma empresa, o serviço da D4Sign com certeza é a melhor opção da nossa lista de como assinar documentos digitalmente.

No entanto, se você possui um baixo volume de documentos para assinar, um certificado digital pode ser uma boa opção.

Vale lembrar que diversas empresas oferecem o certificado digital, mas neste caso específico recomendamos a compra através do Serasa.

Além disso, os certificados digitais podem servir também identidade digital, perfeito para quem busca praticidade no dia a dia.

A assinatura digital é segura?

A princípio, na verdade inúmeras pesquisas afirmam que a assinatura digital possui muito mais segurança que a escrita.

Até porque, especialistas em segurança pública afirmam que uma assinatura escrita pode ser facilmente clonada.

Basicamente, basta que o indivíduo possua algum tipo de habilidade em pintura para que ele possa clonar qualquer tipo de assinatura escrita.

Porém, no caso da assinatura digital, nem mesmo os melhores hackers conseguem descriptografar os milhares de códigos que estão por trás dela.

Inclusive, a assinatura digital é utilizada por instituições como FBI, CIA e NASA, sem comentários não é mesmo.

Considerações finais

Existem muitas formas de assinar documentos digitais, porém, nem todas são viáveis.

A princípio, todas as opções exibidas aqui em nosso artigo lideram quando o assunto é assinar documentos digitalmente.

Sendo assim, esperamos que você tenha aprendido a como assinar documentos digitalmente, até a próxima!


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