Publicação

Como manter o e-commerce mais seguro contra hackers?

foto de
Mídias Sociais

Quem tem um site de vendas através do qual paga suas contas e despesas pessoais, certamente, teme sofrer um ataque hacker e perder todo o seu retorno. Por isso, o cuidado com a conta, a estrutura do site e os dados dos clientes é fundamental.

Contudo, como preservar em um site estruturado em Vtex io a segurança que o negócio virtual necessita? Veja a seguir como seguir cada etapa!

Mantenha a atualização do site

Manter o site atualizado evita brechas de segurança no sistema, que permitem que qualquer hacker tente invadir o mesmo. O sistema de gerenciamento de conteúdo também precisa estar atualizado conforme a mais recente versão.

Caso hajam dificuldades relacionadas com a atualização do CMS, que possa desestruturar o site, é possível baixar um Firewall de Sites que proteja o mesmo contra eventuais ataques.

Crie senhas fortes periodicamente

Pare de misturar iniciais de nomes com datas de nascimento. Tais recursos estão muito “manjados” por quem tem habilidade em invadir sistemas, ainda mais de e-commerces.

É importante adotar o padrão de criar senhas únicas, longas e difíceis de decorar para tudo. Principalmente as senhas de acesso ao servidor onde o site está hospedado.

Para quem tem dificuldade em pensar nestes tipos de senhas, existem geradores de senhas gratuitos que geram inúmeras aleatoriamente. Não esqueça de anotá-las depois.

Evite servidores compartilhados

Compartilhar servidores com outros sites cria o efeito contaminação. Quando um site é invadido, todos os outros podem ser. O ideal seria que cada site estivesse em seu próprio servidor, para evitar um ataque em massa de repente.

Atribua funções com cautela

Ao abrir acesso ao site da empresa, existem funções distintas, tais como o administrador e o editor. Quem edita, não necessariamente precisa ter acesso às demais seções do site como controle de vendas, de caixa e outros.

Tais atribuições e acessos podem ser controlados no painel de gestão da ferramenta utilizada para trabalhar com o e-commerce. Uma loja virtual criada em WordPress, por exemplo, oferece estas possibilidades.

Sistema CMS - Altere o padrão

Todo sistema de gerenciamento de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, Joomla!, Magento e outros, apresenta sistemas de configurações padrão que podem ser alterados, permitindo maior segurança dentro e fora dos sites.

Muitos dos ataques tiram proveito de configurações padrão para entrar no e-commerce. Basta uma mudança na configuração e a segurança dobra.

Plugins e Extensões

Verifique se os plugins e extensões que se encontram instalados em seu site, não afrouxam a segurança e a funcionalidade do mesmo. Muitas vezes, estes pequenos recursos podem causar grandes transtornos.

Backups

Um backup é importantíssimo a fim de garantir que se, em último caso, o site sofrer um ataque hacker, seja possível descartar a estrutura invadida e hospedar novamente o site com foco no reforço de sua segurança.

Isso agiliza o tempo de trabalho e impede que o mesmo permaneça fora do ar por muito tempo. Mas é importante contar com um bom backup sempre atualizado, se possível uma vez a cada semana.

Alguns serviços de hospedagem oferecem este serviço, criando o backup automaticamente.

Adquira um certificado SSL

Quando se vai a um lugar importante, como uma repartição do Governo ou ainda uma grande empresa, é possível ver nas fachadas aquelas placas - pequenas, porém, destacadas, que avisam quem faz a segurança do local.

Um certificado SSL está para o site assim como estas placas estão para as empresas. Isso inibe a ação dos hackers que logo percebem o quão difícil será invadir o sistema.

Isto por causa da parte iconográfica do SSL (cadeado verde) que assegura a criptografia dos conteúdos.

Com estas dicas é possível descansar sossegado contra qualquer tipo de invasão hacker. Afinal, o e-commerce está seguro!


Comentários