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Marketing sazonal: entenda mais sobre essa prática

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Em maior ou menor grau, um consumidor já foi fisgado pelo marketing sazonal em um período específico do ano, seja para presentear uma pessoa, ou para aproveitar as ofertas de verão ou de inverno de uma loja de roupas.

Muitas empresas desenvolvem um plano de marketing sazonal para promover produtos e serviços ao longo do ano, não apenas durante as férias, mas à medida que uma estação passa para a próxima.

Empreendedores e profissionais de marketing seguem um calendário, criando e executando um plano de marketing sazonal, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca e as vendas em intervalos regulares ao longo do ano.

O que é um plano de marketing sazonal?

Um plano de marketing sazonal é uma estratégia que se desvia do plano geral de marketing, e pode ser proposta a partir da avaliação patrimonial, e ser empregada durante uma temporada de férias ou época do ano.

Essa estratégia se baseia em elementos sazonais ou tradicionais para comercializar produtos e serviços, como:

  • Ano novo;
  • Carnaval;
  • Dia das Mãe e dos Pais;
  • Estações do ano;
  • Férias escolares;
  • Festas de fim de ano.

Qualquer empresa pode se concentrar na mudança das estações, como primavera/verão e outono/inverno, ou em um feriado específico, para promover a marca.

Atualização do plano de marketing sazonal

A criação de campanhas publicitárias com o marketing sazonal como foco deve ser atualizado continuamente, permitindo maximizar as oportunidades para promover produtos e serviços ao longo do ano.

Os clientes ficam empolgados com ofertas sazonais especiais, e buscam chances de economizar em produtos que adoram.

Atualizar o plano de marketing sazonal para se adequar a uma estação permite que a empresa aproveite a novidade de certas épocas do ano.

O plano de marketing sazonal não precisa refletir sempre um feriado, mas uma empresa de paisagismo deve estar atenta quanto ao público-alvo, assim como os funcionários envolvidos nos serviços prestados para condomínios residenciais, prédios e edifícios comerciais.

Em vez disso, a marca pode realizar promoções em datas comemorativas, como o aniversário do município onde está instalada, ou a comemoração de mais um ano atendendo o público em geral.

Dependendo da marca, ela também pode obter uma milhagem de promoções centradas em temporadas anuais, como volta às aulas, eventos culturais e esportivos, entre outras atividades plurais.

6 dicas para construir plano de marketing sazonal

A seguir estão 6 dicas que podem ser implementadas em uma campanha publicitária, levando em consideração o marketing sazonal como uma oportunidade ao longo de um ano.

Ofereça ofertas de produtos e serviços sazonais

Muitos ingredientes para a preparação de pratos dependem da disponibilidade, que varia conforme a sazonalidade do fornecedor.

O plano de marketing sazonal pode disponibilizar ofertas de produtos ou serviços utilizando temáticas específicas de tempos em tempos.

É possível distribuir brindes de selante para radiador para os clientes, em conformidade com a estação do ano, o feriado em questão, ou um evento que esteja ocorrendo, como Copa do Mundo de Futebol ou Olimpíadas.

Uma empresa que fabrica velas perfumadas e produtos de banho pode fazer uma campanha de marketing para o Dia das Mães.

Outra alternativa, para uma empresa que vende produtos de beleza para homens, a ideia é desenvolver um plano de marketing sazonal voltado para o Dia dos Pais.

Aproveitar campanhas de sucesso de anos anteriores

Repetir um plano de marketing sazonal bem-sucedido de um ano anterior pode ajudar a animar os seguidores das páginas de terceirização de limpeza, com o intuito de levá-los a fazer uma compra ou contratação de serviço.

Algumas marcas realizam as mesmas promoções sazonais ano após ano, criando fidelidade à marca e atraindo novos clientes que desejam participar da oferta.

Alternativamente, todo empreendedor deve considerar uma nova versão de um tema familiar de marketing sazonal.

Inclua o marketing sazonal nas redes sociais

A presença em plataformas de rede social deve refletir o plano de marketing sazonal.

O que quer que a empresa esteja oferecendo em outros canais, como sites, blogs e e-mails, as contas sociais devem refletir a campanha de marketing geral.

O conteúdo de rede social deve operar em torno do plano de marketing sazonal, com objetivos próprios, como o direcionamento de usuários para inscrição em uma lista de e-mail.

Também é possível enviar seguidores para o site de um escritório contábil, ou um e-commerce, ou então para uma loja dentro da rede social, com facilidade de compra de produtos.

Com isso, é possível envolver os seguidores oferecendo oportunidades especiais, como brindes e conteúdo gerado pelos usuários.

Isso proporciona o investimento no reconhecimento da marca, criando uma atmosfera de entusiasmo em torno das ofertas especiais que se está promovendo.

Vale aproveitar conteúdo gerado por usuários

O UGC (User Generated Content), ou conteúdo gerado pelo usuário, é um método para preencher o conteúdo de marketing, principalmente nas redes sociais, permitindo que os seguidores criem conteúdo para a marca.

A ideia é criar uma campanha de rede social divertida, que possa incentivar o público a tirar uma foto ou criar uma postagem que destaque a marca.

A empresa pode fazer com que eles marquem o perfil na rede social, marcando amigos nos comentários e utilizando uma hashtag personalizada em postagens para que se possa encontrá-los facilmente.

Em seguida, é preciso repostar o conteúdo criado como parte da campanha, sempre com permissão e crédito para eles, levando em consideração qualquer assessoria trabalhista para não ter problemas jurídicos.

Essa é uma maneira de manter a fila cheia enquanto se executa uma campanha de marketing sazonal.

Organize um sorteio centrado na temporada

Os brindes podem ajudar a aumentar os seguidores, além de espalhar o reconhecimento da marca.

Eles são eficazes em qualquer época do ano, mas os brindes sazonais são uma oportunidade única.

Os clientes estão procurando ofertas específicas para combinar com a temporada, então, vale criar oportunidades para que eles encontrem a empresa.

Use o e-mail marketing sazonal

Ao construir um plano de marketing sazonal, é preciso explorar a lista de e-mail fazendo com que os assinantes recebam ofertas especiais antes de todos os outros. Também deve-se considerar a criação de ofertas adicionais apenas para eles.

Por outro lado, uma empresa de licenciamento ambiental pode organizar, dentro das oportunidades de negócios, promoções especiais para atrair outros assinantes para a lista.

Com uma série de e-mails que apresentam a oferta sazonal, a vitrine deve ser exposta antes de uma grande revelação, a fim de fornecer aos assinantes uma série de descontos e momentos especiais apenas para eles.

Como usar a sazonalidade a favor da empresa?

Uma empresa pode capitalizar sobre eventos sazonais, qualquer que seja o setor ao qual pertence.

Faça parte da conversa

Mais uma vez, a comunicação via rede social permite se inserir em conversas, afinal, as pessoas gostam de falar sobre feriados e eventos diferentes.

Durante o Natal, Páscoa, entre outros feriados religiosos, as redes sociais estão repletas de fotos, posts estéticos e conversas sobre as festividades.

Assim, a melhor maneira de se encaixar e chamar a atenção para uma marca é participar de todas essas conversas.

Dessa forma, quando as pessoas buscarem conteúdo relevante, os posts e perfil também irão aparecer, proporcionando novas impressões e interações todos os dias.

Conexão com nicho ou público-alvo

Se uma marca conta histórias envolventes durante as férias, o público se sente mais próximo da empresa.

Eles enxergam uma empresa de terceirização de limpeza humanizada, igual a eles, comemorando as festas de fim de ano e seguindo os mesmos passos que eles.

Se a equipe de marketing também incluir alguns tutoriais e dicas de “como fazer” relacionados às festividades, isso aumenta o engajamento.

Todas essas etapas podem ajudar a mergulhar na cultura e, por extensão, na vida dos clientes. Além disso, pode ajudar a estabelecer um legado e posição em relação aos concorrentes, o que é sempre importante.

Planejamento de orçamento

Se a empresa, junto com a equipe de marketing, planejar as atividades e orçamento em torno de diferentes eventos, pode distribuir as despesas uniformemente ao longo do ano.

Portanto, uma marca consegue planejar as campanhas com antecedência e sempre tem dinheiro suficiente para garantir que tudo seja impecável.

Ter tanto tempo para planejar a estratégia de marketing sazonal também permite prever possíveis problemas que possam surgir.

Dessa forma, a equipe de marketing pode planejar como superá-los de uma maneira que não prejudique os esforços promocionais, mas realmente os ajude.

Conclusão

Um plano de marketing sazonal pode ser uma maneira diversificada para muitas empresas aumentarem os lucros durante as principais épocas do ano, bem como aumentar a plataforma por meio da conquista de novos seguidores.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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