Publicação

6G: Tecnologia que pode mudar o mundo

foto de
Adriano Luz

Embora o 5G ainda seja novo, empresas, institutos de pesquisa e governos estão começando a desenvolver a próxima geração, o 6G.

O 6G é a próxima geração de redes móveis, que chegará com o intuito de suceder o 5G, que ainda está em fase de implementação em todo o mundo, contudo o planejamento para o futuro já está em desenvolvimento.

Ainda há muito para se criar e explorar dessa tecnologia, os próprios desenvolvedores seguem elaborando como será ela, quais serão suas capacidades e como será direcionada.

Previsão de chegada e potenciais funcionalidades do 6G

De acordo com diversas informações, mesmo com o 5G ainda em fase inicial, algumas empresas, institutos de pesquisa e governos estão começando a desenvolver a próxima geração, o 6G. O mais provável é que a novidade deva surgir por volta de 2030.

Enquanto o 5G visa aprimorar algumas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), a telemedicina e os carros autônomos, o 6G deverá oferecer suporte à transmissão de imagens holográficas e metaverso, além de avançar em inteligências artificiais.

Estimam que o 6G conseguirá alcançar velocidades de até 1 Tbps, algo em torno de mil vezes mais rápido que o 5G.

Como o Brasil se prepara para o 6G

A implantação do 5G no Brasil ainda está em seu estágio inicial, entretanto uma avaliação do papel do país na definição de padrões para o 6G envolveu a Anatel, o governo e a academia.

Ao redor do mundo, o avanço da tecnologia já têm grandes incentivos da indústria em locais planejados, como no Reino Unido e na Índia, além disso, estratégias vêm sendo elaboradas na China, Japão, União Europeia e Estados Unidos.

A substituição dos computadores por smartphones

Os smartphones têm se tornado cada vez mais práticos quando comparados a computadores para se trabalhar em espaços confinados. Com todos os avanços da tecnologia, principalmente das redes móveis, há atualmente inúmeros aparelhos disponíveis para facilitar sua vida.

Isso ocorre, pois a maioria dos documentos e informações importantes são armazenados on-line, se fazendo necessário ter um plano de dados móveis confiável para evitar cobranças excessivas ou pagar por GBs fora do seu pacote.

Encontrar um local com uma boa rede Wi-Fi pode ser complicado, por isso a Claro internet móvel vem como uma das tecnologias que mais facilitam a vida das pessoas atualmente.

Quais perfis são mais dependentes do celular para trabalhar?

Cerca de 36% dos cidadãos da classe C e D utilizam o celular para o trabalho, segundo uma pesquisa da empresa de soluções móveis Go2Mob sobre o uso de smartphones.

O avanço da internet móvel é ainda mais importante por se tratar de uma fonte de renda. Isso sem falar de influenciadores digitais, designers e outros perfis de empreendedores que fazem uso diário das redes.

Evolução da internet móvel no mundo

O método de baixar músicas em um computador e depois transferi-la para um iPod ou outro aparelho foi perdendo sentido com o passar das eras. Hoje, com a possibilidade de acessar a internet e ter aplicativos de streaming em um smartphone torna tudo mais rápido e prático.

Esse é apenas um dos diversos exemplos que podem ser citados sobre a evolução da internet móvel no mundo. Para a empresa pesquisadora, a diminuição dos empregos formais no mercado tem levado muitos brasileiros a buscarem outros métodos, como motoristas de aplicativos e entregadores.

Os primeiros smartphones ainda funcionavam com 2G, a segunda geração de sistemas de telecomunicações móveis e com o passar do tempo, as coisas foram evoluindo , até chegar ao que temos hoje.

Ainda pode ser uma visão a longo prazo, porém o 6G vem se tornando cada vez mais realidade, refletindo em diversas possibilidades de caminhos para as gerações do futuro.


Comentários