Publicação

Como indexar uma URL no Google mais rápido: dicas essenciais

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Depois de trabalhar na criação de um novo site, focando em fatores como SEO, experiência do usuário e design responsivo, você definitivamente quer ter uma classificação alta no Google.

Como os motores de busca são uma das principais fontes de tráfego orgânico, é indispensável que esses sites sejam indexados o mais rápido possível.

Só assim seu conteúdo será descoberto pelo público e os objetivos do negócio serão alcançados.

Em vez de esperar que o Google faça isso naturalmente, o que pode levar algum tempo, tente agilizar o processo.

Por que indexar uma URL é importante para o SEO?

Atrair tráfego qualificado sem um bom posicionamento nos buscadores é muito mais caro e complicado.

É por isso que SEO é certamente um foco 'natural' contínuo para qualquer empresa que realmente faça do seu site ou blog parte de sua estratégia de negócios.

Você pode estar se perguntando como a indexação no Google e em outros mecanismos de pesquisa afeta seu trabalho nessa área.

Muito simples: a palavra SEO significa otimização para os buscadores, mas enquanto uma página não estiver indexada, não há o que otimizar, ou seja, qualquer esforço nesse sentido é inútil.

É como fazer um filme e não poder lançá-lo: mesmo quando o projeto está pronto, quase ninguém tem acesso a ele, e o retorno do investimento é terrível.

Então você não precisa passar por isso, o importante é que os buscadores encontrem e indexem, ou seja, incluam na lista de sites que são mostrados aos usuários na busca.

Só depois disso você pode tomar medidas práticas para melhorar seus rankings e até chegar ao topo da primeira página com o tempo.

Como o google opera?

Entender como o Google funciona não é complicado, especialmente porque seus algoritmos adotaram mudanças para se adequar ao seu novo foco: a experiência do usuário.

Então, quanto melhor você o conhece, mais fácil será para o público descobrir seu negócio e torna mais fácil fornecer algo que ele realmente ache útil.

Os bots de rastreamento do Google, chamados Googlebots, usam algoritmos avançados para pesquisar bilhões de páginas da web.

Eles procuram novos sites, alterações em sites existentes e sites/links inativos e atualizam o índice de pesquisa com base nas informações encontradas nessa verificação profunda.

Primeiro, por assim dizer, eles traçam um "caminho conhecido". Mas existem outros fatores como sitemaps e links externos.

Apresente sua URL para o Google

O primeiro e mais fácil passo para indexar uma página é enviar o URL do seu novo site para o Google, o que é fácil.

Vale ressaltar que algumas pessoas se opõem a essa prática, pois existem muitas outras maneiras de conseguir isso.

No entanto, considere que essa não é uma estratégia de black hat e não causará nenhuma penalidade do Google.

Muito pelo contrário, é uma ferramenta que o próprio site oferece, projetada para facilitar a vida de pessoas com novos sites, e também dos bots que precisam acelerar tudo.

Crie um blog

Vincular blogs ao seu site é muito importante e até ajuda na indexação.

Na verdade, os blogs geram muito mais páginas e links do que sites com apenas páginas estáticas, então acabam com uma quantidade muito maior de material que precisa ser indexado.

A Unbounce é uma das empresas de conversão de marketing mais famosas do mundo, e sua pesquisa mostra que os blogs têm um aumento de 434% nas páginas indexadas e um aumento de 97% nos links indexados.

Diante de dados tão expressivos, não há como negar que o blog pode ser ótimo para indexação.

É verdade que o esforço é constante, mas acontece que vale a pena. Quanto mais cedo você começar a criar conteúdo, mais fácil será chamar a atenção do Google para o seu site.

Mergulhe no marketing de conteúdo

É importante que você não pense apenas em ações de curto prazo, mas comece a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e documentada.

Portanto, o Google indexará gradualmente suas novas postagens e apresentará você a potenciais leitores. Ao longo de um período de tempo, você terá links suficientes disputando um lugar privilegiado nos rankings de busca.

Esperar demais para começar a produzir conteúdo é desperdiçar um tempo precioso que poderia ser usado para gerar leads e fechar vendas.

Além disso, dado o foco do Google na experiência e satisfação do usuário, ter conteúdo de alta qualidade é importante não apenas para que as páginas sejam indexadas, mas também para que elas façam referência ao seu site.

Faça um trabalho de link building

Até agora, você entende que quanto mais links para seu site espalhados pela web, melhor. Portanto, é muito bom fazer um bom trabalho de link building.

Primeiro, crie links internos que direcionam os leitores para outras postagens em seu blog. Assim, quando o Googlebots encontra uma página, também abre a porta para muitas outras páginas.

Indo um passo além, guest posts para links externos para seu domínio. Concentre-se em escrever artigos para blogs citados para que o Google entenda que seu site também é confiável.

Caso for de sua escolha trabalhar com backlinks, saiba onde comprar backlinks de qualidade para implementar na sua estratégia de link building.

Sendo essas as principais dicas de como indexar uma URL no Google, agora você poderá sair na frente nas vendas com o direcionamento correto.


Comentários