Publicação

Go-to-market: entenda como utilizar essa estratégia no seu negócio

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Você já ouviu falar no termo Go-to-market? Essa é mais uma estratégia do marketing digital que vale a pena você conhecer e avaliar se vale a pena introduzi-la em sua companhia.

Isso tudo, independente de seu segmento, uma vez que o go-to-marketing é capaz de trazer diversos benefícios para as companhias.

Para que consiga ter um vislumbre dessa estratégia, o go-to-marketing nada mais é do que um tipo de planejamento estratégico e completo.

Portanto, ele busca entender, de vários ângulos diferentes, qual o posicionamento e marketing ao longo do processo de lançamento de um novo produto ou feature.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito dessa estratégia para conseguir aplicá-la em sua companhia, mesmo que não seja formado em curso de gestão comercial.

Assim, você conseguirá conquistar diversos benefícios para a expansão de sua marca, bem como trilhar um caminho rumo ao sucesso do mercado.

O que é estratégia de go to market?

O primeiro passo para desempenhar bem uma estratégia é justamente conhecê-la. Justamente por isso, vamos começar a entender o significado do nome “go-to-market”. Isso porque, ele quer dizer, literalmente “ir ao mercado”.

Pode parecer um nome curioso, entretanto, ele é usado pois quando se fala nessa estratégia, estamos falando a respeito de todo o processo de planejamento e execução de um plano de produto que considera uma nova solução.

Vale a pena pontuar que essa estratégia pode ser combinada com outras ferramentas do marketing digital, questão que você pode tomar conhecimento através de um curso ead marketing digital, por exemplo.

Portanto, na prática, funciona da seguinte forma: o primeiro passo é fazer com que sua companhia consiga identificar um problema no mercado e idealize uma solução para ele. Sendo assim, é necessário começar a avaliar questões, como:

  • Qual o melhor jeito de mostrar essa nova resolução?
  • Qual a melhor maneira de entregar essa novidade?
  • Quem são os indivíduos que vão ter vantagens com isso?
  • Quais pessoas vão se interessar pelo produto?

Sendo assim, é possível usar o go-to-market para planejar e responder todas essas questões de forma organizada e resumida.

Com isso, esse “roteiro” se faz muito importante para que a companhia consiga ter sucesso em seus lançamentos, mesmo que não seja formado em um cursos para área comercial, sem ter muita dor de cabeça.

Como planejar e implementar estratégia de go to market?

Assim como já mencionado anteriormente, o go-to-market nada mais é do que uma espécie de roteiro estratégico que te ajudará a se organizar em relação ao planejamento do lançamento de um produto.

Então, ele se propõe a resolver algum problema ou questão identificada no mercado ou na vida de seu público-alvo.

Sendo assim, para conseguir aplicar essa estratégia de maneira adequada, é preciso pensar em algumas coisas em relação ao produto que se propõe a lançar, bem como na forma que pretende fazer isso, sempre calculando qual o investimento que poderá realizar.

Portanto, responda questões como:

  • Para quem?;
  • O quê?;
  • Por quê?;
  • Como?;
  • Onde e quando?

Seguindo a risca essa lógica, é possível alcançar o sucesso e diversos benefícios com o lançamento, mesmo que não tenha uma equipe que seja formada em um curso de programação de sistemas.

Quais são os benefícios do go to market?

Seguindo o roteiro acima e se focando para realizar a estratégia da melhor forma possível, é possível contar com uma série de benefícios que podem ser alcançados por você e sua companhia.

Em suma, o processo pode ajudar a sua marca a organizar e direcionar bem as ações, ampliando as chances do produto ou serviço ser bem-sucedido junto ao público, assim como equipes que são formadas em um curso gestão de equipes.

Ao buscar as respostas às perguntas listadas acima, sua companhia conseguirá reunir as informações necessárias para entender a viabilidade das novidades que pretende implementar, se elas terão boa aceitação e se estão tendo uma boa posição na apresentação da concorrência.

Sendo assim, conclui-se que o go-to-Market faz tornar a estratégia e o planejamento sem achismos ou tomando decisões com base em intuições. E isso é fundamental para reduzir os riscos de fracassos e, consequentemente, de perda de dinheiro.

No final, vale ressaltar que o plano de GTM também auxilia na ligação dos times. Isso, obviamente, aumenta a produtividade e reduz conflitos, aumentando as chances de sucesso do lançamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


Comentários