Publicação

Como aliviar dor de cabeça sem remédios? Confira 7 medidas simples

foto de
Adriano Luz

Você há de concordar que a dor de cabeça é uma das sensações mais desconfortáveis, não é mesmo? O estresse do dia a dia a as noites mal dormidas estão entre as principais causas para esse incômodo, que não é nada incomum.

Para você ter uma ideia, a Sociedade Brasileira de Cefaleia estima que, aproximadamente, 140 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de dor de cabeça no Brasil. Esse número equivale a mais da metade de toda a nossa população.

Veja também: juices free base

Mas, então, como aliviar dor de cabeça rapidamente?

Geralmente, as pessoas recorrem aos medicamentos analgésicos de alívio praticamente imediato. Porém, existem outras alternativas naturais que você pode aderir sempre que sentir a cabeça latejando ou a sensação de que suas têmporas (aquela região próxima aos olhos) vão explodir de tanta dor.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira 7 dicas para aliviar dor de cabeça que funcionam de verdade!

Como aliviar dor de cabeça? 7 dicas que funcionam

Você sabia que existem mais de 300 tipos de dor de cabeça catalogados? A enxaqueca e a cefaleia tensional são as mais comuns.

A enxaqueca é uma dor intensa, que pode ser acompanhada de outros sintomas como sensibilidade à luz, ao som e também náuseas. Já a cefaleia tensional traz a sensação de ter algo 'apertando' a cabeça e pescoço, causando dor e a sensação de pressão.

Por meio de medidas simples, há sim como aliviar dor de cabeça rapidamente sem precisar fazer uso de medicamentos - os quais, quando usados de forma indiscriminada, podem trazer danos ao fígado e fazer com que o organismo se ”acostume” com o analgésico, tornando-o ineficaz no combate à dor de cabeça.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora 7 formas naturais de acabar com a dor de cabeça.

1 - Prepare compressas de água fria ou morna

Essa é uma das dicas para aliviar dor de cabeça mais utilizadas por pessoas que sofrem de enxaqueca ou qualquer outro tipo de cefaleia.

A ideia aqui é pegar um pano limpo, mergulhá-lo em água fria ou morna e repousá-lo sobre a cabeça.

A escolha pela compressa fria ou morna vai depender do tipo de dor que você está sentindo na cabeça.

Se a dor for uma enxaqueca, é mais recomendado a compressão de água fria. Isso porque a baixa temperatura fará com que os vasos sanguíneos da região se contraiam. Assim, o fluxo de sangue diminui e a dor também.

Agora, se a dor de cabeça for do tipo tensional, que costuma ser causada por estresse, a compressa de água morna é a mais recomendada.

Com efeito contrário, a compressa morna vai dilatar os vasos de sangue do local, provocando o relaxamento na região da cabeça e, consequentemente, aliviando a dor.

A aplicação da compressa morna ou fria deve durar de 10 a 20 minutos.

2 - Faça o escalda-pés

Prática milenar, o escalda-pés tem o potencial de trazer alívio rápido para as dores de cabeça.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é mergulhar os pés até o calcanhar em uma bacia de água morna ou quente - até a temperatura que você conseguir suportar, sem machucar a pele.

Mantenha os pés em repouso na bacia por, aproximadamente, 20 minutos. Se preferir, adicione algumas ervas na água (como camomila ou erva doce, que têm efeito calmante). Tente também combinar o escalda-pés com a compressa que citamos na dica anterior.

3 - Tome muita água

Não são raros os casos em que a dor de cabeça tem como causa a desidratação. Isso acontece porque, quando o organismo está desidratado, o fluxo sanguíneo e a oxigenação no cérebro diminuem, o que gera a dor de cabeça.

Tendo isso em vista, é fundamental que você ingira bastante água durante o dia - no mínimo, 2 litros diários.

4 - Massageie a cabeça

A massagem na cabeça também tem o poder de aliviar as dores. Essa prática favorece a circulação de sangue na região e diminui a tensão que causa a dor.

Essa massagem pode ser feita com a ponta dos dedos em diferentes áreas da cabeça, como testa, têmporas e nuca.

5 - Não subestime a qualidade de sono

Não há como aliviar dor de cabeça se você não preservar sua qualidade de sono. Uma noite bem dormida é de extrema importância para relaxar a mente e normalizar a circulação de sangue na cabeça.

O ideal é que você durma de 7 a 8 horas ininterruptas todas as noites. Além disso, evite dormir com luzes ou ruídos, como no caso da televisão ligada no quarto.

Crie um ambiente bem climatizado e aconchegante para seu momento de descanso.

Veja também: Como tratar a insônia? Riscos, medicamentos, mudanças de hábitos e mais!

6 - Tome chá de gengibre

O gengibre tem substâncias com poder analgésico e anti-inflamatório. Uma xícara de chá de gengibre é capaz de trazer um significativo alívio para suas dores de cabeça.

Confira no vídeo abaixo como preparar um chá de gengibre:

Como Fazer Chá de Gengibre

Bom, essas são as nossas dicas de como aliviar dor de cabeça. O que você achou? Quais dessas medidas você já conhecia? Conta pra gente nos comentários!

Se as dores de cabeça persistirem por mais de três dias, não deixe de consultar um médico. Ele vai solicitar alguns exames para avaliar o quadro clínico, descobrir a causa da sua dor de cabeça e definir o tratamento mais adequado - que pode ou não envolver o uso de medicamentos.

Caso as medidas não medicamentosas se mostrem insuficientes para o seu quadro, sendo necessário fazer o uso de analgésicos, você pode contar com a plataforma Memed+ para comprar os medicamentos e economizar dinheiro.

Pela Memed+, é possível comparar o preço de diferentes farmácias e drogarias parceiras. Além dos mais variados tipos de medicamentos, você encontra produtos de cuidados pessoais, dermocosméticos, artigos infantis e muito mais.


Comentários