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Tecnologia a serviço da beleza: o que estará em alta no segmento em 2023

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Adriano Luz

Veja o que esperar do mercado de beleza no futuro e como a tecnologia contribui para a inovação no setor

O mundo da beleza está sempre inovando para entregar novidades para os clientes, e a tecnologia tem um grande poder nesse sentido. Muito mais do que encontrar ofertas em produtos para cabelos, os consumidores querem novidades e inovação.

Saiba quais são as principais tendências para o mercado da beleza nos próximos anos e entenda como a tecnologia contribui para esse segmento.

Sustentabilidade

O tópico da sustentabilidade é um dos mais relevantes atualmente, tanto para o mercado quanto para os consumidores. Por isso, aplicar a tecnologia para criar produtos mais sustentáveis é uma tendência muito forte para os próximos anos.

Assim, os consumidores podem esperar cada vez mais produtos que tenham como base o baixo potencial poluidor e de agressão ao meio ambiente, além de propostas veganas e sem nenhum tipo de testes em animais, algo que é impulsionado pela tecnologia.

Criação de produtos inclusivos

A inclusão e a diversidade também são tópicos cada vez mais em alta no mundo da beleza nos próximos anos. Esse é um tema novo nesse mercado, mas vem se tornando cada vez mais comentado, com marcas como a Rate Beauty, que lançou produtos em formatos mais anatômicos para pessoas com dificuldade motora.

Para isso, as marcas prometem encontrar fornecedores que utilizem a tecnologia para criar novos formatos de embalagens que sejam realmente inclusivas a todos.

Além das embalagens, criar produtos que realmente atendam às necessidades de todo mundo ainda é um desafio para muitas marcas e, para os próximos meses e anos, a tendência é que melhorias nesse sentido sejam o foco. Assim, os clientes terão cada vez mais opções de compra.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é, sem dúvidas, uma das tecnologias mais disruptivas e pode ser aplicada em praticamente todo tipo de mercado. No caso da beleza, um dos usos mais comuns são os filtros em celulares e telas em lojas.

A partir deles, você consegue avaliar a combinação de cores de sombras e de batons, por exemplo, experimentando as opções com o filtro. Isso facilita a escolha para produtos de maquiagem e cabelo, além de roupas e sapatos.

Essa é uma forte tendência, com marcas de maquiagem e de roupas criando essa tecnologia em seus aplicativos ou em suas lojas.

Outro exemplo são os aplicativos de roupas, que indicam uma opção da loja a partir de uma foto enviada pelo cliente. Assim, ele encontra uma opção para aquele look que você gostou de forma rápida.

Interatividade em telas

Uma facilidade que também é aplicada em diversos mercados e que será cada vez mais utilizada no mercado da beleza são as telas interativas, aqueles displays que permitem ao cliente fazer seu pedido sozinho ou realizar seu pagamento sem ajuda, entre outras funções.

Isso vai ao encontro das tendências tecnológicas, mas também com um comportamento observado entre as pessoas no pós-pandemia. Além de evitarem o contato com outras pessoas, os clientes também buscam por mais rapidez e agilidade, sem depender de atendimento.

Personalização

A personalização de produtos é uma tendência muito forte no mercado da beleza. Um exemplo de como isso pode ser aplicado são marcas que utilizam a tecnologia como suporte para criar algo único para cada pessoa.

Desde skincare manipulado a partir de uma avaliação médica em um aplicativo ou um shampoo criado de acordo com as necessidades escolhidas no site, é possível pensar em muitos usos diferentes para a tecnologia dentro desse mercado.

A personalização é um grande desejo dos clientes, que querem aproveitar ao máximo os efeitos de seus produtos quando esses são criados especialmente para eles.

Uso de dados do consumidor

O uso de dados sempre levanta uma grande discussão no mercado. Porém, marcas de beleza com e-commerces podem e irão utilizar dados não sensíveis (ou seja, aqueles liberados para uso) para entender os hábitos de consumo de seus clientes e criar estratégias a partir deles.

Esse é um movimento natural do mercado, em que praticamente toda empresa com viés tecnológico utiliza os dados como suporte para a tomada de decisões. O provável é que isso continue sendo uma tendência para todos os setores do mercado.


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