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Tipos de treinamento para equipe de vendas: conheça os 4 principais

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Adriano Luz

É sabido que o sucesso de uma empresa depende diretamente da ação do seu time comercial. Por esse motivo, oferecer um bom treinamento para equipe de vendas é mais do que essencial, caso queira ver o seu negócio crescer.

Isso é importante até mesmo se você já tiver uma força de vendas experiente, visto que o comportamento dos consumidores muda todos os dias. Logo, é preciso se atualizar para continuar atingindo o seu público e suprir as expectativas que ele tem.

Dito isto, neste artigo você verá que alguns dos treinamentos para equipes de vendas mais importantes são:

  1. Técnicas de prospecção;
  2. Técnicas de negociação;
  3. Técnicas de atendimento;
  4. Técnicas de vendas.

A seguir, conheça um pouco sobre cada uma dessas capacitações e ainda entenda qual é a importância de oferecer isso aos seus colaboradores!

4 tipos de treinamento para equipe de vendas para você aplicar na sua empresa

Um treinamento para equipe de vendas é, basicamente, um tipo de capacitação que foca em ensinar ao seu time as habilidades que seus membros precisam desenvolver para conseguir cumprir suas metas e promover o crescimento da empresa.

Afinal, a produtividade do seu negócio depende diretamente dos resultados que a sua força de vendas é capaz de alcançar. Dito isso, confira a seguir quais são os 4 principais tipos de treinamento para você adotar.

1. Técnicas de prospecção

Você já deve ter ouvido a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? E isso é verdade, já que esse contato inicial é o que definirá como o consumidor vê a sua empresa.

Justamente por isso que um tipo de treinamento para equipes de vendas essencial para sua empresa é o de técnicas de prospecção de clientes.

Isso é, as melhores maneiras de abordar um potencial cliente durante um primeiro contato, e ainda como os seus produtos ou serviços serão apresentados a ele.

Nele, os membros da sua força de vendas aprenderão como chegar, o que falar e até mesmo como agir para atrair um novo cliente para o seu negócio. Com isso, aumentando suas vendas e, consequentemente, seus lucros.

2. Técnicas de negociação

Outro tipo de treinamento para equipes de vendas que não pode faltar na sua empresa é em técnicas de negociação.

Pois é, ele é importante porque se sua força de vendas não sabe conversar e negociar com seus clientes, você pode estar perdendo muitas oportunidade de fechar um negócio.

Esse treinamento envolve ensinar qual é a postura correta para cada tipo de consumidor e até mesmo como identificá-los, definir quais concessões a empresa pode fazer em relação aos preços e até mesmo qual é a hora de desistir de uma venda.

3. Técnicas de atendimento

Ainda no sentido de que as primeiras impressões são importantes, é necessário adicionar no seu treinamento para equipe de vendas uma parte para ensinar as melhores técnicas de atendimento.

Afinal, oferecer um bom atendimento ao cliente deve ser o objetivo de qualquer empresa e pode ser decisivo quando seu time enfrentar aquele cliente mais difícil.

Vale destacar que é essencial que o treinamento oferecido não se resuma ao serviço feito cara a cara, mas também por telefone e até por e-mail, caso isso se enquadre na realidade do seu negócio.

O objetivo é capacitar a sua força de vendas para que todos os membros estejam “na mesma página”, oferecendo sempre a mesma qualidade e sabendo como agir em situações que demandem tomar decisões rápidas.

4. Técnicas de vendas

Por último, mas não menos importante, o treinamento em técnicas de vendas também deve estar na sua lista na hora de capacitar seu time comercial. Até porque, mesmo que seu vendedor saiba prospectar e atender bem, se ele não usar a técnica correta, poderá perder o cliente.

Ao ensinar as melhores técnicas de vendas, você garante que a sua equipe esteja preparada para não apenas chamar a atenção do público, mas convencê-lo de que fechar negócio com sua empresa é vantajoso para ele.

Por que oferecer treinamento para a equipe de vendas?

Agora que você sabe quais são os principais tipos de treinamentos para uma equipe de vendas, vamos falar um pouco sobre a importância de fazer isso.

Primeiramente, ninguém nasce sabendo de tudo e um bom vendedor é construído ao longo do tempo, com o acúmulo de experiências.

Dito isso, treinar a sua equipe de vendas pode te ajudar a criar um time capacitado e alinhado com as expectativas do seu negócio. Além do mais, uma empresa que se mostra preocupada com o crescimento profissional, estimula seus colaboradores a darem sempre o melhor de si.

É importante destacar que você não deve esquecer de acompanhar os resultados. Até porque, não adianta investir em capacitações e não analisar se isso deu os frutos esperados, não é mesmo?

Esse acompanhamento deve ser feito observando o dia a dia do time de vendas, analisando se houve uma melhora dos resultados ou se será necessário refazer o treinamento ou até mesmo focar em capacitações em outras áreas.

Este artigo foi escrito por Gustavo Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.


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