Publicação

Dicas para trabalhar em home office: 7 estratégias + produtivas

foto de
Adriano Luz

O trabalho remoto oferece benefícios para empresas e seus colaboradores. Contudo, para gerar tais resultados, deve ser implementado da forma correta. Que tal algumas dicas para trabalhar em home office com produtividade?

Por conta da pandemia de Covid-19, muitas companhias adotaram o trabalho remoto. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores brasileiros passaram a atuar no modelo home office.

Na verdade, a crise sanitária apenas acelerou um movimento natural do mercado. Logo, tais mudanças devem se manter, tendo em vista as vantagens que o home office gera quando bem estruturado, adaptado às necessidades dos colaboradores.

Quer melhorar seu rendimento atuando fora do escritório? A gente te mostra como!

Neste post, explicamos o que caracteriza o trabalho remoto, suas vantagens e, ainda, damos dicas para trabalhar em home office de forma mais produtiva. Boa leitura!

O que caracteriza o trabalho home office?

Muitos entendem o home office como o simples ato de trabalhar de casa. Na verdade, a definição não se limita a isso. Afinal, estamos falando de um regime de trabalho, a partir do qual o colaborador pode exercer suas atividades de forma remota, ou seja, sem a necessidade de estar presente no escritório/empresa.

De modo geral, tudo o que você precisa para trabalhar em home office são: um notebook e uma boa conexão com a internet.

Isso significa que, atendendo a esses pré-requisitos, é possível trabalhar remotamente de qualquer lugar, seja na sua casa, em um coworking, shopping, cafeteria etc.

Inclusive, muitas pessoas que atuam neste formato se tornam nômades digitais, e viajam pelo mundo enquanto trabalham.

Além do formato 100% remoto, há empresas que adotam o modelo de home office híbrido, no qual os funcionários atuam tanto no escritório quanto fora dele.

5 vantagens do home office

Trabalhar à distância requer planejamento e disciplina. Contudo, quando esses processos são bem definidos e organizados, pode-se experimentar uma série de benefícios. Entre as principais vantagens do home office, temos:

  • mais autonomia - uma vez que os colaboradores podem desenvolver sua própria rotina, ainda mais em empresas que adotam um sistema de horários flexíveis;
  • aumento da produtividade - com uma rotina mais flexível e adaptada às necessidades individuais, nota-se um aumento na produtividade;
  • otimiza o uso do tempo - sem a necessidade de se deslocar até o escritório, sobra mais tempo para passar com a família, descansar, estudar, se divertir etc;
  • redução de custos - eliminando o deslocamento, economizamos com transporte, sem contar que preparar a alimentação em casa sai mais barato que comer fora — e, ainda, pode ser mais saudável;
  • melhora na qualidade de vida - como é de se esperar, todos esses fatores somados contribuem para a melhora da qualidade de vida dos indivíduos.

Quer desfrutar de todas essas vantagens? A seguir, apresentamos algumas ideias para trabalhar em home office, com dicas práticas para uma boa performance.

7 dicas para trabalhar em home office e aumentar sua produtividade

O trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. Contudo, não é segredo para ninguém que a produtividade no home office depende de fatores, como:

  • organização;
  • disciplina;
  • concentração e foco;
  • estrutura física e tecnológica;
  • etc.

Considerando isso, preparamos uma série de dicas para trabalhar em home office, capazes de ajudar a manter sua produtividade em alta. Confira:

1. Escolha um bom lugar para trabalhar

A escolha do lugar importa mais do que você imagina. Por isso, a primeira dica para trabalhar em home office é: escolha um lugar adequado, onde você se sinta confortável e à vontade para executar suas atividades.

Não é porque você está em casa que vai trabalhar da cama, não é mesmo? Inclusive, esse é o tipo de atitude que pode te levar a confundir os papéis e misturar vida pessoal com profissional. Então, cuidado!

2. Contrate um serviço de internet de boa qualidade

Essa não é segredo para ninguém, certo? Afinal, estamos falando de um trabalho que ocorre à distância.

Logo, mesmo que você não dependa da internet para executar suas atividades, sempre irá precisar enviar ou baixar arquivos, consultar e-mail, frequentar reuniões. Nessas horas, não tem como ficar com uma internet travando, concorda?

3. Atente-se à ergonomia

Por ergonomia, nos referimos à adequação do ambiente às suas necessidades físicas, por meio de medidas que favoreçam uma postura correta e saudável enquanto trabalha, o que é essencial para manter o home office produtivo.

Alguns pontos relevantes neste sentido são:

  • cadeira confortável;
  • altura da mesa;
  • posição da tela do computador;
  • iluminação;
  • entre outros elementos.

Para saber mais sobre o assunto, confira as dicas de ergonomia para home office no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Oy-oPcnq1Y4

4. Afaste as distrações

A maior vilã da produtividade no home office é a distração. Sabe aquela olhadinha rápida nas redes sociais, que se transforma em meia hora rolando o feed? Que tal deixar para um momento de pausa ou para depois do expediente?

Se você mora com alguém, também precisa aprender a lidar com isso. Nada mais natural do que trocar uma ideia em um momento ou outro. Porém, isso pode prejudicar seu rendimento, principalmente se tiver dificuldade para se concentrar.

Uma conversa franca para estabelecer os momentos certos para isso tende a ser o suficiente na maior parte dos casos.

5. Procure por um lugar calmo e silencioso

Há quem consiga trabalhar ouvindo música ou em meio ao barulho. Já para outros, qualquer ruído é o suficiente para perder o foco e a concentração. Se este é o seu caso, procure um lugar mais silencioso ou experimente usar fones antirruído.

6. Crie uma rotina de trabalho

Não é porque você trabalha de casa que sua vida precisa virar uma bagunça.

A melhor dica para trabalhar em home office de forma produtiva é agir como se estivesse no escritório. Portanto, crie uma rotina para seu dia a dia, tenha horários bem definidos para acordar, começar a trabalhar, momentos de pausa etc.

Neste ponto, também vale mencionar a importância de respeitar os horários de trabalho, mesmo que sejam flexíveis, ou que você os tenha definido.

Isso porque, em home office, é fácil se perder no tempo e trabalhar até tarde, mas isso prejudica o período que você tem para descansar e realizar outras atividades.

7. Mantenha suas tarefas organizadas

A organização é uma das melhores aliadas da produtividade no home office. E essa dica vale tanto para suas demandas, quanto para seu ambiente de trabalho.

Portanto, organize suas atividades de acordo com o nível de prioridade, assim, você não perderá nenhum prazo importante. Aliás, há diversas ferramentas que podem ajudar nisso, como os quadros do Trello, Google Agenda, Asana, entre outros.

Concluiu seu dia de trabalho? Deixe sua mesa organizada para o dia seguinte. Quanto menos tarefas você deixar pendentes, mais tempo terá para resolver os assuntos do dia, evitando aquela bola de neve de atrasos.

Às vezes, o segredo para o aumento de performance está nos detalhes.

Desfrute dos benefícios do home office ao máximo

Como podemos ver, investir em um local de trabalho adequado é vital para manter a produtividade no home office, bem como sua saúde física e psicológica.

Além de toda essa estrutura, outros dois fatores indispensáveis para o cumprimento de suas atividades de forma plena são: organização e disciplina.

Seguindo as dicas para trabalhar em home office deste artigo, você tem tudo para entregar uma boa performance, e, ainda, ter mais qualidade de vida.

Gostou deste post? Então, envie para seus colegas de trabalho remoto, de modo que todos possam desfrutar dos benefícios que esta modalidade oferece. E, se tiver outras ideias para trabalhar em home office, compartilhe com a gente!


Comentários