Publicação

Os 9 principais riscos trazidos por fornecedores e como mitigá-los

foto de
Adriano Luz

Conhecer quais são os principais riscos trazidos por fornecedores é o primeiro passo para conseguir mitigá-los e, com isso, proteger adequadamente sua empresa de diversas ameaças.

É certo que, praticamente, nenhuma companhia opera sem a contratação de outros negócios para suprir suas cadeias de abastecimento. De matérias-primas à terceirização de etapas produtivas, firmar esse tipo de parceria é fundamental para a continuação das atividades.

Todavia, ainda que essencial, a contratação de fornecedores é uma prática que requer cuidados e diversos pontos de atenção de gestores e profissionais da área de compras e procurement.

Entre os motivos está o fato que, lidar com fornecedores inaptos para atender às demandas da sua empresa, tende a resultar em significativas perdas financeiras decorrentes da insatisfação dos clientes, que podem receber os produtos adquiridos fora do prazo ou com qualidade inferior.

Sendo assim, se não há como uma empresa funcionar sem manter relacionamento com outros negócios, e se esses relacionamentos são passíveis de ameaças para o sucesso da companhia, a melhor forma de evitar transtornos é conhecendo os riscos trazidos por fornecedores e as maneiras de mitigá-los.

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira, agora mesmo, tudo sobre esse tema!

Quais são os principais riscos trazidos por fornecedores?

Indo direto ao assunto, os maiores riscos que a contratação de fornecedores pode gerar para o seu negócio são:

  • riscos ambientais;
  • riscos reputacionais;
  • risco à imagem;
  • riscos operacionais;
  • riscos estratégicos;
  • riscos regulatórios;
  • riscos financeiros;
  • riscos de privacidade;
  • riscos de continuidade.

Riscos ambientais

Os riscos ambientais são aqueles relacionados ao impacto que as atividades empresariais causam ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar de funcionários e da população de modo geral.

Resumidamente, é quando o fornecedor não segue boas práticas de ESG — environmental (ambiental), social e governance (governança) — e suas atividades e ações são incompatíveis com esse conceito.

Se a sua empresa trabalha sob a ótica ESG, contratar negócios que não atuam da mesma maneira pode gerar uma série de atritos, tanto internos (entre vocês) quanto externos (com os consumidores e investidores).

Riscos reputacionais

Manter a reputação de uma marca consiste em adotar medidas para que ela seja reconhecida positivamente por seus stakeholders. Entretanto, lidar com fornecedores com condutas reputacionais inadequadas pode comprometer seriamente essa estratégia.

Um bom exemplo é quando esses têm envolvimento com práticas ilícitas, a exemplo de lavagem de dinheiro, trabalho escravo, entre outras similares.

Vincular sua empresa a esses fornecedores pode afetar negativamente a relação com clientes, investidores, parceiros de negócio, e até mesmo outros fornecedores.

Risco à imagem

Entre os riscos trazidos por fornecedores está o de imagem, que consiste no prejuízo do nome do seu negócio, mesmo que esse não tenha se envolvido diretamente em situações insatisfatórias.

Semelhante ao risco reputacional, o de imagem acontece quando as ações de uma empresa são relacionadas a práticas tidas como ilegais, intoleradas pela sociedade, ilegítimas, vetadas, e outras.

Por exemplo, quando um fornecedor se envolve em um escândalo como o uso de trabalho infantil, os parceiros vinculados a ele podem ser considerados coniventes com essa atitude.

Como resultado, a empresa contratante corre um sério risco de perder público, espaço no mercado, investimentos e, consequentemente, lucratividade.

Riscos operacionais

Outro dos riscos trazidos por fornecedores é o operacional, que consiste nas ameaças que afetam e/ou interrompem os processos internos de uma companhia.

Contratar um fornecedor de software de gestão de compras, por exemplo, que não entrega uma solução robusta, atualizada, ou que está sempre apresentando falhas e quedas, reflete diretamente na dinâmica do setor, na produtividade dos profissionais dessa área e, por consequência, na cadeia produtiva do negócio.

Riscos estratégicos

Para o sucesso de um negócio, os fornecedores precisam ser vistos e tratados como um dos seus pilares estratégicos. Afinal, eles fazem parte da rotina produtiva da companhia e têm grande peso e influência no seu relacionamento com os clientes finais e volume de vendas.

Porém, quando esses fornecedores deixam a desejar, o planejamento estratégico da empresa é duramente comprometido.

Não entregar insumos no prazo, ou entregar com qualidade inferior ao esperado, são dois bons exemplos de riscos estratégicos gerados por esse tipo de contratação.

Riscos regulatórios

Entenda por riscos regulatórios o não atendimento de leis e normas pertinentes ao setor de atuação. Aqui, estamos chamando a atenção para a importância de empresas e fornecedores se manterem em compliance.

Quando os contratados não atendem esse critério, estão passíveis de multas e, dependendo da gravidade, até mesmo da interrupção de seus serviços. Com isso, os contratantes também têm suas atividades impactadas, por vezes, resultando na parada de suas cadeias produtivas.

Riscos financeiros

Os riscos financeiros tendem a ser um dos que mais preocupam gestores. Afinal de contas, todas as empresas têm por objetivo alcançar bons percentuais de lucratividade ao longo da sua existência.

Porém, essa meta pode ser afetada quando os fornecedores contratados não cumprem com as cláusulas acordadas no contrato, por exemplo.

Para esse conceito ficar mais claro, pense no seguinte cenário: sua empresa fechou um grande contrato para a fabricação de 1 milhão de peças, que serão enviadas para uma companhia de renome da indústria automobilística.

Mas para atender essa demanda, você precisa que seu fornecedor de aço cumpra com a entrega de meia tonelada desse insumo. Acontece que ele não atende ao combinado, alegando não ter capacidade produtiva para isso.

Um dos resultados mais comuns que acontecem nesse caso é o seu negócio não conseguir fabricar a quantidade solicitada por seu comprador e, consequentemente, ter perdas financeiras.

Isso sem falar no comprometimento do relacionamento com esse cliente, que pode não querer mais fechar negócios com a sua empresa, gerando mais prejuízos financeiros.

Riscos de privacidade

Os riscos de privacidade estão atrelados ao tratamento incorreto de informações e ao descumprimento da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

No caso, estamos nos referindo a, por exemplo, vazamentos causados pela falta de segurança de softwares e plataformas que transacionam essas informações.

Principalmente se seu fornecedor tecnológico trabalhar no formato SaaS, Software as a Service, a segurança dos sistemas comercializados é de responsabilidade dele.

Porém, quando há problemas desse tipo, o público tende a culpar a sua empresa, e não quem entrega a solução para você. Por isso, questões como essas também fazem parte da lista de riscos causados por fornecedores.

Riscos de continuidade

O risco de continuidade está diretamente vinculado à dependência de uma matéria-prima ou serviço para garantir a ininterrupção da cadeia produtiva de uma companhia.

Imagine uma fabricante de geleia de morango. Obviamente, ela depende do fornecimento dessa fruta para produzir o item que comercializa, certo?

Entretanto, contar com apenas um fornecedor, ou com fornecedores que não têm capacidade de entrega compatível com a necessidade do negócio, representa uma séria ameaça para a continuidade da produção e, por reflexo, para o atendimento da demanda comercial do negócio.

Como mitigar os riscos trazidos por fornecedores?

Uma das melhores formas de mitigar essas ameaças é realizando uma boa e eficaz gestão de risco de fornecedores.

Para esse tipo de gerenciamento gerar os resultados esperados, e reduzir as ameaças relacionadas a esse tipo de contratação, é bastante indicado tomar medidas como:

elaborar um bom planejamento estratégico;

identificar as reais necessidades de abastecimento da empresa;

qualificar adequadamente os fornecedores, verificando pontos como documentação, histórico, capacidade de atendimento e outros relacionados;

utilizar indicadores para acompanhar a performance dos fornecedores contratados;

verificar periodicamente a validade de documentos e licenças apresentados;

usar de recursos tecnológicos e sistemas que otimizam a gestão de fornecedores e que tornem processos como a homologação mais precisa, rápida e dinâmica.

Este artigo foi escrito pela Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, a fim de ajudar as empresas a reduzirem os riscos pertinentes a esse tipo de contratação


Comentários