Publicação

Os primeiros celulares do mundo e a evolução ao longo do tempo

foto de
Adriano Luz

Vamos fazer uma viagem pela história da telefonia móvel, começando pelo celular “tijolão” até o moderno smartphone que está aí no seu bolso. Boa leitura!

Hoje em dia, você tem no seu bolso um megacomputador capaz de realizar várias funções que são muito úteis para nossa vida cotidiana. Claro que estamos falando do seu aparelho celular.

Se atualmente estamos diante dos melhores smartphones do mundo, com câmera que faz vídeos em 4K e internet 5G, nos primórdios era bem diferente, afinal, o salto tecnológico na telefonia foi um dos mais expressivos.

Por isso, neste conteúdo vamos fazer um passeio pela história da telefonia móvel para entender tudo que contribuiu para que hoje estejamos conectados ao mundo todo com um dispositivo que cabe no bolso.

O primeiro celular e sua evolução

Há uma linha de historiadores que defendem que o ancestral do celular é o “handie talkie” utilizado pelos soldados americanos na Segunda Guerra Mundial. Era basicamente uma mochila com um telefone em nome acoplado.

Para ter uma ideia, o aparelho pesava cerca de 2,27 quilos e tinha um alcance de apenas 1,6 quilômetros em terra e até 4,8 quilômetros sobre a água, e foi desenvolvido pela Motorola para facilitar a comunicação entre as tropas.

DynaTAC 8000x, compacto e eficiente

Com o conhecimento obtido nas comunicações de guerra, o engenheiro da Motorola Martin Cooper, o pai do telefone celular, conseguiu já no início da década de 1970 criar um protótipo do que se tornaria o primeiro celular.

Anos depois, precisamente em 1983, a Motorola lança no mercado o modelo DynaTAC 8000X, considerado o primeiro celular a ser comercializado no mundo. Apesar de ser menor que o “handie talkie”, ainda era um aparelho enorme com 33 cm e pesando quase 1 quilo.

Chegada do celular ao Brasil

Apenas 7 anos após o lançamento do primeiro celular, o Brasil recebia seu primeiro celular. Também da Motorola, o PT-550 desembarcava no Rio de Janeiro e lá mesmo ganhava seu icônico apelido de “tijolão”.

Tamanho reduzido e era dos smartphones

Desde os primórdios da concepção, a ideia da telefonia móvel era poder se comunicar de qualquer lugar, mas com modelos gigantescos ficava difícil carregar o aparelho a todo momento.

Reduzir o tamanho esbarrava em uma dificuldade que eram as baterias, e foi só quando este item passou a oferecer mais carga em versões menores e mais finas que começamos a ver os modelos “slim”.

Steve Jobs e o smartphone

Em 2007, mais de 30 anos depois do DynaTAC 8000x, a Apple, na figura de seu CEO Steve Jobs lançava o que seria a revolução da telefonia móvel, o Iphone. A união da genialidade de Jobs com todos os avanços da indústria ao longo dos anos, propiciou a criação deste produto único.

Até hoje, a apresentação do primeiro Iphone é considerada como o evento de lançamento mais importante da história recente e mudou todo o mercado de celulares, que dali a em diante passaram a ser chamados de smartphones, algo como “telefones inteligentes” em tradução livre.

Outras inovações

Quando o celular passou a ter acesso à internet, realmente a comunicação mundial foi para um novo nível, pois as redes sociais só atingiram o status que tem hoje, devido a essa democratização do acesso.

Futuro do mercado dos celulares

Como vimos, a Motorola foi a empresa pioneira na criação dos celulares, porém, atualmente ela perdeu força no mercado para outras marcas como Apple e Samsung. Ambas as empresas estão na liderança do mercado há um bom tempo, mas isso pode mudar nos próximos anos.

O mercado chines de telefonia móvel está crescendo, e empresas como a Xiaomi vem se posicionando como concorrência forte entre as duas gigantes citadas, o que promete acelerar as inovações.

Além da qualidade que faz frente a Samsung e Apple, a Xiaomi chega ao mercado brasileiro com preços mais atrativos, então vale a pena aguardar o que essa disputa vai trazer de bom para o mercado e para a história dos celulares.


Comentários