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6 ideias de negócios para empreender em tempos de crise

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Adriano Luz

Em tempos de crise econômica, muitas pessoas se veem, de uma hora para outra, em situações difíceis e incertas, incluindo a perda do emprego e/ou a redução da renda, dentre outros problemas graves no âmbito da vida financeira.

No entanto, a crise também pode ser vista como uma oportunidade para empreender e buscar novas fontes de renda. Não à toa, os momentos de grande aflição econômica são conhecidos por mudarem a vida financeira de muitas pessoas.

O ato de empreender é, noutras palavras, uma forma de criar o próprio negócio, além de contribuir para o fortalecimento da economia local e para a geração de empregos.

Contudo, nesses momentos é de fundamental importância escolher um negócio que seja viável e que esteja alinhado com as tendências do mercado, a fim de se procurar um nicho de sucesso.

Indo nesse sentido, neste artigo, apresentaremos e elencamos em forma de lista, seis ideias de negócios que podem ser promissores em tempos de crise.

Nos tópicos abaixo você encontra desde negócios online até serviços de entrega, passando pela produção de conteúdo digital e a revenda de cosméticos, há opções para diversos perfis de empreendedores.

Aproveite as ideias apresentadas e inspire-se para começar o seu próprio negócio!

1 - Negócios virtuais

Para abrir o nosso artigo, queremos afirmar que você pode vencer a crise financeira através de um negócio digital que esteja estabelecido essencialmente na internet.

Criar um negócio virtual tem diversos benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, ter um custo inicial reduzido e alcançar um público global, já que o "motor" desse tipo de empreendimento é a própria internet.

Além disso, o modelo de negócio virtual permite uma maior flexibilidade de horários e um maior controle sobre a própria empresa.

Algumas das melhores opções de ramos para negócios virtuais são:

Lojas online (onde você pode vender de eletrônicos a itens de cama, mesa e banho);

Serviços de consultoria;

Venda e/ou ministração de cursos online;

Desenvolvimento de sites, softwares e aplicativos;

Entre muitos outros.

Com a crescente demanda por serviços online que estamos presenciando nos últimos anos, você tem grandes chances de ter sucesso ao empreender nesse mercado.

2 - Produção de conteúdo digital

Neste segundo tópico decidimos “pinçar” um dos negócios virtuais mais praticados atualmente. Estamos falando da produção de conteúdo digital, que por si só é uma ótima ideia para empreender na crise.

Quando falamos em “criação de conteúdo para a internet”, estamos falando, basicamente, da criação de textos, vídeos, imagens e áudios que sejam utilizados na internet para algum fim.

Com o crescente sucesso das estratégias de marketing digital, a demanda por esse tipo de produto aumentou muito. Portanto, você pode se tornar um:

Design gráfico;

Videomaker;

Editor de vídeos;

Social Media (gerente de perfis em redes sociais);

Redator de Conteúdo para Web;

Infoprodutor (criador de produtos digitais, como ebooks, cursos, etc);

Copywriter (redator de textos persuasivos para venda);

Dentre muitas outras profissões.

Depois de aprender alguma dessas atividades, basta começar a divulgar o seu trabalho e criar uma renda totalmente produzida a partir de casa.

3 - Trabalho freelancer em sites e aplicativos

Trabalhar como freelancer em sites e aplicativos especializados pode trazer diversos benefícios, como a possibilidade de ter uma renda extra, flexibilidade de horários e, claro, buscar refúgio financeiro em momentos de crise econômica.

Além disso, essas plataformas oferecem uma ampla gama de oportunidades de trabalho em diversas áreas, desde design gráfico até programação, redação de conteúdo e tradução.

Algumas sugestões de plataformas de trabalho freelancer incluem sites como: Upwork, Freelancer, Workana, 99Freelas, Fiverr, entre outras que já são famosas entre profissionais que procuram trabalho freelancer remoto.

Também não poderíamos deixar de citar alguns apps, como Uber, Rappi e iFood, que oferecem oportunidades para quem deseja uma oportunidade de trabalho autônomo para entrega de produtos ou transporte de passageiros. Faça um teste!

4 - Negócios baseados no sistema delivery

Os negócios baseados em delivery fazem bastante sucesso em tempos de crise e isso não é sem motivo. Afinal, esse formato de empreendimento é enxuto e bastante econômico, ideal para quem não tem tantos recursos para investir inicialmente.

Você pode, por exemplo, produzir quentinhas, salgados, doces, bebidas e outros produtos para entrega a domicílio, sem precisar investir na abertura de um ponto de vendas físico.

Vale destacar ainda que você pode se utilizar de aplicativos de entregas, como Rappi, iFood e Uber Eats, para entregar os seus produtos. Esses apps já contam com entregadores próprios, você só precisa produzir o produto a ser entregue.

5 - Venda, confecção, conserto e customização de roupas e calçados

O setor de vestuário é um dos mais essenciais para a vida humana. Por esse motivo, vender, confeccionar, consertar e customizar roupas e calçados pode ser um negócio bastante rentável durante tempos de crise.

A venda e a confecção de roupas sempre estiveram entre as atividades mais lucrativas do comércio em geral. Isso não é diferente com o conserto de roupas, que sempre foi, e sempre será, um serviço com bastante demanda.

Enquanto isso, a customização de roupas vem se tornando uma tendência crescente e criando oportunidades de mercado.

Uma sugestão interessante para quem deseja começar nesse ramo sem ter muito capital é buscar parcerias e trabalhar com marketplaces, onde é possível utilizar o espaço para promover e vender suas roupas, mesmo que aquela loja não seja própria, digamos assim.

Lembre-se: por mais brutal que seja uma crise financeira, a necessidade por roupas e calçados sempre existirá.

6 - Venda e revenda de cosméticos

Antes de finalizar o nosso artigo, trazemos uma dica praticamente infalível para quem busca uma opção de negócio “à prova de crise”: a revenda de cosméticos.

Pode-se dizer que vender cosméticos é uma boa opção de negócio em tempos de crise por diversos motivos. Em primeiro lugar, produtos de cuidados pessoais são considerados essenciais e, por isso, têm uma demanda constante.

Ademais, muitas pessoas estão buscando por soluções mais econômicas para cuidar da beleza em casa, o que torna produtos de baixo custo mais atraentes.

Por fim, a venda de cosméticos pode ser feita de maneira flexível, seja por meio de vendas diretas, e-commerce ou marketplaces, o que permite adaptar o negócio às necessidades e possibilidades do empreendedor.

Com isso, ao trabalhar com a revenda de cosméticos você estará investindo em um produto com alta demanda, boa lucratividade e com possibilidade de baixo investimento inicial. É o combo perfeito para momentos de crise!


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