A alfabetização e o letramento são dois conceitos fundamentais no processo de aprendizagem de uma criança. E, apesar de muitas vezes serem utilizados como sinônimos, eles possuem diferenças significativas.
Enquanto a alfabetização se concentra na aprendizagem das letras e na decodificação de palavras, o letramento engloba habilidades mais amplas, como a compreensão de textos e o uso da escrita de forma funcional.
Na educação infantil, é importante que sejam desenvolvidas tanto a alfabetização quanto o letramento, de forma integrada e contextualizada, para que as crianças possam se tornar leitores e escritores competentes e críticos.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes os conceitos de alfabetização e letramento na educação infantil e apresentar algumas práticas pedagógicas que podem ser adotadas para estimular o desenvolvimento dessas habilidades desde cedo.
Continue lendo!
Mas, como é feita a alfabetização e o letramento na educação infantil?
Como citamos anteriormente, a alfabetização e o letramento são processos que requerem a aplicação de um conjunto de estratégias e práticas pedagógicas adequadas à faixa etária das crianças.
Mas, de antemão, é necessário frisar que esse processo é cíclico e contínuo, iniciando-se no ensino infantil e tendo a sua conclusão datada apenas para o final do ensino fundamental.
A alfabetização é feita por meio do ensino dos sons e símbolos que formam as palavras, com ênfase nas letras e suas combinações, que por sua vez formam expressões e frases.
Isso envolve atividades como reconhecimento de letras, formação de sílabas e palavras, leitura de textos simples e progressivamente mais complexos, além da escrita e produção de textos.
Já o letramento, é praticado a partir do uso das habilidades de leitura e escrita em situações reais de comunicação e interação social. Ou seja, o letramento é uma espécie de fase posterior à alfabetização.
Isso envolve a compreensão de diferentes tipos de textos e gêneros, a produção de textos com objetivos específicos, além do uso da linguagem de forma crítica e reflexiva.
Por fim, vale dizer que é fundamental que a escola e os professores criem um ambiente acolhedor e estimulante, incentivando o diálogo, a interação e a troca de experiências entre as crianças, para, assim, promover a correta assimilação da alfabetização e do letramento.
Dicas para alfabetização e letramento infantil
Agora que você já sabe o que é e como funcionam a alfabetização e o letramento, confira algumas dicas de como os educadores podem aplicar esses conceitos em sala de aula. Leia os tópicos a seguir!
Fornecimento de material escolar adequado
A nossa primeira dica é um tanto quanto incomum em listas como essa, mas é muito pertinente: para a correta aplicação da alfabetização e letramento, os alunos precisam estar corretamente equipados.
Afinal, sem os recursos básicos os alunos podem acabar se desconcentrando na aula, perdendo o foco nas matérias estudadas.
Nesse sentido, é dever da escola fornecer material didático, fardamento e alimentação aos alunos, sobretudo os mais carentes. Inclusive, esse problema é em partes resolvido com soluções práticas como o kit escola.
Contextualização da leitura e da escrita
Contextualizar a leitura e a escrita permite que as crianças compreendam o significado das palavras e dos textos em situações reais de comunicação, facilitando assim a alfabetização e o letramento.
Além disso, essa contextualização é estimulante, o que permite que as crianças se envolvam ativamente na aprendizagem, relacionando-a ao seu cotidiano e à sua experiência de vida.
Uso de atividades lúdicas e outros recursos
O uso de atividades lúdicas e outros recursos pode ajudar na alfabetização e letramento, pois torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo para os estudantes, sobretudo os mais jovens.
As atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, permitem que as crianças experimentem diferentes formas de linguagem de maneira descontraída e divertida.
Por outro lado, o uso de recursos variados, como histórias, músicas e vídeos, ajuda a estimular a curiosidade e a imaginação das crianças, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e envolvente para elas.
Respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno
Outro valor indispensável no processo de aplicação da alfabetização e do letramento é o respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno.
O educador deve ter em mente que cada estudante “funciona” de uma forma. Então, enquanto alguns vão aprender rápida e perfeitamente, outros vão apresentar dificuldades e um ritmo de aprendizado mais lento.
De toda forma, é sempre necessário seguir o padrão de ensino proposto, apenas adequando-o à realidade de cada aluno.
Promoção da interação entre os alunos
Promover a interação entre os alunos é o estímulo perfeito para que as crianças compartilhem ideias, experiências e conhecimentos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas importantes para a aprendizagem.
Essa interação também pode ajudar a motivar as crianças e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. Com isso, a alfabetização e o letramento tornam-se apenas consequências do processo.
Passeio pelos diferentes tipos de textos e gêneros literários
A nossa penúltima dica de técnica educacional que pode ser aplicada em turmas que precisam ser alfabetizadas e letradas é o uso de diferentes tipos de textos e gêneros literários durante as aulas.
Essa prática pode ajudar na alfabetização e letramento, pois permite que as crianças tenham contato com diferentes formas de linguagem, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo habilidades de leitura e escrita mais sofisticadas.
Além disso, o uso de diferentes gêneros literários pode estimular a criatividade e a imaginação das crianças, fortalecendo as suas funções cognitivas.
Prática de atividades que estimulam a reflexão
Por fim, queremos encorajar você, educador que atua na educação infantil e fundamental, a estimular a reflexão dos seus alunos, para assim garantir o êxito da alfabetização e do letramento trabalhados.
As atividades que estimulam a reflexão sobre a linguagem e a comunicação permitem que as crianças desenvolvam uma consciência mais crítica sobre a linguagem e a comunicação na sociedade.
Esse fato contribui não apenas para a alfabetização e o letramento, mas também para o desenvolvimento de habilidades mais sofisticadas de leitura, escrita e comunicação.