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Alfabetização e Letramento na educação infantil: entenda esses conceitos e veja como praticá-los

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Adriano Luz

A alfabetização e o letramento são dois conceitos fundamentais no processo de aprendizagem de uma criança. E, apesar de muitas vezes serem utilizados como sinônimos, eles possuem diferenças significativas.

Enquanto a alfabetização se concentra na aprendizagem das letras e na decodificação de palavras, o letramento engloba habilidades mais amplas, como a compreensão de textos e o uso da escrita de forma funcional.

Na educação infantil, é importante que sejam desenvolvidas tanto a alfabetização quanto o letramento, de forma integrada e contextualizada, para que as crianças possam se tornar leitores e escritores competentes e críticos.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes os conceitos de alfabetização e letramento na educação infantil e apresentar algumas práticas pedagógicas que podem ser adotadas para estimular o desenvolvimento dessas habilidades desde cedo.

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Mas, como é feita a alfabetização e o letramento na educação infantil?

Como citamos anteriormente, a alfabetização e o letramento são processos que requerem a aplicação de um conjunto de estratégias e práticas pedagógicas adequadas à faixa etária das crianças.

Mas, de antemão, é necessário frisar que esse processo é cíclico e contínuo, iniciando-se no ensino infantil e tendo a sua conclusão datada apenas para o final do ensino fundamental.

A alfabetização é feita por meio do ensino dos sons e símbolos que formam as palavras, com ênfase nas letras e suas combinações, que por sua vez formam expressões e frases.

Isso envolve atividades como reconhecimento de letras, formação de sílabas e palavras, leitura de textos simples e progressivamente mais complexos, além da escrita e produção de textos.

Já o letramento, é praticado a partir do uso das habilidades de leitura e escrita em situações reais de comunicação e interação social. Ou seja, o letramento é uma espécie de fase posterior à alfabetização.

Isso envolve a compreensão de diferentes tipos de textos e gêneros, a produção de textos com objetivos específicos, além do uso da linguagem de forma crítica e reflexiva.

Por fim, vale dizer que é fundamental que a escola e os professores criem um ambiente acolhedor e estimulante, incentivando o diálogo, a interação e a troca de experiências entre as crianças, para, assim, promover a correta assimilação da alfabetização e do letramento.

Dicas para alfabetização e letramento infantil

Agora que você já sabe o que é e como funcionam a alfabetização e o letramento, confira algumas dicas de como os educadores podem aplicar esses conceitos em sala de aula. Leia os tópicos a seguir!

Fornecimento de material escolar adequado

A nossa primeira dica é um tanto quanto incomum em listas como essa, mas é muito pertinente: para a correta aplicação da alfabetização e letramento, os alunos precisam estar corretamente equipados.

Afinal, sem os recursos básicos os alunos podem acabar se desconcentrando na aula, perdendo o foco nas matérias estudadas.

Nesse sentido, é dever da escola fornecer material didático, fardamento e alimentação aos alunos, sobretudo os mais carentes. Inclusive, esse problema é em partes resolvido com soluções práticas como o kit escola.

Contextualização da leitura e da escrita

Contextualizar a leitura e a escrita permite que as crianças compreendam o significado das palavras e dos textos em situações reais de comunicação, facilitando assim a alfabetização e o letramento.

Além disso, essa contextualização é estimulante, o que permite que as crianças se envolvam ativamente na aprendizagem, relacionando-a ao seu cotidiano e à sua experiência de vida.

Uso de atividades lúdicas e outros recursos

O uso de atividades lúdicas e outros recursos pode ajudar na alfabetização e letramento, pois torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo para os estudantes, sobretudo os mais jovens.

As atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, permitem que as crianças experimentem diferentes formas de linguagem de maneira descontraída e divertida.

Por outro lado, o uso de recursos variados, como histórias, músicas e vídeos, ajuda a estimular a curiosidade e a imaginação das crianças, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e envolvente para elas.

Respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno

Outro valor indispensável no processo de aplicação da alfabetização e do letramento é o respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno.

O educador deve ter em mente que cada estudante “funciona” de uma forma. Então, enquanto alguns vão aprender rápida e perfeitamente, outros vão apresentar dificuldades e um ritmo de aprendizado mais lento.

De toda forma, é sempre necessário seguir o padrão de ensino proposto, apenas adequando-o à realidade de cada aluno.

Promoção da interação entre os alunos

Promover a interação entre os alunos é o estímulo perfeito para que as crianças compartilhem ideias, experiências e conhecimentos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas importantes para a aprendizagem.

Essa interação também pode ajudar a motivar as crianças e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. Com isso, a alfabetização e o letramento tornam-se apenas consequências do processo.

Passeio pelos diferentes tipos de textos e gêneros literários

A nossa penúltima dica de técnica educacional que pode ser aplicada em turmas que precisam ser alfabetizadas e letradas é o uso de diferentes tipos de textos e gêneros literários durante as aulas.

Essa prática pode ajudar na alfabetização e letramento, pois permite que as crianças tenham contato com diferentes formas de linguagem, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo habilidades de leitura e escrita mais sofisticadas.

Além disso, o uso de diferentes gêneros literários pode estimular a criatividade e a imaginação das crianças, fortalecendo as suas funções cognitivas.

Prática de atividades que estimulam a reflexão

Por fim, queremos encorajar você, educador que atua na educação infantil e fundamental, a estimular a reflexão dos seus alunos, para assim garantir o êxito da alfabetização e do letramento trabalhados.

As atividades que estimulam a reflexão sobre a linguagem e a comunicação permitem que as crianças desenvolvam uma consciência mais crítica sobre a linguagem e a comunicação na sociedade.

Esse fato contribui não apenas para a alfabetização e o letramento, mas também para o desenvolvimento de habilidades mais sofisticadas de leitura, escrita e comunicação.


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