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ROAS: o que é? Como calcular? Qual é a função dessa métrica?

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Adriano Luz

ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, que significa Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Como o nome sugere, é uma métrica responsável por mensurar o desempenho de campanhas de publicidade paga.

Entender como calcular o ROAS é essencial para qualquer negócio que trabalhe com anúncios, uma vez que este é um dos principais indicadores de desempenho nesta área.

Logo, é extremamente importante saber averiguar se suas ações de marketing estão sendo lucrativas o suficiente para garantir a rentabilidade de suas operações.

Quer ficar por dentro? Então, continue conosco!

Neste post, explicamos o que é ROAS, qual a fórmula para seu cálculo e como calcular, qual é a sua diferença para o ROI e quanto é um bom ROAS. Boa leitura!

O que é ROAS?

ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, que em português significa Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Trata-se do principal indicador de desempenho utilizado para mensurar o retorno de campanhas pagas.

Em outras palavras, o ROAS é uma métrica utilizada para calcular a receita gerada por ações de marketing, a fim de determinar se estão rendendo o lucro esperado.

ROAS x ROI: qual é a diferença?

Essa é uma dúvida muito comum, contudo, é bem fácil entender. A diferença entre ROAS e ROI está na amplitude do conceito. Ficou confuso? Calma, a gente explica!

O ROI — Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento — é um conceito amplo, que avalia o lucro gerado por qualquer tipo de aquisição ou aplicação realizada pela empresa. Isto é, se estende da contratação de um software de CRM à compra de veículos para transporte e realização de entregas, por exemplo.

Já o ROAS, conforme vimos anteriormente, é uma métrica mais focada, utilizada especificamente para calcular o retorno gerado a partir de campanhas de marketing.

Por que é importante saber como calcular o ROAS?

Considerando que o ROAS é um dos principais indicadores de desempenho para avaliar a efetividade de campanhas pagas, aprender a calculá-lo é essencial para se certificar de que uma ação de marketing realmente gera lucro e quão rentável ela é.

Sem este conhecimento, corremos o risco de direcionar recursos importantes para campanhas que geram pouco resultado — ou até prejuízo. Enquanto isso, bons anúncios podem ser descartados por não sabermos como avaliar sua efetividade.

Como calcular o ROAS?

O cálculo do ROAS é muito simples. Para saber qual é a rentabilidade de uma ação específica, basta dividir o lucro total gerado por um anúncio pelos seus custos. E, multiplicando o resultado por 100, você terá o valor percentual da receita.

A fórmula do ROAS, então, fica da seguinte forma:

ROAS = (lucro obtido com a ação ÷ custo total com anúncios pagos) x 100

Para fins didáticos, preparamos um exemplo de cálculo do ROAS:

Suponhamos que você investiu 5 mil reais em uma campanha de publicidade paga para divulgar um produto. Vamos considerar que as vendas geradas por estes anúncios renderam um lucro total de R$25 mil. Aplicando a fórmula, temos:

ROAS = (25.000 ÷ 5.000) x 100

ROAS = 5 x 100

ROAS = 500%

Após os cálculos, descobrimos que, neste exemplo, o ROAS da sua campanha de anúncios é 5, o que equivale a uma margem de lucro de 500%. Viu como é simples?

Quanto é um bom ROAS?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Mas quanto maior, melhor.

A ideia geral é que um ROAS positivo, ou seja, maior que 1 — neste caso, 100% — indica que a campanha rendeu lucro. Já um ROAS negativo, isto é, abaixo de 100%, significa que o custo com o anúncio foi maior do que o retorno que ele gerou.

Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo prático:

Digamos que investimos R$100 em um anúncio que gerou R$1.000 em vendas. Logo, nosso ROAS é 10, o que é excelente, concorda?

Agora, suponhamos que com os mesmos R$100 só vendemos R$100. Então, nosso ROAS é 1, o que significa que não tivemos prejuízo, mas também não lucramos, ou seja, ficamos no zero a zero.

Isso é um forte indicativo de que precisamos rever a estratégia de marketing em termos de formato, copy, canais utilizados para os anúncios, etc.

Resumidamente, quanto mais alto for um ROAS, melhor. Contudo, como vimos, qualquer valor acima de 1 já representa lucro.

ROAS: um indicador essencial para quem trabalha com anúncios pagos

Diferentemente do ROI, o ROAS é um indicador de desempenho focado exclusivamente em acompanhar a efetividade de campanhas de anúncios.

Criar anúncios que vendem nem sempre é uma tarefa fácil, concorda? Entretanto, ao calcular o ROAS, é possível ter uma noção muito clara do quão lucrativas foram nossas ações de marketing e entender o que funciona e o que não dá resultado.

Sendo assim, essa métrica possibilita saber quais campanhas estão indo bem, e assim, direcionar mais recursos para elas, aumentando ainda mais as vendas e, consequentemente, os lucros.

Do mesmo modo, permite identificar aquelas que não estão performando bem, possibilitando realizar os ajustes necessários, ou até mesmo, descontinuá-las.

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal compartilhá-lo com sua equipe de trabalho? Assim, todos ficarão sabendo o que é ROAS, como calculá-lo e porque essa métrica é tão importante para quem trabalha com anúncios pagos.


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