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Marketing de indicação: como estimular essa estratégia em seu negócios local

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William Mendes

Todos nós temos o costume de indicar aquilo que consideramos bom aos nossos parentes e amigos, não é verdade? Assim sendo, até mesmo os negócios se beneficiam desta prática por meio do marketing de indicação.

A saber, o marketing de referência consiste no estímulo de geração de negócios por meio das indicações dos próprios clientes as pessoas que compõem sua rede de contatos. Uma estratégia eficaz não apenas para grandes empresas, mas também para negócios locais.

Por que o marketing de referência é importante?

O marketing de referência é uma das principais etapas do funil pirata growth, ele serve como um atrativo para que mais pessoas passem a conhecer seu produto/serviço. Isso ocorre por meio de depoimentos sinceros, isto é, não forçado de pessoas que adquiriram o que o seu negócio oferece e gostaram da experiência.

Mas, como implantar o marketing de indicação no meu negócio? Bom, para ter sucesso ao aplicar essa estratégia no negócio é necessário encantar o cliente desde o início de sua jornada de compra. Já que o cliente só será promotor do seu negócio se todas as etapas da jornada de consumo forem positivas.

Para te ajudar a promover o "boca a boca" positivo do seu negócio local, você pode começar aplicando essas 4 dicas na estratégia de marketing de indicação da sua empresa, são eles:

Experiência positiva do usuário;

Criação de gatilhos para o boca a boca positivo;

Oferte o ganha a ganha para as pessoas;

Exclusividade.

Tenha uma experiência do usuário forte

Um dos principais fatores para conquistar promotores voluntários do seu negócio é surpreendê-los com uma experiência forte, ou seja, algo que surpreenda as expectativas do cliente. Por essa razão, é importante que você e sua equipe, não foque apenas na realização de vendas, mas também, em um bom atendimento para fidelizar todo cliente.

Tenha como principal objetivo ajudar o consumidor a conquistar o que deseja e solucionar uma dor. Lembrando que, empresas que prestam atendimento humanizado aos seus clientes tendem a ter um maior índice de fidelização por parte dos consumidores.

Para saber o que o seu cliente achou da jornada de compra, desde a busca até a aquisição do produto, você deve recorrer a recursos de avaliação. Uma vez que por meio desses feedback que o cliente oferece é possível encontrar pontos que podem ser melhorados e assim melhorar todo o percurso da jornada.

Crie gatilhos para o boca a boca

Os gatilhos mentais são ótimos para persuadir o consumidor a tomar determinada atitude e você deve utilizá-los em sua estratégia de marketing de indicação. Para isso, foque sempre no que o seu produto/serviço tem de melhor, oferecendo sempre algo de excelente qualidade.

Junto a isso, utilize gatinhos como demonstrações gratuitas, campanhas de indicação e programas de fidelidade. Tais maneiras estimulam a curiosidade em relação ao seu negócio, também é interessante dar destaque a cases de sucesso de clientes satisfeitos, pois além de passar credibilidade, esse tipo de história é compartilhada facilmente.

Ofereça o ganha a ganha para as pessoas

Outra maneira de promover as indicações por parte dos clientes do seu negócio é oferecendo a eles um "ganha ganha". Como assim? Simples, estimule as indicações por meio de recompensas onde tanto o cliente que faz a indicação, como o indicado podem ser contemplados.

Muitos negócios utilizam essa estratégia. Por exemplo, muitas empresas de provedores de Internet oferecem aos clientes que trouxerem mais um consumidor, um mês de Internet grátis, uma oferta bem atrativa, não é mesmo?

Além da estratégia citada acima, você pode incentivar seus clientes a participar de um programa de indicação da sua empresa por meio do acesso antecipado às novidades em produtos e serviços, um desconto na próxima compra, um brinde, etc.

Veja também: saiba a importância de satisfazer o cliente

Tenha exclusividade

Por fim, além de oferecer um produto de qualidade aos consumidores é importante incentivar os clientes a participar do programa de indicação da sua empresa por meio de benefícios exclusivos, que só os indicadores têm acesso. Um exemplo, são aqueles programas de indicação onde se utiliza níveis de bronze, prata e ouro.

Cada nível conta com benefícios diferenciados. Cuide de sempre comunicar de forma clara os benefícios exclusivos das indicações, assim seus clientes se sentirão motivados a compartilhar suas experiências com outras pessoas.


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