Publicação

Moda e tecnologia a favor da performance e da rotina

foto de
Adriano Luz

A evolução das roupas fitness colaborou para que atletas, amadores e profissionais tivessem melhor desempenho e mais conforto

O esforço, o treino constante e o aprimoramento da técnica são essenciais para que um esportista possa melhorar a sua performance dentro de um esporte. Contudo, já faz algum tempo, outro fator tem influenciado para que os atletas possam ter desempenhos ainda melhores na prática de atividade física: a roupa que eles utilizam.

Assim, a indústria de moda fitness tem se esforçado para produzir roupas femininas e masculinas com tecidos e acessórios que ajudem na melhora da performance. Isso inclui a produção de bermudas, calças, camisetas, jaquetas e até mesmo meias, tudo com um único objetivo: ajudar a ultrapassar barreiras antes inatingíveis.

Tecidos Dry Fit

A busca por dar aquela contribuição para os atletas já acontece há algum tempo. Desde os anos 2000, a indústria mundial da moda procurou explorar tendências e tecnologias que conseguissem cumprir dois pontos principais: melhorar a absorção do suor e ter mais leveza.

Uma das novidades que surgiu nesse período é o tecido Dry Fit, feito especialmente para conciliar essas duas características. Trata-se de um tecido versátil, que pode ser utilizado com bastante frequência antes de lavar e que ainda combina diversas peças. Esse é um tecido perfeito para quem faz musculação, corrida ou outra atividade física, tanto ao ar livre quanto em ambientes como a academia.

Além de utilizarem essa tecnologia, muitas das maiores marcas do mercado ainda se esforçam para eliminar várias costuras da peça. O resultado é que a roupa se torna ainda mais leve, tornando-a mais confortável na hora de praticar exercícios.

Roupas de alta compressão

Outro conjunto de roupas que ganhou destaque nos últimos anos na moda fitness são as de alta compressão. Elas têm o objetivo de ajudar o atleta a diminuir as câimbras, a fadiga e amenizar as lesões musculares. Inclusive, há peças que são feitas para melhorar a recuperação física após a prática de exercícios.

Por causa dessas vantagens, essas roupas geralmente são utilizadas por atletas olímpicos em esportes como natação, ciclismo, triatlo e, em alguns casos, até musculação. Nesse cenário em que o desgaste muscular é mais acentuado, o uso dessas peças é mais indicado e os seus benefícios são mais perceptíveis.

Tecnologia para proteger a saúde

Existe ainda uma série de outras tecnologias aplicadas à moda que ajudam a proteger a saúde das pessoas. Por exemplo, existem tecidos inteligentes antibacterianos, responsáveis por inibir a proliferação de bactérias e fungos que, além de serem um risco para a saúde, ainda causam manchas nas roupas. Também existem tecidos anti-odor, indicados para práticas esportivas na qual a produção de suor é maior do que o normal.

Para quem pratica esportes ao ar livre, é interessante pesquisar por peças feitas com tecidos que oferecem proteção solar, amenizando os efeitos da exposição prolongada. Há até tecidos capazes de reduzir as dores pós-treino, que utilizam raios infravermelhos capazes de melhorar a circulação sanguínea e controlar a temperatura do corpo. Como resultado, a concentração de ácido lático, responsável por causar as dores musculares após as atividades físicas, é reduzida.

Em casos ainda mais específicos que envolvem atletas de alta performance, existem tecnologias mais avançadas que são utilizadas em roupas que contam com sensores muito pequenos. Menores que um fio de cabelo, esse tecido é capaz de monitorar a saúde e os movimentos do atleta, assim como os seus batimentos cardíacos, além de otimizar o seu treino. Os dados coletados são enviados para um aplicativo, pelo qual o atleta pode analisá-los e entender formas de melhorar o seu desempenho.

Comentários