Publicação

Seguro para Celular: Como funciona e quando vale a pena contratar

foto de
William Mendes

Nesse artigo abordaremos tudo sobre o seguro para celular, como funciona e se realmente é vantajoso contratar esse serviço. Confira!

Em um mundo onde os celulares desempenham um papel vital em nossas vidas, conectando-nos ao trabalho, estudos, lazer e até mesmo aos pagamentos diários, a aquisição de um novo aparelho representa um investimento significativo.

Afinal, a funcionalidade e durabilidade do dispositivo ao longo do tempo são cruciais para justificar seu custo. Porém, a questão da segurança não pode ser ignorada.

Diante do crescente número de roubos e furtos de smartphones, surge a pergunta: será que um seguro para celular vale a pena? O Shoptime está aqui para auxiliá-lo nessa decisão crucial.

Estatísticas recentes das Secretarias de Segurança Pública de São Paulo e do Rio de Janeiro revelam uma alarmante estatística: mais de 25 celulares são subtraídos a cada hora, em média, em ambos os estados.

Essa onda de crimes não se restringe apenas às capitais, sendo um problema que assola todo o território nacional.

Como funciona um seguro para celular?

Mas, afinal, como funciona exatamente um seguro para celular? De maneira parecida ao seguro automotivo, um seguro para celular é uma apólice paga para cobrir parcial ou integralmente os custos de reparo ou substituição do aparelho em caso de furto, roubo ou acidentes. Esses planos normalmente possuem uma vigência de 12 meses.

Os valores do seguro variam dependendo do modelo, marca e ano de lançamento do celular, e podem apresentar variações significativas entre diferentes seguradoras. Naturalmente, a proteção de um smartphone topo de linha acarreta um custo mais elevado.

Quando o seguro é acionado, a seguradora geralmente requer documentos como a nota fiscal do aparelho, boletim de ocorrência ou orçamentos de reparo para liberar o valor acordado ou fornecer um novo celular, equivalente ao dispositivo danificado ou roubado.

O prazo para essa resolução varia, geralmente de uma semana a 30 dias, contados a partir da data de notificação à seguradora.

O que cobre o seguro para celular?

As coberturas variam de acordo com a seguradora. Os planos básicos costumam abranger danos físicos, como quebras, quedas e danos causados por causas externas, como tentativas de roubo, incêndio, descargas elétricas, entre outros.

Outros planos mais abrangentes também cobrem subtração ou roubo do celular, incluindo situações de assalto com ameaça de arma e/ou violência, bem como furtos qualificados, desde que haja provas do ocorrido, o que normalmente exige o registro de um boletim de ocorrência.

Adicionalmente, certos seguros estendem a proteção para danos elétricos causados por oscilações de energia, danos ocasionados por líquidos e imersão acidental em água, além de danos físicos resultantes de acidentes de carro, atropelamentos, ou até mesmo tentativas de roubo.

Contudo, algumas apólices oferecem cobertura internacional, protegendo contra os danos especificados mesmo fora do território brasileiro.

Compare preços e coberturas

Contudo, a decisão de adquirir um seguro para celular requer uma avaliação criteriosa. A pesquisa e a comparação de preços e coberturas entre diferentes seguradoras são cruciais antes de firmar qualquer contrato.

Lojas de eletrônicos, operadoras de telefonia e até mesmo bancos oferecem planos de seguro, os quais podem ser adquiridos no momento da compra do aparelho. A prudência aconselha que sejam obtidas várias opções para comparação.

Vale ressaltar a importância de examinar minuciosamente os termos e condições do contrato, uma vez que muitas coberturas de seguro possuem variações e requisitos específicos a serem atendidos.

Além disso, é crucial estar ciente do valor da franquia, que pode ser zero ou envolver um custo no momento do acionamento do seguro.

Entretanto, o período de carência do contrato também deve ser observado, indicando a partir de quando o aparelho estará efetivamente protegido. Algumas apólices têm carência zero, enquanto outras só entram em vigor após 30 dias.

Quando vale a pena fazer um seguro celular?

Especialistas recomendam a contratação de um seguro para seu smartphone, especialmente se ele se encaixa nos seguintes critérios:

É um aparelho de perfil intermediário a avançado ou um com um alto valor;

Foi adquirido recentemente, seja através de pagamento à vista ou parcelado;

Principalmente, se você utiliza transporte público, circula frequentemente a pé em espaços públicos ou possui uma vida social agitada.

Em situações como essas, investir um pouco mais em um seguro pode proporcionar a tranquilidade de saber que, diante de um acidente ou assalto, você estará protegido(a) e poderá recuperar um aparelho idêntico ou receber o valor necessário para adquirir um novo celular, permitindo que sua rotina prossiga sem interrupções onerosas.

Cuidados com o uso do seu celular no cotidiano

Por fim, além do seguro, alguns cuidados cotidianos podem contribuir significativamente para a segurança de seu celular:

Use capinha e película: Esses acessórios ajudam a proteger seu celular contra quedas e arranhões, mantendo-o em bom estado.

Evite deixar o aparelho exposto em locais públicos: Evite situações em que o aparelho possa ser danificado ou subtraído, como em restaurantes ou bares.

Mantenha o celular no bolso: Ao caminhar pela rua, mantenha o celular guardado, minimizando o risco de furtos.

Cuidado em aglomerações: Em eventos com grande concentração de pessoas, utilize recursos como uma doleira para manter o celular próximo e seguro.

Ao equilibrar os riscos e benefícios, um seguro para celular pode ser uma decisão sábia para proteger seu investimento e manter sua vida conectada e produtiva, independentemente dos obstáculos que possam surgir em seu caminho.


Comentários