Publicação

Conheça os códigos de HTTP Error mais comuns

foto de
Adriano Luz

Se você já tentou acessar alguma página web e se deparou com uma janela de HTTP Error, provavelmente se perguntou o que cada um deles significa e quais são suas causas.

Muitas pessoas podem se assustar ao se deparar com as mensagens de Error 400 ou Error 404, por exemplo. Pensando nisso, no post de hoje explicaremos o que são os códigos de HTTP Error e quais são os mais comuns dentre eles.

Para o usuário, conhecer o significado destes erros pode ajudá-lo a saber o motivo ou quanto tempo uma página ficará indisponível. Já para os proprietários de sites ou negócios online, ter este conhecimento é essencial para corrigir possíveis erros que estejam atrapalhando seu desempenho no digital.

O que significa HTTP Error?

Os códigos HTTP error são um indicativo de que há algum tipo de falha da parte do navegador do usuário ou do servidor, o que pode acarretar no não carregamento de um site.

Basicamente, quando você usa seu navegador para visitar um site, ele faz uma solicitação ao servidor responsável por aquele endereço e os códigos HTTP seriam os retornos. Portanto, os códigos HTTP Error, iniciados por 4 ou 5, significa a impossibilidade de concluir a ação, seja em decorrência do navegador ou servidor.

Para o usuário, conhecer o significado destes erros pode ajudá-lo a saber o motivo ou quanto tempo uma página ficará indisponível. Já para os proprietários de sites ou negócios online, ter este conhecimento é essencial para corrigir possíveis erros que estejam atrapalhando seu desempenho no digital.

Códigos HTTP Error mais comuns

Error 400

Error 400 - Bad Request aponta a impossibilidade do servidor de processar a solicitação do cliente devido a sintaxe inválida.

Ele pode ter várias causas, normalmente por parte do navegador, como cookies expirados ou URL inválida. Mas também existem casos onde é resultado de uma falha do servidor.

Error 403

O Erro 403 - Forbidden, diferente do anterior, indica que o servidor conseguiu processar a solicitação, porém não a aceitou. Isso significa que o seu navegador não possui autorização para aquele acesso e, por isso, o pedido é negado.

Error 404

Caso você digite incorretamente uma URL, receberá a notificação de Error 404 - Page Not Found, indicando que aquela página não foi encontrada.

Esta mensagem também aparece em casos de URL alterada ou quando a página que você tentou acessar deixa de existir.

Error 500

Erro 500 - Internal Server Error, está associado a um problema desconhecido do servidor. Ou seja, caso este código apareça para você quando tentar acessar uma página, é provável que ela esteja enfrentando inconsistência em seus códigos.

As causas variam entre instalação recente de plugins, arquivos corrompidos, entre outras.

Error 503

O Error 503 pode preocupar quem faz a manutenção de sites, já que significa que o serviço está temporariamente indisponível.

Pode ser causado por servidores com desempenho insuficiente, bugs em plugins ou temas, ataques cibernéticos, etc. Neste caso, pode ser necessário demandar um tempo maior para uma revisão minuciosa até a descoberta da causa do status Error 503.

Conclusão

Todos os códigos apresentados possuem solução e são os mais comuns, mas vale lembrar que existem muitos outros códigos de comunicação entre servidor e navegador, que você poderá encontrar durante sua jornada na web.

Entretanto, agora que você já conhece os principais HTTP Error, não terá dificuldade em compreender o significado quando um deles aparecer ao tentar acessar uma página futuramente.


Comentários