Publicação

Acesso remoto: tudo sobre a conexão e navegação em outro dispositivo à distância

foto de
Adriano Luz

Tecnologia permite acessar arquivos à distância e até mesmo controlar outra máquina

“A internet eliminou a distância”. Essa é uma frase que foi muito difundida nas últimas décadas, desde que a tecnologia impactou a vida de toda a sociedade e reformulou inúmeros campos. Além de tornar a troca de informações bem mais rápida, o que muitos não sabem é que ela também pode auxiliar a navegar e controlar uma máquina que não esteja fisicamente com você, estando ela no escritório do seu trabalho, em outro estado ou até em outro canto do mundo.

Como isso é possível? Graças ao acesso remoto, tecnologia que permite que um computador Windows com VPN possa ter acesso à outra máquina — ou mesmo ser controlado por um gadget móvel à distância.

O que é?

Basicamente, o acesso remoto é uma tecnologia que permite acessar um servidor privado e, assim, conectar um dispositivo a outro à distância. O grande diferencial é que não é necessário que os dois dispositivos estejam conectados à mesma rede. Esses dispositivos incluem smartphones, computador e tablet e, quando a ligação é feita com segurança de dados em ambas as pontas, é possível aproveitar todos os benefícios dessa conexão.

Quando ela é estabelecida, é possível acessar e-mail e outros arquivos corporativos fora do ambiente de trabalho, utilizando VPN. Outra possibilidade é compartilhar a tela do seu PC para realizar aulas, apresentações ou palestras à distância. O acesso remoto também é bom para a equipe de TI resolver problemas à distância, sendo possível fazer alterações e edições permanentes em softwares específicos — claro, depois de receber a permissão do usuário no dispositivo.

Como ele funciona?

Como essa tecnologia funciona? Como mencionado, o uso mais frequente do acesso remoto é para suporte de softwares, permitindo que o técnico veja e manipule a máquina, fazendo alterações mesmo sem estar diante do computador em si. A partir do uso das ferramentas certas, é possível ter acesso a computadores que utilizem qualquer sistema operacional e esteja em qualquer rede, e o técnico pode estar utilizando outro computador, smartphone ou tablet conectado à internet.

Para fazer essa conexão, o método mais comum é pelo uso de uma Rede Privada Virtual (VPN, na sigla em inglês). A partir dela, é possível estabelecer um “túnel protegido”, que é uma ligação direta feita entre o computador e o servidor de destino. A VPN é uma tecnologia segura que impede o vazamento de dados, garantindo ao usuário segurança e tranquilidade para acessar e-mails, documentos corporativos e outros sistemas que estejam na nuvem sem o temor de ser interceptado.

Por sua vez, a VPN pode ser criada de duas formas: utilizando um protocolo SSL ou softwares. No primeiro caso, usa-se um navegador e um serviço em nuvem, mas que não oferecem o mesmo nível de segurança e velocidade do que os programas próprios para isso. Esse é o segundo caso, que inclusive é o mais comum, com um software utilizando um protocolo IPseg para estabelecer a ligação direta entre os computadores ou entre uma máquina e o servidor, garantindo mais velocidade de conexão e segurança aprimorada.

Como fazer o acesso remoto?

A maneira de se realizar o acesso remoto em notebooks e PCs é diferente de smartphones e tablets. Saiba como realizar em cada um dos casos a seguir.

PC e notebooks

A possibilidade de fazer o acesso remoto é algo nativo em alguns sistemas operacionais. Por exemplo, o Windows 11 conta com a ferramenta “Conexão de Área de Trabalho Remota” nas versões Home e Pro. Já o Mac OS X conta com o Apple Remote Desktop.

Na ausência desses softwares, pode-se fazer o acesso usando navegadores de internet como o Chrome. Existem opções gratuitas, como o SkyFex e o Screenleap, sendo necessário apenas criar uma conta e acessar o serviço em ambas as máquinas para que ele seja habilitado — inclusive com a possibilidade de enviar convite para a máquina que será controlada.

Há também os softwares próprios para VPN, que incluem programas como LogMeIn, TeamViewer (Mac ou Windows) e Real VNC (Mac, Windows ou Linux). Basta instalá-los tanto na máquina que fará o controle (host) quanto na que será controlada (client). A conexão é feita automaticamente após liberar as permissões de ambos os lados.

Smartphones e tablets

Também é possível fazer o acesso remoto utilizando smartphone ou tablet para controlar computadores. Programas como o TeamViewer e LogMeIn têm aplicativos para Android e iOS com todos os recursos para acesso remoto. Basta configurar os gadgets móveis como hosts e o computador como client, de forma a ver tudo o que acontece com a máquina e até mesmo controlá-la, podendo desligá-la à distância, por exemplo.


Comentários