Publicação

Qual a diferença entre um celular gamer e um comum?

foto de
Adriano Luz

Ter um celular com bom custo-benefício e que atenda o essencial ou um celular completamente potente nos quesitos de hardware? Essa questão pega todos os consumidores de surpresa

Com o passar do tempo, o mercado de smartphones parou de focar apenas em fabricar opções que atendessem à demanda de ligações e mensagens de texto. Com o surgimento de jogos online e a possibilidades de atender ao público gamer, celulares que rodam jogos em nuvem chegaram ao mercado, sendo opções viáveis para quem deseja estar com o auge da tecnologia em mãos.

Por isso, uma das discussões mais acaloradas no mundo é sobre a diferença entre celulares comuns e opções gamers. Afinal, o que será que torna esses aparelhos tão diferentes? Qual será a melhor opção para atender ao consumidor? Explorar essas questões trará respostas satisfatórias, que podem ajudar a entender os motivos dessa batalha tecnológica. Assim, saber escolher entre o novo Moto g53 ou outra opção que atenda às necessidades do consumidor será uma tarefa fácil.

A batalha da década: celular gamer x comum

Antigamente, quando existiam os icônicos celulares, como o conhecido popularmente Nokia “tijolão”, era muito mais fácil escolher um aparelho para atender as mais variadas necessidades. Afinal, naquela época a maior preocupação era a durabilidade da bateria e a qualidade das chamadas.

No entanto, os tempos mudaram. Hoje os smartphones têm que fazer malabarismos para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e exigente. Essa evolução tecnológica trouxe para o mercado dois tipos principais de celulares: os comuns e os gamers.

Quanto às diferenças desses modelos, com certeza a maior está na qualidade dos hardwares que residem em cada opção. No caso, as especificações técnicas que determinam o desempenho do aparelho.

Celulares comuns

Os celulares comuns são projetados para tarefas cotidianas. Eles geralmente têm processadores mais modestos, menos memória RAM e placas gráficas de menor potência. Isso não significa que eles não sejam capazes de executar aplicativos e tarefas básicas de forma eficaz, mas eles não têm o desempenho bruto necessário para lidar com jogos e aplicativos de alta demanda.

O foco dos celulares comuns está na eficiência energética e na versatilidade. Eles são excelentes para chamadas telefônicas, envio de mensagens, navegação na web, redes sociais e, em alguns casos, entregam câmeras de alta resolução.

Então, os consumidores que não são apaixonados por jogos e não precisam do poder de fogo de um celular gamer para rodar os mais variados tipos de games conseguirão facilmente ficar felizes com as funcionalidades de um celular comum.

Opções gamers

Diferentemente das opções apresentadas anteriormente, os celulares gamers são construídos com uma quantidade considerável de hardwares robustos e poderosos. Eles são alimentados por processadores de última geração, possuem o necessário de memória RAM para rodar bem os jogos e são equipados com GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) de alto desempenho.

Isso os torna capazes de rodar jogos pesados com gráficos impressionantes, sem os famosos gargalos ou quedas de FPS. Então, mesmo que o consumidor seja apenas um jogador de Freefire, PUBG, Mobile Legends: Bang Bang ou Call of Duty Mobile, as opções de celulares gamers são perfeitos para seus propósitos.

Mas é claro que esses modelos não servem apenas para jogar. Graças ao seu hardware top de linha, os celulares gamers também podem lidar com tarefas diárias de forma suave e eficiente. Isso significa que você pode alternar entre jogos, redes sociais, streaming de vídeo e muito mais sem perder o ritmo.

Agora que já foi especificada as diferenças entre os dois modelos, ficou fácil entender que, para quem busca por desempenho de jogos e tarefas intensas, um celular gamer pode ser a escolha certa. No entanto, para os consumidores que procuram por uma opção mais econômica para tarefas essenciais e valorizam a vida útil de bateria longa, um celular comum pode ser a melhor opção.


Comentários