Publicação

Como produzir masterbatch para poliéster

foto de
Adriano Luz

O masterbatch é um concentrado de pigmentos ou aditivos que é misturado com uma resina termoplástica para dar cor ou propriedades especiais ao produto final. Você pode escolher dentre uma infinidade de gama de cores, existem opções como masterbatch preto, vermelho, amarelo, azul, verde, e por aí vai.

O poliéster é um tipo de plástico que tem diversas aplicações, como em tecidos\, garrafas, embalagens, etc. Para produzir masterbatch para poliéster, é preciso seguir alguns passos:

Escolha o tipo de pigmento ou aditivo adequado para o poliéster

Nem todos os pigmentos ou aditivos são compatíveis com essa resina, pois podem afetar sua estabilidade térmica, sua fluidez, sua resistência mecânica, etc. Alguns exemplos de pigmentos ou aditivos que podem ser usados são: dióxido de titânio, negro de fumo, estabilizantes UV, retardantes de chama, etc.

Escolha o tipo de veículo ou carreador para o masterbatch

O veículo ou carreador é a resina que vai diluir o pigmento ou aditivo e facilitar sua dispersão no poliéster. O veículo ou carreador deve ter uma boa compatibilidade com o poliéster e com o pigmento ou aditivo escolhido. Alguns exemplos de veículos ou carreadores são: poliésteres lineares, copoliésteres, PETG, etc.

Pesquise a proporção ideal entre o pigmento ou aditivo e o veículo ou carreador

 A proporção ideal depende do tipo e da quantidade de pigmento ou aditivo que se quer adicionar ao poliéster, bem como do efeito desejado no produto final. Em geral, a proporção varia entre 10% e 50% de pigmento ou aditivo e entre 50% e 90% de veículo ou carreador.

Misture o pigmento ou aditivo e o veículo ou carreador em um misturador adequado

O misturador deve ser capaz de homogeneizar bem os componentes do masterbatch e evitar a formação de grumos ou aglomerados. Alguns exemplos de misturadores são: misturadores em V, misturadores horizontais, misturadores verticais, etc.

Faça a extrusão do masterbatch em uma extrusora adequada

A extrusora funde completamente a resina e os pigmentos, promovendo uma dispersão uniforme da cor, além disso, a máquina também deve ser capaz de fundir e plastificar bem o masterbatch e dar-lhe a forma desejada. Alguns exemplos de formas são: grânulos, pellets, fios, etc. Por fim, a extrusora também pode adicionar outros aditivos à mistura, se necessário.

Resfrie e corte o masterbatch em uma granuladora adequada

A granuladora deve ser capaz de resfriar e cortar o masterbatch na medida certa para facilitar seu armazenamento e transporte. Alguns exemplos de granuladoras são: granuladoras por água, granuladoras por ar, granuladoras por corte, etc.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como produzir masterbatch para poliéster. Um tipo específico de masterbatch que é muito usado no mercado é o masterbatch preto, que confere uma cor intensa e uniforme ao poliéster. O masterbatch preto pode ser produzido seguindo os mesmos passos descritos acima, mas usando negro de fumo como pigmento e um veículo ou carreador compatível com ele.


Comentários