Publicação

Tecnologia wearable ajuda a praticar exercícios e medir resultados

foto de
William Mendes

Considerada uma tendência no mundo fitness, inovação pode ser aliada para a melhoria do desempenho de atletas.

Além dos conjuntos fitness, os praticantes de atividade física agora podem investir em outros itens para promover mais qualidade aos seus exercícios. Os produtos com tecnologia wearable tomaram conta das academias, estúdios e centros de treinamento por prometerem mais vantagens na análise de resultados dos treinos esportivos.

A novidade chegou a ser citada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), na pesquisa Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023, como a tendência número um do mundo fitness. Nos espaços esportivos, a tecnologia já tem aparecido com frequência em relógios, mas também pode marcar presença em pulseiras, colares, óculos e outros dispositivos.

Segundo estudo conduzido pela ABI Research, até 2026 a previsão é que sejam vendidas 700 milhões de unidades de acessórios wearable. Com isso, a perspectiva é que esse tipo de tecnologia passe a liderar o mercado de acessórios inteligentes.

O sucesso dos produtos wearable se dá pelos atributos oferecidos aos praticantes de atividades físicas. Afinal, usando esses itens é possível monitorar a frequência cardíaca, a oxigenação do sangue, o gasto calórico e, até mesmo, a quantidade de passos dados em um dia.

O que é tecnologia wearable?

A palavra em inglês wearable significa, em tradução livre, “vestíveis” ou “aquilo que pode ser vestido”. Por esse motivo, o conceito ficou conhecido no Brasil como “tecnologia vestível”, afinal, está presente em produtos como relógios, óculos, pulseiras, tênis e roupas. Vale ressaltar que já existem também, modelos implantáveis, ou seja, que podem ser implantados no corpo do usuário.

A principal diferença da tecnologia wearable para os outros aparelhos é que, por estar em contato direto com o corpo, ela consegue coletar dados de atividades desempenhadas pela pessoa e, também, informações do ambiente externo. Sendo assim, é possível obter dados sobre saúde, clima, tempo e localização em um só lugar.

Além disso, os produtos também podem se conectar com outros dispositivos, como smartphones e tablets, para fornecer as informações coletadas de forma mais ampla ao usuário.

Benefícios aos atletas

O setor fitness foi um dos principais beneficiados com a tecnologia wearable, afinal, com esses aparelhos é possível medir os resultados dos praticantes de atividade física e acompanhar dados referentes a sua saúde.

Sejam para os atletas profissionais ou amadores, o monitoramento dos resultados dos exercícios físicos é relevante para a melhora do desempenho. Por esse motivo, o uso da tecnologia tornou-se uma febre entre os praticantes de atividade física.

Por coletar dados sobre a saúde, como batimentos cardíacos, a tecnologia wearable também consegue auxiliar nesse tipo de monitoramento. As informações coletadas ao longo do dia podem facilitar na identificação de anomalias e, até mesmo, de possíveis patologias.

Além disso, por ter informações sobre a localização, os dispositivos também são aliados na segurança do atleta. Com eles é possível, por exemplo, rastrear os praticantes de trekking e montanhismo, em casos emergenciais.


Comentários