Publicação

Técnico por Competência: o que é, como funciona e como obter

foto de
Mídias Sociais


O que é a certificação técnica por competência?

A certificação técnica por competência é um processo de avaliação que reconhece as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo ao longo de sua vida, seja por meio da educação formal, da educação informal ou da experiência profissional.

A certificação técnica por competência é um modelo de certificação que tem como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais flexível e acessível, permitindo que os indivíduos obtenham reconhecimento por suas competências, independentemente da forma como as adquiriram.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) estabelece que as instituições de ensino profissional e tecnológico podem oferecer cursos de formação técnica e tecnológica por competências.

Como funciona a certificação técnica por competência?

O processo de certificação técnica por competência é dividido em duas etapas:

  • Etapa de avaliação: Nesta etapa, o indivíduo é avaliado por uma equipe de avaliadores, que verificam se ele possui as competências necessárias para o desempenho da função ou ocupação pretendida.
  • Etapa de certificação: Nesta etapa, o indivíduo recebe o certificado, caso seja aprovado na avaliação.

A avaliação das competências pode ser realizada por meio de diversas metodologias, como:

  • Avaliação de portfólio: O indivíduo apresenta um portfólio de evidências de suas competências, como trabalhos, projetos, certificados, etc.
  • Avaliação prática: O indivíduo realiza uma atividade prática, que demonstra sua capacidade de aplicar as competências.

Requisitos para a certificação técnica por competência

Os requisitos para a certificação técnica por competência variam de acordo com a instituição que realiza a certificação. No entanto, geralmente, os requisitos incluem:

  • Idade mínima: 18 anos
  • Ensino fundamental completo
  • Experiência profissional na área pretendida (opcional)

Além desses requisitos, a instituição de certificação pode exigir que o indivíduo realize um curso de formação ou qualificação na área pretendida.

A instituição de certificação deve divulgar os requisitos para a certificação de forma clara e transparente.

Como obter a certificação técnica por competência

Para obter a certificação técnica por competência, o indivíduo deve seguir os seguintes passos:

  1. Encontrar uma instituição de certificação: Existem diversas instituições que oferecem certificação técnica por competência no Brasil.
  2. Selecionar a área de certificação: O indivíduo deve selecionar a área de certificação que deseja obter.
  3. Realizar a inscrição: O indivíduo deve realizar a inscrição no processo de certificação.
  4. Participar da avaliação: O indivíduo deve participar da avaliação das competências.
  5. Receber o certificado: Caso seja aprovado na avaliação, o indivíduo receberá o certificado.

O processo de inscrição geralmente é realizado online ou presencialmente. A avaliação das competências pode ser realizada na sede da instituição de certificação ou em um local conveniado.

Após a aprovação na avaliação, o indivíduo recebe o certificado em um prazo determinado pela instituição de certificação.

Vantagens da certificação técnica por competência

As vantagens da certificação técnica por competência incluem:

  • Flexibilidade: O processo de certificação técnica por competência é mais flexível do que o processo de certificação tradicional, pois permite que os indivíduos obtenham reconhecimento por suas competências, independentemente da forma como as adquiriram.
  • Acessibilidade: O processo de certificação técnica por competência é mais acessível do que o processo de certificação tradicional, pois não exige que o indivíduo tenha um diploma de nível

O processo de certificação técnica por competência é mais acessível do que o processo de certificação tradicional, pois não exige que o indivíduo tenha um diploma de nível superior.

Isso significa que indivíduos que não fizeram o ensino médio tradicional também podem obter uma certificação técnica por competência, desde que comprovem que possuem as competências necessárias para o desempenho da função ou ocupação pretendida e o ensino médio concluído através de supletivo rápido ou Encceja.

A acessibilidade da certificação técnica por competência é um importante fator de inclusão social, pois permite que indivíduos de diferentes backgrounds educacionais tenham acesso a oportunidades de emprego e qualificação profissional.

A certificação técnica por competência também é mais acessível do ponto de vista financeiro, pois os custos do processo de certificação geralmente são mais baixos do que os custos de um curso de formação ou qualificação tradicional.

Isso torna a certificação técnica por competência uma opção mais viável para indivíduos que possuem orçamento limitado.

A acessibilidade da certificação técnica por competência é um importante fator de democratização da educação, pois permite que indivíduos de diferentes backgrounds socioeconômicos tenham acesso a oportunidades de qualificação profissional.

Conclusão

A certificação técnica por competência é um modelo de certificação que oferece diversas vantagens, como flexibilidade, acessibilidade e reconhecimento.

É uma opção importante para indivíduos que buscam qualificação profissional, reconhecimento e novas oportunidades.

O IBETP é uma instituição de referência na certificação técnica por competência no Brasil. Oferece uma ampla variedade de cursos de certificação em diversas áreas, como eletrotécnica, mecânica, informática, administração e saúde.

O IBETP é uma opção confiável e acessível para quem busca obter uma certificação técnica por competência.

Comentários