O que é Android?


Android

Desenvolvido pela Google, o Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux. Com uma interface de usuário fundamentada na manipulação direta, o sistema é projetado essencialmente para dispositivos móveis com touchscreen (tela sensível ao toque) como smartphones e tablets. Também é utilizado em consoles de videogames, computadores, câmeras digitais e outros eletrônicos. Há ainda versões específicas para relógio de pulso (Android Wear), TV (Android TV) e automóveis (Android Auto).

Origem do Android


Fundada em outubro de 2003, em Palo Alto, California, a Android Inc. foi desenvolvida, segundo os seus fundadores, para tornar “dispositivos móveis mais inteligentes e mais cientes das preferências e da localização do seu dono”. Os primeiros propósitos eram de desenvolver um SO avançado para câmeras digitais, no entanto o mercado destes dispositivos não era rentável o suficiente. Logo os esforços foram desviados para o crescente mercado dos smartphones. Não demorou para o desenvolvimento do software chamar a atenção da Google, que, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc. A partir de então, o sistema passou a ser desenvolvido para dispositivos móveis tendo como base o Kernel Linux e comercializado com a promessa de prover um sistema atualizável e flexível. A multinacional americana também firmou parcerias com fabricantes de software, hardware e operadoras de telefonia móvel, ratificando que estaria aberta a recíprocas cooperações.

O compromisso de dispor um sistema flexível foi posto em prática, sendo esta uma das principais vantagens do Android em relação aos demais SO. O fato de ser baseado no código Linux (licença aberta) possibilita que vários desenvolvedores contribuam, criem soluções e façam suas próprias alterações criando ROMs, kernels, MODs, entre outras inúmeras coisas. Outra vantagem é o fato de o sistema ter sido adotado por uma significativa quantidade de fabricantes (Sony, Motorola, Samsung, etc), tornando a sua presença no mercado ainda mais interessante em termos de hardware. Sem falar que a variedade de dispositivos é fator dominante na popularidade e consequentemente em uma maior rentabilização para quem desenvolve na plataforma.