Business Intelligence (BI) – também conhecido em português como Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial – é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para facilitar o processo de transformação de dados brutos em dados qualitativos. Esses oferecem o suporte necessário para um eficiente gerenciamento de negócios. O termo designa o método de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que auxilia empresas na tomada de decisões estratégicas.

As tecnologias de BI são eficientes e capazes de suportar uma enorme quantidade de informações desestruturadas para ajudar a visualizar, desenvolver e criar oportunidades de estratégia de negócios. Um dos principais objetivos do BI é possibilitar uma maior facilidade na interpretação do enorme volume de dados. Identificando oportunidades e implementando estratégias efetivas baseada nos dados, o Bussines Intelligence também pode favorecer negócios dando-lhes vantagens competitivas no mercado e maior estabilidade a longo prazo.

  

Origem do Business Intelligence


O Business Intelligence que conhecemos atualmente surgiu na década de 1970, quando os primeiros produtos de BI foram distribuídos para os analistas de negócio. Dos problemas iniciais, a exigência exaustiva e intensa de programação, a não disponibilização de informação em tempo hábil nem de maneira flexível e o alto custo de implantação eram as principais desvantagens do método. Com o advento dos bancos de dados relacionais, dos computadores pessoais e das interfaces gráficas (Windows, Mac e Linux), associados ao crescente aumento da complexidade dos negócios, surgiram produtos realmente voltados aos analistas de negócios, que viabilizavam uma maior flexibilidade e rapidez na análise.

Principais vantagens


Dentre as vantagens do BI, os principais destaques são:

  1. Identificar novas oportunidades de crescimento;

  2. Descobrir problemas que não eram de conhecimento dos gestores.

Outra vantagem está no fato de o aumento do nível de conhecimento enriquecer diretamente as discussões de negócio. À medida em que os dados se acumulam, os procedimentos administrativos se aprimoram, levando os negócios a uma melhoria significativa quanto a resultados.

Atualmente, as ferramentas de BI são essenciais em qualquer empresa. Existe a necessidade de um sistema de suporte à decisão relevante e eficaz, que tenha condições de controlar uma unidade de negócio de forma constante para praticamente todas as áreas ou níveis da empresa. Alguns empresários ainda conservam certos receios de que o recurso possa evidenciar omissões ou até mesmo que substitua pessoas, mas o Business Intelligence atua apenas no auxílio à tomadas de decisões, otimizando tempo, garantindo informações mais precisas e rápidas, tornando o trabalho do gestor mais efetivo.

Mais sobre Business Intelligence (BI)