O que é Cloud Computing? (Computação em Nuvem)


A expressão Cloud Computing é mais uma dentre inúmeras terminologias que surgiram na área de tecnologia da informação para dar nome a uma tendência ou inovação. Significa Computação em Nuvem, e pode ser entendido como serviços de tecnologia que são disponibilizados através de conexões de rede / internet, sem a necessidade que os usuários deste serviço mantenham sua infraestrutura. Melhor: os usuários, no caso da computação em nuvem, na maioria das vezes desconhece a infraestrutura que está por traz do serviço. 


A Cloud Computing está associada à utilização de uma arquitetura em nuvem para disponibilização de um serviço de TI. Permite que usuários acessem, de forma eficiente e ágil, um conjunto virtual de recursos que são mantidos pelo provedor do serviço. Os usuários não têm que se preocupar com a instalação, configuração e atualização de softwares, adequação do espaço físico e de recursos humanos, além de outros gastos como com licenças de softwares.

Exemplos de Serviços baseados em computação em nuvem:
  • Serviços de armazenamento de arquivos na web, tais como: Dropbox, Google Drive ou Microsoft OnDrive.
  • Sistemas empresariais que são contratados e pagos por uso (pay per use). 
  • Um software de desenvolvimento de websites, contratado por uma pessoa ou empresa através da internet. 
A nuvem é como um grande conjunto de recursos virtualizados de fácil utilização e e acessibilidade (como plataformas de hardware, desenvolvimento e / ou serviços). Esses recursos podem ser dinamicamente reconfigurados para se ajustarem a uma carga variável (escala), permitindo também uma melhor utilização dos recursos. Este conjunto de recursos é tipicamente explorado por um modelo pay-per-use (pagar para usar) em que as garantias são oferecidas pelo Provedor de Infraestrutura por meios de níveis de serviços personalizados." - Association of Computing Machinery
"A Computação em Nuvem é um modelo que possibilita acesso, de modo conveniente e sob demanda, a um conjunto de recursos computacionais configuráveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente adquiridos e liberados com mínimo esforço de configuração ou interação com o provedor de serviços." - National Institute of Standards & Technology

Origem da Computação em Nuvem


O nome Cloud Computing foi inspirado no símbolo da nuvem que é muitas vezes utilizado para representar a Internet. A definição mais próxima para a Cloud Computing é representada como um tipo de computação escalável através de diversos recursos   de TI que entregam como um serviço, sob demanda, para os clientes externos que usam a Internet.

Evolução


Muitos autores consideram a computação em nuvem, como um estágio na evolução da Internet, pois, além de fornecer os meios através da infraestrutura, da tecnologia, aplicações e de processos, podem entregar ao usuário o que ele precisar, em forma de serviço. Esta evolução impacta na forma como as empresas entregam serviços de TI para seus clientes.

Cloud Computing em Diversas Perspectivas


O conceito de Cloud Computing pode assumir diversas definições sob perspectivas igualmente distintas: desde as mais estratégicas até as mais operacionais. Dito de outra forma, o conceito de serviços em nuvem pode ser abordado como uma decisão estratégica da empresa, como uma uma arquitetura, ou contratação de um serviço particular por um indivíduo. 

Características dos Serviços em Nuvem


  • Escalabilidade e Elasticidade
  • Self-Service Sob Demanda
  • Faturamento e Medição Por Uso
  • Amplo Acesso à Rede
  • Pooling de Recursos

Para saber mais, sobre as características, acesse: Guia Completo de Computação em Nuvem para Iniciantes 

Tipos de Nuvem


Nuvem Privada
No modelo de implantação de nuvem privada, ou particular, a infraestrutura de nuvem é utilizada exclusivamente para uma organização, sendo esta nuvem local ou remota e administrada pela própria empresa ou por terceiros.

Neste modelo de implantação são empregados políticas de acesso aos serviços. As técnicas utilizadas para prover tais características podem ser em nível de gerenciamento de redes, configurações dos provedores de serviços e a utilização de tecnologias de autenticação e autorização.

Nuvem Pública
No modelo de implantação de nuvem pública, a infraestrutura de nuvens é disponibilizada para o público em geral, sendo acessada por qualquer usuário que conheça a localização do serviço.

Neste modelo de implantação não podem ser aplicadas restrições de acesso quanto ao gerenciamento de redes, e menos ainda, utilizar técnicas para autenticação e autorização.

Nuvem Comunitária

No modelo de implantação de nuvem de comunidade ocorre o compartilhamento por diversas empresas de uma nuvem, sendo esta suportada por uma comunidade específica que partilha interesses, tais como a missão, os requisitos de segurança, política e considerações sobre flexibilidade.

Este tipo de modelo de implantação pode existir localmente ou remotamente e geralmente é administrado por alguma empresa da comunidade ou por terceiros.

Nuvem Híbrida

No modelo de implantação de nuvem híbrida, existe uma composição de duas ou mais nuvens, que podem ser privadas, comunidade ou pública e que permanecem como entidades únicas, ligadas por uma tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicações.

Mais Sobre Cloud Computing (Computação em Nuvem)